24 Horas de Le Mans podem ‘valer’ menos no WEC

Por a 27 Novembro 2017 16:34

A mítica prova francesa de endurance tem, para além do peso histórico, uma importância tremenda no campeonato do mundial de endurance. Com o dobro de pontos atribuídos, Le Mans é um dos pontos fulcrais na batalha pelo titulo final. Um mau resultado significa estar praticamente fora da luta.

Os homens da Toyota já sofreram isso na pele várias vezes e este ano Buemi, Davidson e Nakajima não conseguiram sagrar-se campeões do mundo mesmo tendo conseguido 5 vitórias em 10 provas. O mau desempenho em Le Mans voltou a custar caro.

Para o futuro, os responsáveis pelo campeonato estão a ponderar diminuir os pontos atribuídos na prova francesa, passando para 1.50x mais. Isso pretende que um dissabor, ou uma prova menos conseguida, não seja tão penalizadora, dando ainda assim o realce que a prova merece.

Davidson concorda com esta ideia: “sempre me queixei deste facto. Nem é pela atribuição de 50 pontos a quem vence, mas é pelos pontos que se perdem se, por acaso, temos uma desistência, algo que é mais provável acontecer nesta prova do que em qualquer outra. Penso que é uma decisão que chega tarde e que poderia ainda ter trazido benefícios este ano.”

Buemi é também da mesma opinião apontando o número de concorrentes como o principal factor penalizador nos pontos a dobrar: “Quando existiam 6 carros, não era tão significativo, mas agora com 4 é muito penalizador. Se vences Le Mans e te limitas a acabar as corridas, mesmo que não tenhas um bom ritmo, acabas sempre em 3º, pois a equipa pode dar ordens para os colegas deixarem passar, como a Porsche fez este ano. É muito complicado pois no melhor dos cenários apenas se consegue recuperar 10 pontos por prova.”

Já Pascal Vasselon usa uma postura neutra, mas não se esqueceu de referir que foi em Le Mans que a equipa perdeu os dois últimos campeonatos.

O que parece certo é que existe vontade de mudar um cenário que beneficia em demasia quem vence Le Mans, no campeonato. Dos últimos 5 vencedores do campeonato, 4 venceram a prova francesa. Vencer Le Mans é o sonho de todos os pilotos de endurance, mas dar-lhe demasiado peso é estar a esquecer um pouco a verdade desportiva., num campeonato com 10 rondas. Com uma grelha mais composta o problema nem se colocava, mas nos moldes atuais é sensato fazer alterações a esse nível.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
6 anos atrás

A Autohebdo há cerca de uma semana, deu como dado adquirido que Le Mans veria o seu coeficiente reduzido de 2 para 1.5, e as 12 horas de Sebring passariam a ter o coeficiente de 1.25.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado