F1: Mercedes em pé de guerra

Por a 28 Novembro 2016 10:24

A tentativa de Lewis Hamilton criar condições para poder chegar ao título mundial deixou os responsáveis da Mercedes completamente em pé de guerra e a sua atitude pode voltar-se contra si. O tricampeão do Mundo de F1 desafiou as ordens que lhe vinham do muro das boxes, e, na frente da corrida, reduziu o ritmo de modo a que os pilotos atrás de Nico Rosberg, que era segundo classificado, se pudessem aproximar dele e dessa forma passá-lo, o que Hamilton precisava para ainda poder aspirar a ser Campeão. Paddy Lowe e Toto Wolff já mostraram o seu desagrado com a situação, que era pouco menos que inevitável, pois a Mercedes não pode ser ingénua ao ponto de achar que o inglês não iria explorar ao máximo as suas hipóteses de ser Campeão.

Mas final o que aconteceu?

Nico Rosberg partiu para esta corrida com 12 pontos de avanço, e para Lewis Hamilton chegar ao título, precisava de dois carros entre o seu lugar de líder, que conseguiu e Rosberg, que não poderia ficar no pódio. Por isso, Hamilton, que não tinha controlo sobre o que Rosberg pudesse fazer, foi mantendo o mais possível o pelotão da frente junto, pois com carros perto de Rosberg, as possibilidades deste ser passado existiam sempre, e se durante a corrida a margem de Rosberg para os seus perseguidores variou bastante, já mais para o final, Hamilton reduziu declaradamente o andamento e permitiu a Vettel e Verstappen chegarem aos ‘escapes’ do Meercedes Nº6.

E foi aqui que os responsáveis da Mercedes instruíram Hamilton a aumentar o ritmo, pois o que ele estava a fazer era criar condições para a Mercedes, eventualmente, perder a corrida. Isto era o ponto de vista de Toto Wolff e Paddy Lowe, mas Hamilton teve sempre tudo debaixo de controlo, e isso só deixaria de estar caso Vettel passasse Rosberg, pois aí o triunfo da Mercedes ficava mesmo em xeque, pois com o DRS, não era muito difícil Vettel passar também Hamilton. Só que a corrida chegou ao fim. Vettel revelou no final que nem sequer conseguiu passar Rosberg porque este também aproveitava bem o ‘reboque’ de Hamilton e abria o DRS.

Agora, os homens da Mercedes estão “pior que estragados” com Hamilton, já se fala em castigo exemplar ou mesmo despedi-lo, mas agora resta perceber o que vai acontecer. O que sucedeu acaba por ser natural, ainda mais quando se está a lutar por um título mundial. A equipa está a tentar fazer perceber que está acima do piloto, mas este ‘desafiou’ a própria equipa. O que vai acontecer ainda não sabemos, mas admite-se que vai haver confusão…

O que Hamilton conseguiu com o que fez foi dar muita emoção às voltas finais pois a qualquer momento as coisas poderiam ter mudado. Tentou utilizar as poucas armas que ainda tinha. Se recuarmos no tempo, no passado, já vimos muitos pilotos utilizarem armas bem piores para levarem água ao seu moinho, por exemplo Michael Schumacher em 1994 na Austrália, o mesmo alemão, três anos depois tentou fazer algo semelhante a Jacques Villeneuve, mas dessa feita não teve sucesso. Há dias publicámos aqui um artigo em que mostrámos todas as confusões que já existiram entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton CLIQUE AQUI  algumas bem piores do que Hamilton fez agora.

Nico Rosberg foi Campeão merecidamente, Lewis Hamilton fez tudo o que podia para o evitar, sem exagerar, e agora vem a Mercedes querer sobrepor-se a tudo o resto? Certo, são os ‘donos’, mas julgo que talvez fosse mais prudente para eles que deixassem as luzes da ribalta para Nico Rosberg e nada fazerem agora para direcionar as atenções para outro lado que não a festa do título do alemão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
34 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
V8_scars
V8_scars
7 anos atrás

Vira o disco e toca o mesmo! Hamilton abrandou? Terá abrandado. Prejudicou alguém? Não me parece.
Se abrandou assim tanto, então porque Rosberg nem sequer tentou por uma vez a ultrapassagem? Correu um grande risco ao passar Max, podia sempre arriscar com Hamilton, no mínimo, e vendo o que se passou durante a época, arranjava maneira de lá ficarem os dois.
Esta noticia parece mais imprensa cor de rosa, não havendo noticias fazem-se noticias.

PedroFT82
PedroFT82
Reply to  V8_scars
7 anos atrás

Os comentadores da Sky, com acesso aos tempos pos sector, explicaram o motivo pelo qual o Nico não conseguia ultrapassar o Lewis.

mdcc220
mdcc220
7 anos atrás

Esta suposta confusão, não tem pés nem cabeça! Diria mesmo, que é ridícula. Olhando apenas para os factos, o Hamilton abrandou tanto, que o Rosberg nem por uma vez esteve sequer em condições de o ultrapassar. Isso só mostra que o abrandamento não foi tão forte que o pudesse levar a perder a corrida, como a Mercedes e os seus responsáveis querem fazer parecer. Esquecendo a corrida e comentando a história, era óbvio que o Hamilton iria tentar juntar o pelotão porque essa era a única forma de conseguir ser campeão sem rezar por um milagre que acabasse com o… Ler mais »

ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

Ainda que prefira Hamilton a Rosberg, analisando toda a época só posso dizer que: 1. Rosberg é um digno campeão do mundo, e Hamilton um digno vice-campeão. 2. Quem me pareceu menos digna a gerir todo este processo é a Mercedes e o “Tótó”. Incompreensível, e fortemente improvável que todos os problemas mecânicos tenham sucedido apenas a Hamilton… por pura coincidência. São demasiadas coincidências para serem coincidências! 3. Gostava de saber se “Tótó” foi tão severo com Rosberg nos acidentes de Espanha e Áustria 2016, como quer ser agora com Hamilton…

STP
STP
7 anos atrás

Partindo de um principio que esta novela seja real, cai a mascara exactamente no momento que ela devia cair, possuem um piloto protegido que é campeão do mundo e o resto são cantigas. Isto é tão claro como o Lauda dizer que a responsabilidade do acidente em Valência ser do Lewis 0.5 seg após o acidente, a partir desse momento e se duvidas houvesse!

ernie
ernie
7 anos atrás

Perfeitamente de acordo com o que está no artigo. A Mercedes está a resguardar-se atrás da possível perda de um resultado, para disfarçar o facto de que afinal tinha um preferido para ser campeão. Sem estar em risco qualquer dos campeonatos, nem sequer o segundo no de pilotos, no qual faltava apenas saber qual dos pilotos ia ser primeiro e qual o segundo, a Mercedes usa agora um falso moralismo que acaba por reforçar certas teorias de conspiração, que sempre repudiei, mas que agora me lançam dúvidas. Sim, sou levado a crer que algum do azar de Hamilton em termos… Ler mais »

Cágado1
7 anos atrás

Eu acho uma tristeza todo este burburinho em torno das tácticas do Hamilton. Assistimos a uma corrida fantástica em que 2 pilotos que lutavam pelo título fizeram tudo o que tinham que fazer de forma soberba: o Hamilton ganhou bem e atrasou bem o Rosberg; o Rosberg recuperou bem o 2º lugar e agarrou-o com enorme cabeça e sangue frio. Palmas para os dois. Quero é ver mais corridas assim!

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
7 anos atrás

Completamente de acordo.

Pity
Pity
7 anos atrás

Está-me a parecer que os dirigentes da Mercedes não primam pela inteligência. Ao fim destes anos ainda não conhecem a maneira do Hamilton gerir corridas? Ele NUNCA iria pôr a sua vitória em risco. Mas pronto, eles pensavam que sim, deram as suas ordens, que não foram cumpridas, mas no final, essa atitude do Hamilton não mudou em nada o resultado final da prova e do campeonato, pelo que o assunto deveria morrer ali, em termos públicos, ainda que lhe dessem um puxão de orelhas em privado. O facto de continuarem a falar nisto, começa a dar razão aos teóricos… Ler mais »

js1970
js1970
Reply to  Pity
7 anos atrás

Pity afinal você já começa a reconhecer que as tais “comunicações via rádio” nas ultimas voltas já tem qualquer coisa de errado…como vê isto não são as “teorias de conspiração” mas sim constatar situações que foram anómalas e que só aconteceram única e exclusivamente ao LH durante o ano. São coincidências há mais mas a minha opinião vale o que vale!

Pity
Pity
Reply to  js1970
7 anos atrás

Eu parto sempre do princípio de que as outras pessoas são honestas, “o bom julgador, por si julga”, é o meu lema, mas como não sou parva de todo, há alturas em que tenho de pôr em causa a honestidade alheia e esta histeria dos homens da Mercedes, dá azo a muitas suspeitas.
Mas note, eu não condeno a Mercedes a cem por cento, ter dois campeões do mundo na equipa, sendo que ambos conquistaram o título dentro da “casa”, é muito importante para uma marca, em termos publicitários.

VarioR
VarioR
7 anos atrás

Que sinal mais claro de beneficio ao Nico Rosberg as pessoas ainda precisam?

Só o alemão ou o inglês podiam ser campeões, qual é afinal o problema da mercedes?

Defenderam a todo o custo o alemão “acelera Hamilton se não o Rosberg ainda pede o campeonato para ti”

Não têm mesmo vergonha, cada vez mais me convenço que o que se passou em torno do Hamilton foi provocado.

Grande Hamilton é assim mesmo…

mharyus
mharyus
7 anos atrás

Eu vi o Nico a arriscar, sem problemas, uma ultrapassagem onde corria o risco de perder tudo e não o vi sequer a tentar uma ultrapassagem onde tinha pouco a perder. Não me pareceu que estivesse verdadeiramente pressionado.

webcat
webcat
7 anos atrás

Engraçado como se fala sempre de Schumacher para se dar o mau exemplo e se esquece, frequentemente, Prost e o santo Senna.
Enfim.

RedDevil
RedDevil
Reply to  webcat
7 anos atrás

lol… também lembrei-me do mesmo quando estava a ler o artigo…
É, só falam do Schumacher mas esquecem-se que os exemplos que Schumacher tinha quando entrou para a F1 eram exactamente esses, JP89 e JP90…
Mas estou a gostar de ver esse desfile de “calimeragem” nos comments…

Pascassio
Pascassio
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

Conheces maior porco do que esse, que festejou a sua vitória quando já sabia do falecimento do Senna ? Pobre diabo, que acabou pior que o Senna, e com as mesmas lesões! Eu chamo-lhe karma!

Pity
Pity
Reply to  Pascassio
7 anos atrás

“Uma mentira mil vezes repetida, torna-se verdade”, disse alguém. Como fã incondicional de Senna e anti Schumacher, digo que isso não é verdade. Schumacher não sabia da morte de Senna, quando festejou no pódio. Aliás, não foi o único, Hakkinen e Larini também festejaram, como se se tratasse de uma corrida normal. A morte de Senna só foi declarada horas depois, embora eu ache que morreu na hora em que a cabeça descaiu. Há, contudo, um ponto de que ninguém fala, mas que torna verdadeira a sua afirmação: Na véspera, tinha morrido o Ratzenberger, isso todos sabiam, pelo que todos,… Ler mais »

f1pam
f1pam
Reply to  Pity
7 anos atrás

Tudo bem Pity. cada ser humano sente as coisas de maneira diferente.
Por mais cruel que possa parecer, muitos individuos não transparecem as emoções que nós queriamos ou que pensavamos que era a mais correcta.
Em Watkins Glen 1973, Peterson no pódio sorria de bom grado pela vitória alcançada… no dia anterior Cevert morria.
Em Zolder 1982, Watson sorriu e bem no podio… no dia anterior, Gilles!!!

Não critico.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Pascassio
7 anos atrás

Em termos de “porcaria”… também não ficaste nada atrás com esse comentário…

Pascassio
Pascassio
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

Já agora, diz um que tenha roubado como ele roubou, o título ao Hill ! A maior vergonha da fórmula 1 envolve-o !

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  webcat
7 anos atrás

Porque é o primeiro nome que vêm à cabeça. E também porque muitos fazem do Prost “santo” dizendo que o causador do acidente de 1989 foi Senna por ter tentado uma ultrapassagem arriscada, quando se vê o Prost a mudar a trajectória antes da curva. 1990 foi consequência de terem alterado à ultima da hora a linha de partida, ficando o Prost com o lado mais favorável da pista. O Senna não gostou dessa decisão e resolveu tudo na primeira curva. Foi uma manobra suja? Foi, claro que foi. O próprio Senna um tempo depois disse que estava arrependido de… Ler mais »

webcat
webcat
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Não diga isso. Basta googlar “schumacher arrependido dos acidentes”.
Até eu me lembro que ele muitas vezes se declarou arrependido.
Quanto ao Prost, enfim, uma abécula será sempre uma abécula.
Quanto ao santo Senna, terá sempre uma legião a defender o bom e o mau.

f1pam
f1pam
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Errado.
Era interessante as pessoas não escreverem factos ficticios.
Ou será o prazer de querer tornar uma mentira numa verdade?
Aconselho-o a informár-se melhor sobre aquilo que escreveu.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado