CPVT: Pedro Salvador, o novo rei dos TCR em Portugal

Por a 19 Setembro 2018 11:20

O último fim de semana de competição nos nacionais de velocidade deu-nos a confirmação da tendência que se instalou no TCR Portugal. Pedro Salvador trazia uma vantagem confortável para o terceiro Racing Weekend de Braga e fez questão de aumentar essa diferença,  fechando assim as contas do título.

A história é fácil de contar. Pedro Salvador, depois de andar pela montanha, onde voltou a ser bem sucedido, regressou às pistas em 2018, um regresso que se saudou, até pela falta de carros e pilotos que se previa. A ideia do piloto e chefe de equipa era fazer dupla com outro piloto, mas tal não aconteceu e Salvador teve de fazer a época sozinho (não se sabe ao certo quem seria o segundo homem da Speedy, mas convém relembrar que Hugo Araújo testou com o carro da equipa meses antes do início da competição, não se sabendo de mais nenhum outro teste feito com o carro da Speedy por parte de outro piloto).

A época começou em Braga, ao contrário do que estava previsto e com um calendário revisto, passando de cinco para quatro provas, o que agradou um pouco mais a pilotos e equipas, no que a custos diz respeito. Armando Parente, também ele de regresso, esteve em grande e venceu a primeira prova, mesmo com os habituais problemas de afinação do Golf da Novadriver em Braga. Foi a primeira e última vez que vimos alguém que não Salvador no degrau mais alto do pódio.  O piloto da Speedy afirmou na altura que havia um trabalho de adaptação a fazer e que o estilo de condução adoptado não era o ideal para a maquinaria em questão. Salvador começou bem cedo a juntar as peças do puzzle e na segunda corrida venceu, coroando assim da melhor forma o regresso à competição em circuitos.

A partir daí só deu Salvador. O piloto foi o grande dominador em Vila Real, uma pista onde tradicionalmente vence. Conseguiu as duas poles, venceu as duas corridas e conseguiu também as voltas mais rápidas em ambas as corridas.  Barba unhas e cabelo, como se diz na gíria. A vantagem conquistada era importante, mais ainda num campeonato com tão poucas jornadas.

Mas Salvador não encarou Braga em “modo gestão” e voltou a repetir a dose de Vila Real com um domínio completo das operações: duas poles, duas vitórias e duas voltas mais rápidas. O modus operandi foi o mesmo: Largar bem, cavar cedo o fosso para os adversários e gerir a partir daí. O #22 sagrou-se assim virtual campeão e basta ir apenas a Portimão marcar presença para carimbar o que já está definido, tratando-se apenas de uma formalidade.

A história contada assim pode parece fácil e sem graça, mas na verdade, Salvador enfrentou concorrência de muito valor. Rafael Lobato e Francisco Abreu estrearam em solo nacional o 308 TCR e talvez tenham pago pela juventude do carro. A qualidade e talento da dupla está acima de qualquer suspeita, mas num projecto deste género a experiência que ainda se está a conquistar faz falta contra estruturas experimentadas e oleadas como a Speedy.

Também Francisco Carvalho voltou às pistas, num regresso que fez sorrir muitos fãs do desporto motorizado. O piloto tinha a qualidade e a experiência necessária para levar a luta do campeonato até ao fim, mas as mudanças no calendário comprometeram as aspirações do piloto. Pistas sinuosas como Braga e Vila Real não beneficiam as características do Audi, que esperava por pistas como Estoril e Portimão para mostrar outros argumentos. Mas a anulação das duas rondas do Estoril complicaram as contas à Veloso Motorsport e ao seu piloto, indo para Portimão já sem chances de tentar algo mais. Ainda assim Carvalho e a Veloso  mostraram capacidade e competência, como habitualmente.

A Novadriver apresentou Armando Parente, um piloto que dispensa apresentações e que venceu a primeira do ano. José Cautela era o colega de equipa que infelizmente apenas fez as duas primeiras rondas. Uma dupla sem experiência nos TCR teria sempre mais dificuldade em chegar aos melhores lugares e a dupla passagem por Braga, um traçado onde o Golf teima em não colaborar também não era o cenário ideal para a equipa, que no ano passado esteve na luta pelo título e venceu o troféu ibérico.

A juntar a este lote tínhamos Manuel Gião, um piloto cujo talento e experiência são por demais conhecidos, mas que não teve o carro a altura da sua capacidade. O Cee´d da CRM demora a mostrar o potencial que já evidenciou e continuar com problemas de fiabilidade, sendo que apenas no último fim de semana mostrou evoluções a esse nível, embora sem ritmo para os homens da frente. Também Gustavo Moura com um Audi RS3 LMS  fez as duas primeiras rondas do ano, faltando a Braga.

Não faltaram nomes com talento e qualidade para fazer frente a Pedro Salvador. Mas um piloto experiente na sua estrutura que já conhece o carro de cima a baixo ajuda muito num desporto onde qualquer pormenor pode fazer a diferença. Salvador foi o melhor de 2018 e por isso o justo campeão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPVT
últimas Autosport
cnv
últimas Automais
cnv
Ativar notificações? Sim Não, obrigado