WRC, Rali da Acrópole: Segunda vitória de Kalle Rovanpera

Por a 12 Setembro 2021 12:15

Kalle Rovanpera assegurou na Grécia o seu segundo triunfo no WRC e ainda venceu a PowerStage. Ott Tanak foi segundo, nunca conseguindo contrariar o jovem finlandês. Sébastien Ogier terminou no pódio e está cada vez mais perto do oitavo título.

O regresso do Rali da Acrópole/Grécia ao WRC fica marcado pelo segundo triunfo de Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC), após uma prova em foi quem claramente se adaptou melhor à especificidade do traçado, aproveitando também a sua posição na estrada no primeiro dia.

Com um Yaris WRC perfeito, não deu a mais pequena hipótese aos seus adversários, dando sequência à sua história, vencendo pela primeira vez na sua carreira. Enquanto o seu chefe de equipa, Jari-Matti Latvala, anterior detentor do seu atual recorde, como o mais jovem vencedor de sempre duma prova do WRC, demorou 469 para triunfar no segundo rali, na Sardenha 2009, o jovem Rovanpera demorou apenas 56 dias dias. E não se deve ficar por aqui, tal é a maturidade que apresenta.

Em boa hora o Rali da Acrópole regressou ao WRC, esperemos que possa ficar, pelo menos com alguma assiduidade, já que é uma prova diferenciadora, ainda que o percurso escolhido pelos organizadores gregos tenha ficado a ‘milhas’ dos traçados rudes, implacáveis e impiedosos do passado.

As três equipas tiveram entradas diferentes no rali. Enquanto a Toyota depressa teve os seus pilotos no ritmo, a Hyundai nem por isso, embora Tanak só tenha cedido aos poucos. Tanto do lado da Toyota (Elfyn Evans) como Hyundai (Thierry Neuville) houve problemas mecânicos a afastá-los das lutas na frente, até que Kalle Rovanpera se distanciou, nunca mais permitindo qualquer recuperação.

Na Ford, mais do mesmo. O rali que os seus pilotos conseguiram é o normal tendo em conta o que se tem visto este ano, e também porque nenhum dos seus pilotos tinha alguma vez disputado o Rali da Acrópole.

Apesar das curtas diferenças no final do primeiro dia, no segundo, Rovanpera depressa ‘fugiu’ de Tanak e no final do segundo dia, o rali estava resolvido quanto à luta pelo triunfo. A luta pelo segundo lugar estava acirrada, mas não era verdadeiramente uma luta , pois Ogier sempre pensou no campeonato, e pouco ou nada arriscou. Os pontos que se perspectivavam, chegavam e sobravam face aos atrasos anteriores de Elfyn Evans e Thierry Neuville.

‘Puto’ endiabrado

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) venceram facilmente o rali, muito fruto da soberba exibição no segundo dia de prova. O jovem finlandês foi para a frente do rali na PE3, terminando o primeiro dia com 3.7s de avanço para Ott Tanak. Começou cauteloso, mas depressa percebeu que podia forçar um pouco mais e isso chegou para se colocar na frente. Depois, dominou por completo o primeiro ‘loop’ do segundo dia venceu quatro troços seguidos e abriu uma vantagem de 39.7s face a Tanak. Foi mais cauteloso depois da passagem pela assistência e terminou o dia com 30.8s de avanço. No último dia, foi só gerir.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) terminaram o rali na segunda posição, a sua melhor classificação desde a vitória no Ártico.

Tanak teve muitas dificuldades no primeiro dia, passado com falta de ‘feeling’ no carro e com isso, faltou confiança.

Como o próprio disse, esteve sempre fora da sua zona de conforto, e por isso não arriscou mais. O segundo dia não foi em nada diferente, e foi aí que perdeu contacto com Rovanpera, preferindo tentar assegurar o segundo lugar, o que conseguiu. Não está fácil conseguir ter o carro como gosta. Será que a explicação está na suspensão que tinham, por exemplo em Portugal, e que lhe permitiu dominar a prova até ao problema que teve. Será que as alterações que a Hyundai teve de fazer na suspensão, para a proteger de danos, tornou mais difíceis os carros para os seus pilotos? Ao olhar para os resultados parece…

Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) terminaram no terceiro lugar, e com os problemas de Evans e Neuville a margem do campeonato voltou a crescer e agora só mesmo uma hecatombe lhe pode tirar o oitavo título.

Liderou na fase inicial do rali, mesmo sendo o primeiro na estrada, perdeu o comando para Rovanperä na PE3, terminando o dia a 0.2s do segundo lugar de Tanak, mas o foco não estava aí, mas sim alargar a margem para Dani Sordo, quarto, o que conseguiu com grande facilidade. E ainda impediu que Neuville lhe roubasse pontos na PowerStage. Agora, se não tiver grandes azares, a questão não é se vai ser campeão, mas sim onde…

Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 Coupe WRC) terminaram na quarta posição no seu primeiro rali juntos.

Uma penalização de 10 por falsa partida no 1º dia começou a atrasá-lo face ao terceiro lugar, terminando o primeiro dia longe dos três da frente. No segundo dia, depressa percebeu que teria de arriscar demasiado para chegar mais à frente e não o fez, preferindo a posição em que já estava e sob esse ponto de vista, cumpriu. Basicamente, fez um rali no ‘meio do nada’. Sem lutar com ninguém grande parte da prova.

Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) terminaram num quinto lugar muito lisonjeiro, já que o seu colega de equipa, Adrien Fourmaux teve um problema com o motor do Fiesta já no último dia de prova. Estava bem longe, mas ficou à sua frente. Sem conhecer a prova, foi construindo a confiança, ficando mais perto de Fourmaux, e na verdade não esteve tão mal quando já o vimos em provas anteriores. Bem melhor o resultado do que a exibição.

Apesar do problema mecânico no primeiro dia de prova, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) ainda conseguiram recuperar ao ponto de terminar o rali em sexto. Um arreliador problema de caixa no primeiro dia, quando eram terceiro a 1.7s do líder, fê-los perder muito tempo. Terminaram o primeiro dia quase a 5 minutos da frente, lutaram mas o campeonato está cada vez mais longe.

Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC) terminaram o rali na sétima posição, depois de chegarem ao fim do segundo dia em quinto. Um problema com o motor e um pião na PowerStage, ‘tramaram-nos’, mas a prova valeu pela aprendizagem, já que nunca tinha disputado um rali tão duro num WRC.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) terminaram o rali na oitava posição, e também eles foram obrigados a recuperar muito na classificação, depois de problemas mecânicos no Hyundai.

Perdeu a direção assistida no carro, forma penalizados porque se atrasaram 24 minutos num controlo, perdendo 4 minutos e ainda mais dois, devido à falta de assistência na direção. Repararam o problema numa ligação… com cola e ainda venceram a PE6. Nesta prova teve que ser um grande mecânico, e foi-o.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
2 anos atrás

Já se sabia que a genética tem muito a haver…

JPC
JPC
Reply to  christopher-shean
2 anos atrás

“Filho de peixe sabe nadar” 😉

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Grande miúdo!… Pele certa um futuro campeão! E mais um ótimo resultado para Ogier e a Toyota.

JPC
JPC
2 anos atrás

Que bela demonstração de valor do jovem Kalle.
Ainda vamos presenciar muitas coisas boas deste jovem prodígio!

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×