Dakar, Etapa 9: Eryk Goczal estreia-se a vencer, reviravolta na classificação, com Nani Roma na liderança
Na primeira metade da etapa maratona, a etapa 9 do Dakar 2026, uma estreia nas vitórias em etapas. Eryk Goczal / Szymon Gospodarczyk (Toyota Hilux) foram os mais rápidos nos 410km da etapa entre Wadi ad-Dawasir e o bivouac refúgio, onde as tripulações pernoitarão, sem qualquer tipo de assistência. A etapa foi movimentada e provocou várias mudanças na classificação geral, especialmente no topo.
Nasser Al-Attiyah / Fabian Lurquin (Dacia Sandrider/The Dacia Sandriders) começaram o dia no primeiro lugar, mas caíram para o terceiro posto. O líder é agora Nani Roma / Alex Haro (Ford Raptor/Ford Racing), seguido de muito perto por Carlos Sainz / Lucas Cruz (Ford Raptor/Ford Racing), com a Ford a destacar-se nesta fase da prova. Henk Lategan / Brett Cummings (Toyota Hilux Gr/Gazoo Racing W2RC) é agora quarto e Mattias Ekström / Emil Bergkvistb (Ford Raptor/Ford Racing) caiu do segundo para o quinto lugar, mostrando a exigência e as mudanças drásticas que esta etapa motivou. Para João Ferreira, foi um péssimo, no que prometia ser uma excelente tirada.
🚀 Stage 9 got off to a flying start#Dakar2026 pic.twitter.com/vPnH6A1qSh
— DAKAR RALLY (@dakar) January 13, 2026
O filme da etapa
Perante a primeira parte da etapa-maratona do Dakar 2026, o pelotão dos Ultimate viveu um dia movimentado. Entre Wadi ad-Dawasir e o isolado “bivouac refuge” no meio do deserto, sem assistência das equipas e com apenas uma tenda, colchão, saco‑cama e rações militares à espera no fim do dia, a 9.ª etapa combinou pistas rápidas, zonas com pedras traiçoeiras e navegação exigente, servindo de teste completo à resistência mecânica e à lucidez dos pilotos antes da reta final do rali.
Saood Variawa, o jovem sul-africano que se tinha destacado ao vencer a especial anterior, partiu à frente dos carros, mas cedo ficou claro que o ritmo do dia viria de trás. Logo aos 41 km, o cronómetro mostrava margens curtas: Sébastien Loeb tinha a melhor marca provisória, mas com apenas três segundos de vantagem sobre Guillaume De Mevius / Mathieu Baumel (Mini Jcw Rally 3.01/X-Raid Mini Jcw) e quatro sobre Mattias Ekström, enquanto Mitch Guthrie / Kellon Walch (Ford Raptor/Ford Racing), Lucas Moraes / Dennis Zenz (Dacia Sandrider) e Joao Ferreira / Filipe Palmeiro (Toyota Hilux Imt Evo) aproveitavam as posições de partida mais atrasadas para se projetarem para o topo da tabela ocupando o top 4. A certa altura, havia quatro carros em apenas um segundo, numa demonstração da ferocidade do ritmo logo na abertura da especial, com os principais candidatos a estudarem-se mutuamente e a forçarem o andamento desde o início.
Power. Speed. Emotion. Passion for racing. 🚗🏍🔥#Dakar2026 #DakarInSaudi pic.twitter.com/qzqGwePPyd
— DAKAR RALLY (@dakar) January 13, 2026
Entre eles, João Ferreira foi uma das figuras da fase inicial. O português, que tinha saído de posições intermédias, esteve desde cedo “no filme” da etapa, igualando os tempos de Moraes instalando-se provisoriamente entre os primeiros logo no primeiro ponto intermédio. Até cerca dos 80 km, manteve-se em zona de pódio virtual, a confirmar, mais uma vez, que tem andamento puro para discutir especiais com a elite da categoria Ultimate. Com o evoluir da etapa, porém, começou a perder alguns segundos nas secções mais técnicas, enquanto à frente Lucas Moraes assumia o comando dos parciais, primeiro com uma margem mínima sobre Ferreira e depois a consolidar ligeiramente a vantagem, sempre com Guy Botterill / Oriol Mena (Toyota Hilux Imt Evo/Toyota Gazoo Racing SA) e Mitch Guthrie por perto.
Henk Lategan pushing hard on the dunes 🚀 #Dakar2026 #DakarInSaudi pic.twitter.com/jPlXAGqGXt
— DAKAR RALLY (@dakar) January 13, 2026
As contas da geral complicavam-se, com Ekström a pressionar Nasser Al‑Attiyah. Ao mesmo tempo, Henk Lategan, que tinha arrancado forte e apanhado Variawa em pista, viu a sua jornada ruir quando um problema de direção assistida o obrigou a uma paragem mais demorada no ponto de assistência, perdendo mais de 14 minutos e caindo a pique na classificação. O próprio Guthrie teve de lidar com uma fuga de óleo no Ford Raptor, enquanto Loeb via uma possível recuperação comprometida por uma paragem prolongada depois dos 250 km com problema na direção assistida.
Se a mecânica baralhou as contas a meio do dia, a navegação tratou de virar o tabuleiro na segunda metade. Com a especial a entrar numa fase de mudanças de direção sucessivas e zonas menos definidas, Ekström começou a perder tempo, e Al‑Attiyah, também sentiu dificuldades de rumo na zona dos 280 km. Foi aí que Carlos Sainz e Nani Roma surgiram em força na classificação virtual: aproveitando os erros dos adversários diretos, o espanhol saltou para a liderança provisória do Dakar, com Roma a poucos segundos. Nas contas da etapa, depois da liderança de Moraes, foi a vez de Eryk Goczal passar para a frente no km 309, seguido de Michal Goczal / Diego Ortega (Toyota Hilux), com Toby Price / Armand Monleon (Toyota Hilux Gr) a subir ao top 3 pouco depois, numa ordem que se manteve até ao fim da etapa.
João Ferreira absolutely going for it! ✊ @TGRSouthAfrica #Dakar2026 #DakarInSaudi pic.twitter.com/Vhcb1aPA8M
— DAKAR RALLY (@dakar) January 13, 2026
No desenlace da etapa, a festa acabou por falar polaco. Eryk Goczał, que tinha arrancado apenas na 38.ª posição da estrada, assinou uma recuperação notável ao longo do dia e garantiu a sua primeira vitória em especiais na categoria Ultimate, aos 21 anos, completando uma exibição de maturidade que contrastou com a juventude do seu bilhete de identidade. O triunfo foi ainda mais simbólico por assegurar uma dobradinha familiar, com o tio Michal a terminar em segundo, dando corpo ao sonho antigo do clã Goczał de colocar o apelido nos lugares cimeiros do Dakar e confirmando o peso crescente da família no pelotão de topo dos carros. Toby Price, por seu lado, garantiu o primeiro pódio em etapas desde que saltou das motos para os Ultimate, segurando o terceiro lugar por escassos 22 segundos face a Brian Baragwanath / Leonard Cremer (Century Cr7), numa chegada em que cada segundo contou.
Certified drift master 😎💨#Dakar2026 #DakarInSaudi pic.twitter.com/TuiZ654SIP
— DAKAR RALLY (@dakar) January 13, 2026
Assim, Nani Roma agarrou a liderança do Dakar, com 57 segundos de vantagem para Carlos Sainz. Al-Attiyah caiu para o terceiro lugar, mas está apenas a 1min10seg. da liderança. Lategan está um pouco mais longe, a 6min13seg. e Ekström está a 11min19seg. Loeb está em sexto, seguido de Price (que deu um salto na classificação), Moraes, Mathieu Serradori / Loïc Minaudier (Century Cr7) e Cristina Gutierrez / Pablo Moreno (Dacia Sandrider) a fechar o top 10.
Fragments of the desert ✨#Dakar2026 #DakarInSaudi pic.twitter.com/EI7yR4ZmGy
— DAKAR RALLY (@dakar) January 13, 2026
Para João Ferreira, a história da etapa acabou por ter um desfecho amargo, em contraste com o brilho que mostrara no arranque. Depois de ter perdido algum tempo nas zonas intermédias, mas ainda assim a manter um ritmo competitivo e capaz de lhe garantir um resultado sólido, o português viu o seu dia colapsar depois dos 337 km, quando bateu numa pedra e ficou imobilizado em pista. O português ainda não chegou ao final da etapa e a hemorragia de tempo é severa. Esse episódio, numa jornada de maratona sem o conforto da assistência da equipa, sublinhou o quão implacável pode ser o Dakar: num piscar de olhos, um dia que parecia encaminhado para reforçar estatuto e confiança converteu-se em luta pura pela sobrevivência e por minimizar prejuízos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






