Dakar, Etapa 3: Alexandre Pinto de regresso à liderança do Mundial SSV
Alexandre Pinto regressou à liderança do World Rally-Raid Championship na categoria SSV, ainda que em igualdade pontual com outros dois pilotos, após a terceira etapa do Dakar Rally, prova inaugural da temporada 2026 do W2RC.
O piloto português somou um ponto graças ao quinto lugar entre os concorrentes do Campeonato do Mundo que estão a disputar o Dakar, resultado alcançado na etapa com partida e chegada em AlUla. A especial incluiu 421 quilómetros cronometrados, num percurso particularmente exigente ao nível da navegação.
Aos comandos do Polaris RZR Pro, inscrito pelo Old Friends Rally Team, Alexandre Pinto enfrentou o desafio com Bernardo Oliveira, também campeão do mundo. A dupla optou por um ritmo controlado, em linha com a estratégia definida pela equipa, tendo em conta a proximidade da etapa maratona, que se estende pelos dois dias seguintes.
A abordagem prudente permitiu ultrapassar um dia tecnicamente complexo sem incidentes de relevo, mantendo o piloto português bem colocado na luta pelo campeonato e reforçando a consistência como elemento-chave nesta fase inicial da temporada.
“Hoje foi novamente uma etapa longa e dificil. Era preciso fazer uma boa gestão do carro. Furámos um pneu, o que nos atrasou um pouco. Fomos conservadores nas zonas mais empedradas, o que nos fez perder algum tempo para os pilotos que atacaram mais, mas optámos por uma toada mais cautelosa. Amanhã disputa-se a etapa maratona. São dois dias sem assistência e um dia a dormir no deserto. Estamos a preparar tudo nesse sentido. Estamos no Top 5 à geral, o que é positivo para nós”, explicou Alexandre Pinto
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






