WRC: Sébastien Loeb vence o Rali de Monte Carlo

Por a 23 Janeiro 2022 12:15

Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1) venceram o Rali de Monte Carlo depois dum reviravolta de última hora, quando Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) furaram no penúltimo troço e perderam uma vantagem de 24.6s, rumando ao derradeiro troço, 9.5s atrás.

Sébastien Loeb não se fez rogado, e depois do segundo lugar no Dakar com o BRX Hunter da Prodrive, chega à sua oitava vitória no Rali de Monte Carlo, a primeira desde 2013.

Há muito que faltam palavras para os feitos deste piloto, que aproveitou bem algo que já se ‘desconfiava’, um Ford Puma Rally1 Hybrid muito competitivo, que permitiu três carros da equipa nos cinco primeiros lugares, algo que já não era visto há muito, muito tempo. A equipas fez três 1/3/6 em 2017, mas este 1/3/5 é melhor!

Para Sébastien Ogier e para a Toyota é uma desilusão esta derrota, pois fizeram muito por merecer o triunfo, mas os ralis são assim mesmo, qualquer coisa pode fazer mudar o rumo dos acontecimentos, a qualquer momento.

Depois de ter chegado ao fim do segundo dia 9.9s atrás de Loeb, Ogier atacou forte e dois troços depois na PE10, empatou com Loeb, passando para a frente logo a seguir, chegando ao fim do terceiro dia com 21.1s de avanço para o seu compatriota da Ford, o que seria mais do que suficiente em condições normais.

Mas os ralis estão ‘fartos’ de mostrar que nada se decide até às classificações se tornarem oficiais, pelo que um furo numa das rodas do Toyota GR Yaris Rally1 converteu um avanço de 24.6s num atraso de 9.5s e na PowerStage, Loeb limitou-se a confirmar o triunfo.

Qualquer um dos dois, se vencesse, era merecido. Foi Loeb, que assegura assim a sua 80ª vitória no WRC.

O veterano francês torna-se também no mais velho vencedor de sempre de uma prova do WRC, com 48 anos, batendo o anterior máximo de Bjorn Waldegard, que aos 46 anos e 155 dias venceu o Rali Safari de 1990.

A última vez que um ‘veterano’ tinha vencido uma prova do WRC foi na Catalunha 2018, quando Sébastien Loeb triunfou aos 44 anos e 244 dias. Soberbo!

Outro ‘marco’ muito importante: Desde que Fabrizia Pons venceu o Rali de Monte Carlo ao lado de Piero Liatti, em 1997, que nenhuma navegadora vencia uma prova do WRC.

Grande resultado para Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1), que terminaram o rali no terceiro lugar, o que já não conseguia desde o Rali da Finlândia do ano passado com a Hyundai. Quarto pódio nos últimos sete ralis do WRC é um excelente cartão de visita de um piloto a quem este rali não correu na perfeição, longe disso, mas cujo resultado é muito prometedor para o que pode ser a sua época se aproveitar melhor o que o seu novo carro está a ‘prometer’. Consideramo-lo um dos quatro candidatos ao título, mas a sua menor experiência nas lutas a esse nível, por vitórias, face a Elfyn Evans, Thierry Neuville e Ott Tanak, pode ser ultrapassada pela valia do carro e permitir-lhe chegar lá. Veremos.

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) é outro exemplo de um piloto cujo resultado neste rali é melhor do que a exibição. No 1º dia fez um pião, foi 12º, não estava confortável com o equilíbrio no carro e quando isso lhe sucede perde muita confiança para andar depressa. No segundo dia melhorou, subiu para nono, foi adaptando melhor o carro ao seu estilo, no terceiro dia venceu um troço, foi subindo posições e obteve o seu melhor resultado depois do seu último triunfo, na Grécia 2021.

Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) foram quintos e fizeram história neste rali já que o piloto venceu o seu primeiro troço à geral o que mostra duas coisas: o piloto está a melhorar, e o caro é fantástico, pois duvidamos que Greensmith vencesse um troço com o WRC do ano passado. A confiança que o piloto demonstrou na fase inicial desta prova mostrou o que pode fazer. Depois vieram os problemas e os azares, mas o quinto posto é seu o melhor desde o Rali da Grécia do ano passado onde também foi quinto. O seu melhor resultado no WRC continua a ser o 4º posto no Safari do ano passado. Virá um pódio este ano? Mais do que isso parece-nos improvável…

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) salvaram o possível de um fim de semana muito mau para a Hyundai que teve pequenos problemas de vária índole nos carros, mas também ficou claro que sem esses problemas o carro não está longe do Ford e do Toyota, pelo que com trabalho o mais provável é que os homens da ‘casa’ coreana se juntem às lutas na frente. Resta saber é a extensão das ‘crises. Naturalmente a equipa não abre o jogo, mas desconfiamos que as coisas não estão tão más quanto os resultados deixam parecer.

A esse nível, a Hyundai parece a M-Sport/Ford do ano passado, mas com o lote de pilotos que tem, caso a margem com que arrancaram o ano se esbata mais ou menos rapidamente, é possível lutarem pelos títulos, já que a época é longa. Mas não se podem atrasar muito.

Quanto a Thierry Neuville, começou em sexto, teve problemas de travões e caixa, ganharam duas posições, foram melhorando até que o carro teve problemas com um amortecedor o que travou a sua recuperação, terminando muito longe da frente, mas foi heróico em ter conseguido chegar ao Mónaco. Foi um rali de sobrevivência.

Mais info assim que possível.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
29 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
acelaradinho
acelaradinho
2 anos atrás

Loeb és um Deus do volante
Parabéns

christopher-shean
christopher-shean
2 anos atrás

A Ford estava a precisar, com um fantástico resultado p’ra Craig Breen! O Loeb destrona o meu ídolo Bjorn Waldegaard… mas a Toyota ‘tá lá com o Ogier.

Billy Bob
Billy Bob
2 anos atrás

20 anos de Loeb e sempre competitivo!!
Muito feliz por esta vitória. Já não acreditava, depois de pec 13 Saint-Geniez onde ficou a 21,1sgs mas os Ralis, e muitos desportos…É até acabar. (Que o diga o Sporting…)
Eu tinha esperança que ele conseguisse a 80º e… conseguiu!!! E logo onde foi!
O meu preferido dos Sébastiens, são dois autênticos alienígenas na pilotagem.
Muita festa na M-Sport, muitos bons sinais na Toyota, e muita preocupação Hyundai.
Um «á parte» á festa da Geral, Rali extraordinário para um nome a reter, Erik Cais.

Last edited 2 anos atrás by Billy Bob
christopher-shean
christopher-shean
Reply to  Billy Bob
2 anos atrás

… que subia 1 lugar não fosse os 10 seg. de penalização.

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  christopher-shean
2 anos atrás

É mais conhecido, mas o Gus Greensmith também pode “dar que falar”…

Cágado1
Reply to  christopher-shean
2 anos atrás

Não, ficava na mesma em 2.º, a 0,5seg. E é óbvio que o Lorb, sabendo da penalização arriscou menos.

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Estava a falar do Erik Cais… ou fiz mal as contas?

Cágado1
Reply to  christopher-shean
2 anos atrás

Entendi mal. Pensei que era entre os Sebastien.

can-am
can-am
2 anos atrás

Estes carros parecem ser bem interessantes e potentes. O Loeb ganha aproveitando o problema do Ogier.Mais uma a juntar ao rol…gigantesco.
Agora, falta renovação a nível top mundial.De qualquer modo,os ralis parecem estar nitidamente a recuperar…porque tornaram os carros bem mais agressivos e maiores.

Last edited 2 anos atrás by Speedway
GT264CV
GT264CV
2 anos atrás

Que enorme piloto! Quando ganhava tudo, dava-me alguma azia, pois gosto pouco de grandes domínios. Mas fui aprendendo a admirá-lo e isto é o ponto mais alto dessa admiração.
Ganhar um rali de Monte Carlo aos 48 anos com todos os top drivers presentes e a andar nos dois primeiros do princípio ao fim, é obra! E nem uma semana depois de vir de um Dakar!
Sempre gostei muto do Waldegaard, mas ganhar um Safari há uns largos anos atrás não tem o mesmo significado no que à performance diz respeito!

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  GT264CV
2 anos atrás

Ref. ao Waldegaard, claro que não… eu é que sou de outra “geração”!

GT264CV
GT264CV
Reply to  christopher-shean
2 anos atrás

Devemos ser da mesma, comecei a interessar-me pelos ralis nos tempos do Allen, Vatanen, Mikkola, Waldgaard, Rohl, Darniche, etc, etc, etc

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  GT264CV
2 anos atrás

Pois: Waldegaard a ganhar o Safari no Escort MkII p/ ex…

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Vitória merecidíssima da MSport e de Malcolm Wilson que tanto tem feito pelos ralis e com muito pouco em relação à concorrência. A Ogier hoje faltou a sorte que como o próprio já afirmou o tem acompanhado ao longo de praticamente toda a carreira. Loeb nunca baixou os braços (os anos parecem não passar por ele…) e mereceu a vitória. Os Puma parecem bem competitivos (3 nos 5 primeiros lugares), vamos ver se aguentam a pedalada quando os rivais (com maiores recursos) avançarem ao longo época com novos desenvolvimentos das viaturas. A Hyundai apesar de um rali algo cinzento (provavelmente… Ler mais »

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

Aí é que está: os recursos para futuros desenvolvimentos.

christopher-shean
christopher-shean
2 anos atrás

Pena não ter havido neve…

mb2004sapo-pt
mb2004sapo-pt
2 anos atrás

Depois de um 2 lugar no dakar. Um 1 lugar no monte carlo.
Estupendo piloto!!@!!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Não gosto do loeb mas é um monstro. Nunca tivesse ele saído e o wrc teria uma lenda a conduzir. Teria ele quantos títulos?

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Pois… mas há franceses e há franceses! (Isto aplica-se a kualker país, claro.)

christopher-shean
christopher-shean
2 anos atrás

Já agora, o facto de ter acabado de “fazer” o Dakar, há bastantes pilotos que aguentariam o mesmo (não estou a tirar mérito ao Loeb!)

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  christopher-shean
2 anos atrás

… e da idade dele!

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado