GP do Azerbaijão F1: As possíveis estratégias para a corrida
A corrida de Baku pode ter uma componente estratégica mais forte do que as anteriores. A escolha de pneus da Pirelli foi pensada para aumentar a variabilidade das filosofias usadas pelos pilotos, apesar de, em teoria tal não se verificar.
A decisão da Pirelli de trazer compostos mais macios, combinada com condições mais frias e pneus 2025 mais duráveis, moldou um cenário estratégico para a corrida. No papel, a abordagem mais rápida continua a ser uma única paragem (médio e duros) exigindo uma paragem entre as voltas 16 e 22. Uma alternativa, começando com pneus duros e mudando para médios entre as 29 a 35, oferece um resultado semelhante, embora a McLaren tenha uma pequena vantagem por ser a única entre as dez primeiras colocadas na largada com um conjunto novo de pneus médios disponível.

Esperava-se que o composto C6, o mais macio, fosse ignorado, assim como o C5 do ano passado, mas o seu desempenho nos treinos — especialmente em condições mais frias — significa que ele não pode ser descartado. Para aqueles dispostos a arriscar, uma estratégia que começa com macios, mudando para os duros pode funcionar se o primeiro stint da corrida chegar à volta 10.
As estratégias com duas paragens, embora menos atraentes do que o previsto antes do fim de semana, continuam a ser uma opção viável nas circunstâncias certas. Especialmente se os pilotos se encontrarem presos no tráfego ou se os Safety Cars intervirem, o que num citadino tem sempre uma elevada probabilidade de acontecer (57% em Baku) como se viu, aliás, ontem na qualificação. A estratégia médios-duros-duros, com paragens previstas entre as voltas 10-16 e 28-34, oferece o caminho mais claro para duas paragens.
A probabilidade de chuva mantém-se nos 20% e pode trazer um elemento extra nesta complexa equação.

Em suma, embora as simulações apontem para uma abordagem conservadora de uma paragem, a variedade de abordagens viáveis e o risco sempre presente de interrupções significam que a estratégia ainda pode desempenhar um papel decisivo.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






