/todooterreno/ettiene-lavigne-volta-lancar-tema-do-dakar-do-pacifico/
Ettiene Lavigne volta a lançar tema do ‘Dakar do Pacífico’ | AutoSport

Ettiene Lavigne volta a lançar tema do ‘Dakar do Pacífico’

Por a 8 Janeiro 2017 12:27

Ettiene Lavigne, diretor do Dakar recuperou um tema de que já fala pelo menos desde o ano passado, o ‘Dakar do Pacífico’. Não havendo dúvidas que a prova vai permanecer na América do Sul por mais alguns anos, pelo menos, mas como é normal começa logo a falar-se da edição, ou edições seguintes e nesse contexto Lavigne revelou ainda sonhar com um Dakar que atravesse a Argentina, Chile, Perú, Equador e a Colômbia, a que chamaria ‘Dakar Pacífico’: “O meu sonho é organizar, um dia, uma prova que atravesse o continente de Norte a Sul. Temo-lo pronto no papel, mas a ideia passa por sair do Chile ou de Buenos Aires e subir até Cartagena, na Colômbia. Seria algo único, pois o Dakar não é somente um evento desportivo, mas sim também um evento social e cultural em cada país por onde passa. Não se trata duma questão de ter muitos países, mas sim poder fazer uma história diferente a cada ano, com coisas novas para descobrir, e com novos países” disse Lavigne, que desta forma deixa um recado aos potenciais interessados. Como é habitual nestas situações, os franceses passam a mensagem que querem passar por aqui ou por ali, mas depois há toda uma logística e questões financeiras que são necessárias resolver: “Estamos abertos a todas as propostas de países que queiram receber a corrida. Há futuro para o Dakar neste continente, tanto no Perú como no Chile, mas também noutros países”, assegurou.

Há muito que se falam de possíveis países para a prova e para alá das óbvias Argentina, Bolívia e Paraguai, que foi este ano uma tábua de salvação, mas ainda o Chile, Equador, Brasil e Colômbia, como futuras possibilidades. Como se pode calcular, é impossível que o Dakar ‘vá a todos’ e para já o que parece a hipótese mais verosímil é o que Lavigne denomina ‘Dakar do Pacífico’. Depois de vários anos na Argentina a prova passa bem sem o país das Pampas e diz-se que o Chile e o Peru se arrependeram de terem ficado de fora da edição passada e que, para o compensarem, pode estar a ser negociada uma prova com início em Santiago do Chile, deslocando-se para norte, passando pelo Peru, Equador e com final em Cartagena, na Colômbia. Caso se confirme, teríamos o regresso a um Dakar com muita areia, já que o deserto do Atacama pode regressar, as grandes dunas do Perú também, e há ainda a complicada Cordilheira dos Andes, com possíveis especiais em altitude. Resta esperar pelas decisões da ASO.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter