Dakar, Etapa 10 – Challenger: Spierings vence, mas Seaidan aproximou-se do líder Navarro

Por a 14 Janeiro 2026 13:57

A 10.ª etapa da categoria Challenger reservou uma reviravolta inesperada nos quilómetros finais. Yasir Seaidan / Xavier Flick (Mmp Can Am) rodaram praticamente toda a especial na frente, construindo uma vantagem que parecia garantir a primeira vitória saudita do Dakar 2026, apenas para ser ultrapassado por Paul Spierings / Jan Pieter Van Der Stelt (Taurus Evo Max) nos últimos momentos. O neerlandês conquistou a sua terceira vitória da edição com 2m50s de vantagem sobre o saudita, enquanto Kevin Benavides / Lisandro Sisterna  (Taurus T3 Max) completaram o pódio a 3m22s. Foi um desfecho amargo para Seaidan, que viu escapar não apenas uma vitória pessoal, mas a chance de uma história de sucesso doméstico.

O inicio da etapa deu-nos Benavides na frente, com Spierings e Seaidan no top 3. Seaidan tratou de se instalar na frente mas Spierings nunca deixou escapar o adversário, enquanto que no top 3, Dania Akeel / Sébastien Delaunay (Taurus T3 Max) e Nicolás Cavigliasso / Valentina Pertegarini (Taurus Evo Max) também se mostraram. Mas os protagonistas estavam definidos e nos últimos quilómetros, Spierings operou uma grande recuperação e venceu a etapa.

Na frente da classificação geral,Pau Navarro / Jan Rosa (Taurus T3 Max) foi apenas oitavo e além de perder 26 minutos, foi penalizado com mais 12, por um atraso. A vantagem do catalão sobre Seaidan reduziu-se drasticamente e se ontem era de pouco menos de 40 minutos, é agora de apenas 18.

A etapa 10 foi, acima de tudo, um lembrete de que no Dakar nada está decidido até à meta. Seaidan esteve tão perto de um triunfo que parecia certo, apenas para descobrir que o ritmo inabalável de Spierings nos quilómetros finais era mais decisivo do que a segurança mantida durante a maior parte da especial. Mas não foi uma má operação para Seaidan. O tempo que ganhou a Navarro coloca-o novamente na luta pela vitória.

Nas contas lusas, Pedro Goncalves / Hugo Magalhaes  (Taurus T3 Max) foram 11º nesta etapa, seguidos de Rui Carneiro / Fausto Mota  (Mmp T3 Rally Raid).

Tempos AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado