F1: Mercedes em pé de guerra

Por a 28 Novembro 2016 10:24

A tentativa de Lewis Hamilton criar condições para poder chegar ao título mundial deixou os responsáveis da Mercedes completamente em pé de guerra e a sua atitude pode voltar-se contra si. O tricampeão do Mundo de F1 desafiou as ordens que lhe vinham do muro das boxes, e, na frente da corrida, reduziu o ritmo de modo a que os pilotos atrás de Nico Rosberg, que era segundo classificado, se pudessem aproximar dele e dessa forma passá-lo, o que Hamilton precisava para ainda poder aspirar a ser Campeão. Paddy Lowe e Toto Wolff já mostraram o seu desagrado com a situação, que era pouco menos que inevitável, pois a Mercedes não pode ser ingénua ao ponto de achar que o inglês não iria explorar ao máximo as suas hipóteses de ser Campeão.

Mas final o que aconteceu?

Nico Rosberg partiu para esta corrida com 12 pontos de avanço, e para Lewis Hamilton chegar ao título, precisava de dois carros entre o seu lugar de líder, que conseguiu e Rosberg, que não poderia ficar no pódio. Por isso, Hamilton, que não tinha controlo sobre o que Rosberg pudesse fazer, foi mantendo o mais possível o pelotão da frente junto, pois com carros perto de Rosberg, as possibilidades deste ser passado existiam sempre, e se durante a corrida a margem de Rosberg para os seus perseguidores variou bastante, já mais para o final, Hamilton reduziu declaradamente o andamento e permitiu a Vettel e Verstappen chegarem aos ‘escapes’ do Meercedes Nº6.

E foi aqui que os responsáveis da Mercedes instruíram Hamilton a aumentar o ritmo, pois o que ele estava a fazer era criar condições para a Mercedes, eventualmente, perder a corrida. Isto era o ponto de vista de Toto Wolff e Paddy Lowe, mas Hamilton teve sempre tudo debaixo de controlo, e isso só deixaria de estar caso Vettel passasse Rosberg, pois aí o triunfo da Mercedes ficava mesmo em xeque, pois com o DRS, não era muito difícil Vettel passar também Hamilton. Só que a corrida chegou ao fim. Vettel revelou no final que nem sequer conseguiu passar Rosberg porque este também aproveitava bem o ‘reboque’ de Hamilton e abria o DRS.

Agora, os homens da Mercedes estão “pior que estragados” com Hamilton, já se fala em castigo exemplar ou mesmo despedi-lo, mas agora resta perceber o que vai acontecer. O que sucedeu acaba por ser natural, ainda mais quando se está a lutar por um título mundial. A equipa está a tentar fazer perceber que está acima do piloto, mas este ‘desafiou’ a própria equipa. O que vai acontecer ainda não sabemos, mas admite-se que vai haver confusão…

O que Hamilton conseguiu com o que fez foi dar muita emoção às voltas finais pois a qualquer momento as coisas poderiam ter mudado. Tentou utilizar as poucas armas que ainda tinha. Se recuarmos no tempo, no passado, já vimos muitos pilotos utilizarem armas bem piores para levarem água ao seu moinho, por exemplo Michael Schumacher em 1994 na Austrália, o mesmo alemão, três anos depois tentou fazer algo semelhante a Jacques Villeneuve, mas dessa feita não teve sucesso. Há dias publicámos aqui um artigo em que mostrámos todas as confusões que já existiram entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton CLIQUE AQUI  algumas bem piores do que Hamilton fez agora.

Nico Rosberg foi Campeão merecidamente, Lewis Hamilton fez tudo o que podia para o evitar, sem exagerar, e agora vem a Mercedes querer sobrepor-se a tudo o resto? Certo, são os ‘donos’, mas julgo que talvez fosse mais prudente para eles que deixassem as luzes da ribalta para Nico Rosberg e nada fazerem agora para direcionar as atenções para outro lado que não a festa do título do alemão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
34 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

A Mercedes parece estar mais empenhada em castigar ou condicionar Hamilton, que em comemorar o campeonato ganho por Rosberg… Hamilton que perdeu o “seu” campeonato e logo deveria estar mais chateado com a Mercedes que a Mercedes com ele… Devido a todas as falhas que aconteceram que o impediram de ganhar o título. Hamilton cumpriu o seu objectivo de equipa: ganhar o título de construtores. Não atirou para fora deliberadamente o seu companheiro de equipa para ganhar o campeonato e agora vem a Mercedes toda ofendida porque este lutou até ao fim com as armas que tinha. Já veremos como… Ler mais »

lemans1969
lemans1969
7 anos atrás

“A equipa está a tentar fazer perceber que está acima do piloto”. Longe vão os tempos em que a F1 era o Campeonato do Mundo de CONDUTORES. A vitória da equipa/marca/construtor,ficava em segundo plano. De há vários anos a esta parte, parece querer dar-se mais importância à vitória das marcas – talvez porque elas investem somas brutais no desenvolvimento dos carros – mas então mude-se o nome do campeonato para Campeonato do Mundo de MARCAS como já aconteceu no passado mas… nos Sport-Protótipos onde aí sim, eram as marcas que ganhavam os títulos e nem sequer havia uma classificação para… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  lemans1969
7 anos atrás

Vitórias da equipa ficam sempre em primeiro plano quando há dobradinhas na classificação e desde que a qualidade do carro têm mais peso no performance que as “unhas” do piloto. Em 2011 e 2013 quem ganhou foi a Red Bull, não o Vettel. Em 2009 foi o Button que ganhou? Foi a Brawn com o seu super carro no inicio do campeonato. O Schumacher sem o Ferrari não ganhava 5 seguidas. O que não falta é exemplos!

lemans1969
lemans1969
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Aí é que está o busílis da questão! Desde que a qualidade do carro tem mais peso do que as “unhas” do piloto. Mas como referi anteriormente e reafirmo, longe vão os tempos em que a F1 era o Campeonato do Mundo de CONDUTORES e acrescento, mas isso era quando não haviam grandes construtores metidos na F1 já que a Ferrari nunca foi um grande construtor. Os pequenos construtores como a Lotus, BRM, Ferrari, Brabham, Mc’Laren, Surtees e tantos outros, estavam nas corridas porque gostavam de corridas. Estava no seu ADN. Quase todos eles foram pilotos de F1 que depois… Ler mais »

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Apenas posso reforçar o que já achava do hamilton.

aguia25
aguia25
7 anos atrás

Aí agora o LH é o réu?! Palhaçada! Quando o LH escrever as suas memórias, muito haveremos se saber sobre o que se passou nesta temporada!

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Aparentemente neste campeonato o prejudicado foi o hamilton, mas eu não acho o mesmo. Só este ano quantas vezes o hamilton atirou o Nico fora de pista, e quantas o Nico atirou o hamilton? Quantas vezes por isso o hamilton foi penalizado, e quantas foi o Nico. E em algumas manobras identicas.

nakamura
nakamura
Reply to  asfalto
7 anos atrás

Tirando Espanha mais ninguém foi atirado para fora de pista, aí foi considerado acidente de corrida mas se houve-se um culpado era o Rosberg que atirou o Hamilton para fora de pista.

boetius-severinus
boetius-severinus
7 anos atrás

A “única” coisa de errada que o Hamilton fez foi desobedecer às ordens da sua equipa. E, quer se queira, quer não, devia ter obedecido, atendendo a que ele é um funcionário da Mercedes e o Senhor “Totó” é seu superior hierárquico. De certeza que no contrato chorudo que ele assinou deve vir alguma cláusula de obediência a ordens de equipa. Quer se queira quer não, também a intenção subjacente que o Hamilton tinha ao abrandar também iria prejudicar, na prática, a pontuação da equipa. De certeza que o Hamilton não travou porque começava a sentir-se sozinho lá na frente… Ler mais »

can-am
can-am
7 anos atrás

O Hamilton fez o que devia fazer para defender os seus interesses, e até devia ter feito mais, porque essa era a sua única chance de ganhar o mundial. Se a Mercedes não acha bem problema deles. Um homem que tem 53 vitórias no bolso e que nunca precisou de muletas para ganhar, devia era bater com a porta e mandá-los coçar a micose para outro lado!

ferdi_555
ferdi_555
7 anos atrás

Se fosse meu empregado, o Lewis estaria a esta hora á porta do centro de emprego…
Quem manda é a Mercedes e se o mimado rebelde do Hamilton não sabe estas coisas básicas, então é pô-lo a andar dali para fora! Quero lá saber se é bom piloto…melhor carro não arranja!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado