Rally Raid Portugal: Henk Lategan lidera após Etapa 1

Por a 24 Setembro 2025 18:34

A primeira Etapa do Rally Raid Portugal ofereceu espetáculo e mudanças na liderança, com os portugueses João Ferreira / Filipe Palmeiro (TOYOTA HILUX EVO) a assumirem grande protagonismo perante o “seu” público em Grândola. No final, a vitória sorriu à dupla Henk Lategan / Brett Cummings (TOYOTA HILUX EVO), que segurou o ataque final de Nasser Al-Attiyah / Fabian Lurquin (DACIA SANDRIDER) nos derradeiros quilómetros, após excelente recuperação. O piloto da Dacia receberia uma penalização de 2 minutos (por ficar abaixo do tempo mínimo de 2 minutos numa “transfer zone”) que o fez cair na classificação final (terminou o dia na quinta posição). Quem aproveitou foi Lucas Moraes / Armand Monleon (TOYOTA HILUX EVO). Terminaram o dia na segunda posição, à frente de João Ferreira, que fechou o top 3 à geral e, por conseguinte, nos Ultimate. Saood Variawa / François Cazalet (TOYOTA HILUX EVO) foram os quartos mais rápidos do dia.

João Ferreira ao ataque

Logo no início, na SS1, Ferreira aplicou um ritmo forte. Ao km 25 estava apenas a 2 segundos de Al-Attiyah e passou para a frente ao km 49, abrindo 22 segundos sobre o tricampeão mundial. A Toyota colocou três carros no topo aos 49 km, com Seth Quintero e Henk Lategan a intercalarem-se entre Ferreira e Al Attiyah, relegando a Dacia do catari para quarto. Pelo caminho, nomes como Carlos Sainz e Sébastien Loeb ficavam já a mais de um minuto do líder português.

O duelo endureceu no km 75, quando Quintero assumiu a dianteira, um sinal positivo de pouca dura, pois não precisou de muito mais tempo para ficar parado, com problemas mecânicos, perdendo mais de 17 minutos. Ferreira voltou a comandar, mas não por muito tempo: ao km 123, foi ultrapassado por Lategan, que começava a ditar o ritmo.

Na segunda metade da especial, o sul-africano consolidou a liderança, chegando ao km 163 com mais de um minuto de vantagem sobre Ferreira. Atrás, Moraes, Variawa e Eryk Goczal / Szymon Gospodarczyk (TOYOTA HILUX EVO) estavam por perto, denotando-se o domínio dos Toyota, com Al Attiyah em perseguição, a quase três minutos. Sainz e Loeb perdiam tempo precioso, afastando-se das contas da frente.

Já na reta final, Al Attiyah mostrou-se e entre os km 231 e 265 recuperou mais de um minuto e escalou até ao segundo lugar provisório, deixando Lucas Moraes e João Ferreira para trás.

Henk Lategan chegou ao fim da SS1, apenas 1m48s à frente de Al Attiyah, autor de mais uma recuperação espetacular. Lucas Moraes terminou em terceiro, a sete segundos do catari, enquanto João Ferreira fechou em quarto, a apenas nove segundos do pódio, numa exibição que deixou claro o seu valor diante dos melhores do mundo.

Mas faltava ainda a SS2, que percorreria o mesmo traçado do prólogo do dia anterior. Lategan confirmou o título de mais rápido do dia e terminou Etapa 1 do Rally Raid Portugal 2025 com o tempo de 2:30.21, à frente de Lucas Moraes (2:32.12) e João Ferreira (2:32.13), com a disputa pelo segundo lugar a ficar decidida por apenas um segundo.

Resultados AQUI

Challenger – Mattias Ekström levou a melhor

A luta entre Gonçalo Guerreiro / Bruno Jacomy (TAURUS EVO MAX) e Mattias Ekström / Emil Bergkvist (CAN-AM XRS) foi o prato principal do dia. Nos primeiros quilómetros, a competição foi intensa, com Guerreiro, Ekström e Pim Klaassen / Mark Laan (TAURUS T3 MAX).

Ao longo da etapa, os líderes alternaram posições: Ekström comandava ao km 49, mas Guerreiro retomou a liderança ao km 75 por apenas 2 segundos, com Charles Munster / Jose Sebastian Cesena (TAURUS T3 MAX) a fecharem o top 3 a 33 segundos. Outro destaque foi Miguel Barbosa / João Rato (TAURUS T3 MAX), que passaram ao km 75 em quarto lugar, cerca de um minuto do pódio. Infelizmente, pouco depois, Barbosa ficou parado no troço, com problemas técnicos que o impediram de chegar ao fim.

À medida que a prova avançava, Munster começou a aproximar-se de Ekström, assumindo o segundo lugar ao km 123, pressionando Guerreiro. O jovem português manteve-se na frente até ao km 265, mas já bem perto do fim da SS1 perdeu a liderança, caindo para terceiro, com Ekström na liderança e Munster em segundo. Foi essa ordem do top 3 que se manteve no final da SS2 e final de Etapa 1. Ekström, com o tempo de 2:37.23 superou Munster (2:37.53) com Guerreiro a fechar o top 3 (2:38.30).

SSV – Luís Portela Morais em destaque

Numa categoria dominada por duplas portuguesas, Luís Portela Morais / David Megre (POLARIS RZR PRO R) foram os mais rápidos do dia.

Ao km 25, Luis Cidade / Valter Cardoso (BRP CAN-AM MAVERICK R)) registaram o melhor tempo, por centésimos de segundo à frente de Luís Portela, enquanto os líderes do campeonato, Alexandre Pinto / Bernardo Oliveira (POLARIS RZR PRO R), apareciam 2 segundos atrás.

Ao km 75, Luis Portela assumiu a liderança da categoria, com 52 segundos de vantagem sobre Luis Cidade e 1′08″ sobre Alexandre Pinto, formando um pódio totalmente português. Este top 3 manteve-se inaterado até o km 163, quando João Dias / Rui Pita (POLARIS RZR PRO R) subiram ao terceiro lugar, despromovendo Alexandre Pinto. Este último tinha ainda uma cartada na manga e, nos últimos quilómetros, saltou do quarto para o segundo posto, onde terminou a SS2, atrás de Portela Morais e à frente de Dias e Cidade. Este quarteto da frente não se alterou nos último quilómetros da Etapa 1. Assim, Portela Morais lidera com o tempo de 2:42.00, seguido de Alexandre Pinto (2:43.30), com João Dias a fechar o top 3 (2:43.49).

Para amanhã, a etapa 2 segue de Grândola para Badajoz, com 429km contra o relógio.

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