ALMS: Cetilar Racing vence, Algarve Pro Racing em destaque

Por a 13 Dezembro 2025 11:54

A Cetilar Racing regressou às competições LMP2 com uma vitória na corrida de abertura da Asian Le Mans Series, disputada em Sepang, apesar de ter cumprido uma penalização de cinco segundos num evento marcado por múltiplas intervenções do safety car e condições meteorológicas instáveis.

O Oreca 07 Gibson n.º 47, partilhado por Roberto Lacorte, Charlie Milesi e Antonio Fuoco, venceu a prova de quatro horas com uma vantagem de 2,730 segundos sobre o Oreca n.º 25 da Algarve Pro Racing. A corrida foi condicionada por quatro períodos de safety car e por um curto episódio de chuva, que influenciou estratégias e posições ao longo do pelotão.

No final, gerou-se confusão quanto ao vencedor, uma vez que o carro n.º 25, conduzido por Tom Dillmann, Enzo Trulli e Michael Jensen, chegou a ser anunciado como vencedor, com Dillmann a dirigir-se inclusivamente ao local reservado aos vencedores no parque fechado. A situação resultou de um erro da direção de corrida na aplicação de uma penalização de cinco segundos ao carro da Cetilar Racing por infração em regime de full course yellow. A equipa cumpriu a penalização na última paragem, mas o erro foi inicialmente reaplicado no final da prova, sendo posteriormente corrigido.

Antonio Fuoco liderou após o último recomeço, a 42 minutos do fim, e conseguiu construir a margem necessária para assegurar a vitória. Atrás, Malthe Jakobsen perdeu posições devido a uma paragem antecipada, permitindo a Dillmann terminar em terceiro no Oreca n.º 4 da CrowdStrike Racing by APR. A Nielsen Racing foi quarta, seguida do United Autosports n.º 5.

A corrida ficou ainda marcada por vários incidentes, incluindo despistes, contactos entre carros GT e LMP3 e estratégias falhadas em pista molhada a secar, que penalizaram equipas como a Inter Europol Competition e a United Autosports n.º 6.

Na classe LMP3, a vitória decidiu-se na última volta, com o Ligier n.º 13 da Inter Europol a triunfar por apenas 0,218 segundos. Henry Cubides Olarte resistiu à forte pressão final de Callum Voisin, garantindo o triunfo após uma recuperação tardia do carro da High Class Racing.

Na categoria GT, a Manthey conquistou uma vitória estratégica com o Porsche 911 GT3 R n.º 10, beneficiando de uma paragem antecipada após o último recomeço. Loek Hartog ultrapassou Fabian Schiller na última curva da última volta, assegurando o triunfo por 1,072 segundos sobre o Mercedes-AMG da GetSpeed, num final altamente disputado.

Para Bernardo Sousa, a primeira aventura no mundo dos protótipos no ALMS terminou com um 15º posto e muitas lições aprendidas.

Resultados AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado