12h Bathurst: Mount Panorma nunca desilude

Por a 4 Fevereiro 2019 11:58

Assistimos novamente a mais uma grande edição das 12h de Bathurst. Os deuses das corridas parecem ter abençoado aquele traçado e é raro termos uma corrida pouco emocionante ali. Este ano foi novamente um excelente exemplo.

O fim de semana parecia que iria sorrir aos Mercedes e aos Audi tendo em conta o andamento que mostraram, mas na qualificação, foi o talento Jake Dennis a dar pela última vez uma pole ao Aston Martin V12 Vantagem GT3, na sua última prova oficial. Uma irregularidade ( relacionada com a homologação do carro) retirou o Aston da pole, que sobrou para Mercedes AMG GT3 #999.

As primeiras horas de prova tiveram dois Mercedes na liderança, mas o jogo de equipa, as estratégias e os incidentes foram mudando o curso da prova e outros nomes surgiram. O BMW #42 liderou grande parte da prova mas não teve argumentos no fim. O destaque tem de ir para o stint final avassalador de Matt Campbell, que pegou no Porsche 911 GT3 R com um conjunto de pneus novos e só parou na liderança. Campbell deu nas vistas com algumas ultrapassagens fenomenais, ao Mercedes #999 que apesar de dois Drive Through, estava na luta pelo pódio, ao BMW #42 e ao Aston #62. Foram os momentos altos da prova.

Uma vitória fantástica e a primeira da marca alemã em Bathurst. Foi também uma estreia em grande da EBR, Earl Bamber Racing. O #912 não só venceu, como colocou na tabela um novo recorde de distância percorrida na prova, com 312 voltas, mais de 1930 km. Foi também a corrida que teve o maior período de bandeiras verdes, com quatro horas de corrida ininterrupta.

Foi assim um pódio algo inesperado, com uma equipa estreante a vencer num carro que não tinha tido sucesso naquela pista até então. Em segundo lugar ficou uma máquina claramente em fim de vida, mas ainda com alma suficiente. A fechar o top 3, a máquina que era uma das favoritas e que apesar das duas penalizações ainda conseguiu chegar aos primeiros lugares.

Do outro lado da balança tivemos um dia para esquecer para a Audi e a Bentley. A Audi teve problemas com os #2 e #22, com um incidente a tirar de prova o último. O #2 perdeu todas as hipóteses de lutar pela vitória por problema na direcção. Os Bentley mostraram outra vez que tinham andamento para a vitória, mas mais uma vez Mount Panorama não lhes sorriu, numa história de amor ódio que já tem alguns anos. Andy Soucek não esteve feliz e ficou parado por duas vezes na saída das boxes por ter confundido o botão do limitador de velocidade, com o botão que serve para desligar o carro. Se na primeira vez o erro não custou caro, na segunda vez não se pode dizer o mesmo.

Os Nissan ainda surgiram nos lugares da frente mas também enfrentaram problemas técnicos e penalizações que os remeteram para luares secundários.

Os BMW tiveram o pássaro na mão. Se o #34 encostou logo nas primeiras voltas devido a um problema na bomba de óleo, o #42 foi um dos destaques, liderando a prova. Acabou apenas em quinto, atrás do Mercedes #888, com um trio de estrelas locais ( C.Lowndes/J.Whincup/ S.van Gisbergen ) que apesar de vários problemas na sua máquina, conseguiram um bom resultado.

O melhor Ferrari foi mesmo o #51 de Paul Dalla Lana, Mathias Lauda e Pedro Lamy. Depois da desilusão em Daytona, o trio veio “afogar as mágoas” a Bathurst. O início do fim de semana não foi bom com um grave acidente a colocar dúvidas na participação do carro. Não só participou como venceu na categoria Pro-Am, numa excelente prova a todos os níveis. Foi preciso um pouco de sorte e uma pedra furar o radiador do Mercedes #175 que estavam a dar muita luta ao #51. Mas no final pudemos sorrir, quer pelo resultado, quer pela qualidade da corrida.

No International GT Challenge temos a Mercedes na frente (33 pontos) seguidos da Porsche (25) e da Bentley (16). BMW, Nissan, Ferrari e Audi são as equipas que se seguem.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado