Dakar: Fernando Alonso surpreende responsáveis da Toyota

Por a 5 Novembro 2019 17:00

Fernnado Alonso continua a sua preparação para o Dakar mas, para já, os responsáveis da Toyota estão agradavelmente surpreendidos com o espanhol.

Alonso irá disputar nos próximos dias o Ula Neom Rally do campeonato saudita de rally raid, para se ambientar aos terrenos que irá encontrar na prova de janeiro.

Glyn Hall, chefe da Toyota Gazoo Racing South Africa, afirmou que o plano feito para Alonso está a correr melhor que o previsto e que a adaptação do bi-campeão de F1 está a ser melhor que o esperado:

“O plano está a correr melhor do que esperávamos, mas não existe um manual que ensine como orientar os pilotos de uma disciplina para outra completamente diferente”, disse Hall. “Não tínhamos experiência além da que tivemos com o Giniel [de Villiers], que foi quatro vezes campeão de carros de turismo [na África do Sul] e terminou em quinto no seu primeiro Dakar [em 2003, com a Nissan], então sabemos que é possível.”

“Fernando chegou com zero de experiência testamos em todos os diferentes tipos de terreno que podemos encontrar. Além disso, limitamos o treino a um máximo de quatro dias de cada vez, porque mais pode ser exagerado. A diferença é incrível, ele ficou impressionado com a resistência dos carros. Quando guiava com Giniel, ele não conseguia acreditar no pouco respeito que tinha pelo carro. Ele ensinou-lhe muitas coisas na Namíbia e ele aprendeu muito. “

“O melhor é que, após o primeiro evento [o Lichtenburg 400], onde capotou, o que faz parte desta disciplina, a sua motivação permaneceu muito alta”. Para mim, o maior problema é que o Fernando não tem medo. Ele é muito corajoso, a sua velocidade não é problema, mas isso acrescenta outro elemento de risco para nós. Nos 60 km do prólogo, ele teve a velocidade necessária para vencer, então a velocidade não é problema. É a experiência e o conhecimento de como avaliar o ritmo em que deve percorrer o dia todo”.

Hall defendeu também a escolha de Marc Coma como navegador de Alonso:

“Pedir a Marc para se juntar ao Alonso foi a escolha perfeita, porque ambos podem crescer juntos no carro”, disse Hall. “Como Marc tem muita experiência, ele sabe tudo, sente o terreno, principalmente nas dunas. A combinação é óptima, mas quanto ao ritmo dentro do carro na corrida, Marc aprende ao mesmo tempo que Fernando e esse é talvez o nosso maior desafio no momento. É claro que havia outras opções, como Jean-Paul Cottret (ex-co-piloto de Stephane Peterhansel), mas acho que a ligação espanhola dentro da cabine é muito forte. A capacidade de Marc de ler o terreno é uma característica que Jean-Paul pode não ter, porque Stephane fazia isso. Acho que o equilíbrio é melhor com o que temos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado