WRC está muito atrasado face à ‘eletrificação’

Por a 25 Novembro 2019 18:31

Já é certo que o WRC 2020 só irá contar com três equipas oficiais e se bem que não sabemos ainda a extensão total dos programas das restantes três equipas – fala-se que a Toyota poderá ter quatro carros a correr, pelo menos em boa parte das 14 provas – é provável que tenhamos menos carros de topo a competir todo o ano de 2020.

Logicamente, três equipas ao invés de quatro é mau para o campeonato, e isto numa altura em que a pressão sobre os programas desportivos, por parte das marcas, se acentua. Tomando como exemplo o que fez recentemente a Volkswagen, que comunicou não voltar a participar a nível oficial em programas que não sejam baseados em carros elétricos.

Como se percebe, a questão da eletrificação vai-se acentuar, e o WRC, comparativamente à Fórmula 1 e Mundial de Endurance, já vai atrasado, respetivamente, nove e 11 anos. A Fórmula 1 é híbrida desde 2014 e o WRC só em 2022. O endurance é ainda mais…

Deste modo, dificilmente novos construtores se aproximarão do campeonato, pelo menos até que tecnologias como a híbrida (prevista para 2022) ou a elétrica sejam adotadas e possam ser bem vistas do ponto de vista de marketing. Isto é um ponto absolutamente fulcral e está a perceber-se agora que este marcar passo do WRC pode ser muito complicado…

Outro problema são os custos. Neste momento, cada equipa gasta entre 50 e 70 milhões por ano, e isso está previsto crescer em 2020 com o aumento para 14 provas. Neste contexto, a FIA já está a arquitetar um plano B, uma espécie de transição para o WRC, que pode ‘promover’ os R5 à categoria principal, de modo a tentar atrair mais construtores, aproveitando o que seria uma forte queda nos custos da competição.

Vamos ver se será necessário. Para já são apenas rumores, mas que, se pensarmos um pouco, podem fazer sentido.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado