ANPAC exige respeito, após “humilhação” no Cascais Racing Weekend
A ANPAC lançou um comunicado onde lança criticas vincadas à organização do Cascais Racing Weekend, cuja organização esteve a cargo da ACDME, com a Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI)a ser a competição de cartaz do fim de semana.
A ANPAC realizou, em conjunto com a P21 Motorsport (entidade responsável pela PSCI), o derradeiro fim de semana de competição para os campeonatos nacionais de clássicos, mas ficou deveras insatisfeita com o tratamento recebido.
Segundo a ANPAC, “o evento, marcado por graves falhas de segurança e falta de profissionalismo, resultou numa experiência vergonhosa e humilhante para os pilotos, equipas e associados da ANPAC que competem sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. O fim de semana representou o estragar de uma época inteira de tanto esforço, e a ANPAC sente-se enganada pelo tratamento recebido, exigindo respeito por parte de todos os parceiros envolvidos. O sentimento generalizado entre as equipas é de total frustração e isolamento. As provas, que são Campeonatos de Portugal e não troféus, foram tratadas como apêndices de segundo plano, demonstrando um total desrespeito pelos nossos associados e pilotos”.

O comunicado lançado recentemente fala em “gestão operacional e logística catastrófica, com a prioridade focada unicamente em garantir o recorde de concentração de viaturas da competição, que connosco partilhou o espaço”. Note-se que um dos pontos altos do fim de semana era a concentração de viaturas Porsche no Estoril.
Segundo a ANPAC, “cerca de 90% do espaço do Autódromo do Estoril foi alocado ao outro evento, sacrificando o espaço de paddock e boxes dedicado aos nossos campeonatos, apesar do elevado número de automóveis em competição.
Foi percetível, para quem seguiu as corridas da ANPAC através do live streaming, que as duas últimas provas foram realizadas com o manto da escuridão e muito perto do horário máximo previsto para corridas no Estoril. Apesar de esta situação ser, em parte, resultante de um acidente, a principal razão para ela, advém do atraso no programa de sábado, com acrescento ao programa de domingo, ao qual somos alheios, mas havia outros ‘interesses a cumprir'”.

Assim, considerando “vergonhosa a atitude da organização, que falhou redondamente em todos os aspetos, desde o controlo de acessos à coordenação em pista”, a ANPAC apela à FPAK para “tomar uma posição firme e imediata”. Salientando a “falta de respeito” sentida no fim de semana, os responsáveis da ANPAC prometem “tudo fazer para que tal não se volte a repetir, uma vez que a nossa prioridade são os pilotos.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







CBaptista
25 Novembro, 2025 at 23:19
Tive oportunidade de ouvir durante todo o dia as comunicações internas da (des)organização e só posso concordar com o que é referido sobre a coordenação em pista. Na minha modesta opinião, caótica.
Por outro lado, não sei a que se deveu o atraso no programa, mas que isso teve influência nos resultados das 2 últimas corridas, acredito que sim, principalmente na última, disputada quase integralmente atrás do SC. Se a culpa foi do acidente que danificou os rails… Não, nas corridas é normal haver acidentes e tem de se contar com isso e estar preparado para isso. E tal não se verificou.
Saudades da antiga ACDME.