WRC 2022: Motores atuais+sistema híbrido…

Por a 31 Março 2020 15:01

Chegou a ponderar-se a utilização de um motor baseado no dos atuais R5 para os novos Rally1 de 2022 no Mundial de Ralis, mas a solução escolhida pela FIA passa pela manutenção dos atuais motores como base, a que se irá juntar tecnologia híbrida.

O anúncio foi hoje feito pela FIA após mais uma reunião do Conselho Mundial. Em comunicado a FIA confirmou ainda que a empresa alemã Compact Dynamics será a fornecedora dos componentes híbridos das novas motorizações, onde se incluem a bateria e o motor elétrico.

No processo estiveram também envolvidas a Williams Advanced Engineering que apresentou uma proposta juntamente com a Bosch, elas que já trabalham na Fórmula E. No comunicado da FIA lê-se que “A FIA lançou um concurso a 19 de dezembro de 2019 de modo a selecionar um fornecedor único para os sistema híbrido no Campeonato do Mundo de Ralis para o triénio 2022-2024 e para os novos carros da classe Rally1.

O Conselho Mundial aprovou a nomeação da Compact Dynamics como fornecedor único, bem como disposições para o regulamento técnico do motor do Rally1, que irá manter a mesma base de motor atual, mas com medidas adicionais para reduzir custos e desenvolvimento”.

Esta empresa tem muitos anos de experiência na Fórmula 1, WEC e Fórmula E. Há nove anos a Compact Dynamics já fornecia o KERS para a Fórmula 1 e agora fornece MGU. O seu trabalgo vai desde o desporto motorizado, à aviação, E-mobility, Náutica e indústria.

Sabia-se que a M-Sport e a Hyundai estavam mais inclinadas para a utilização do motor ‘Global’ já utilizado nos R5 (Rally2), mas preocupações com a fiabilidade e durabilidade dos componentes levaram a abandonar essa ideia. Provavelmente, o que se poupava inicialmente no motor iria gastar-se depois devido ao previsível maior número de quebras, sendo logicamente necessários mais motores dos Rally2, pelo que a questão dos custos iria dar basicamente ao mesmo. Desta forma, que levou a sua avante foi a Toyota Gazoo Racing, que foi sempre defensora da modificação do motor atual para 2022. Com a experiência que a marca tem deste tipo de sistemas, era algo natural.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
total wrc
total wrc
4 anos atrás

Pelo que parece será uma boa noticia para nós os adeptos de ralis

Abarth
Abarth
4 anos atrás

Esperemos que seja a melhor opção. Dada a situação que o mundo atravessa vai ter de haver muita contenção no que aos custos diz respeito e a FIA deve ter isso bem presente nas decisões que toma. Podem discordar mas quanto a mim esta ultima geração dos WRC (pós 2017) não deveria ter existido, porque certamente que os custos inerentes a estes são bastante superiores à anterior geração, dado o aumento de performance, e o efeito para quem vê é muito similar (é a minha opinião). Como se tem debatido, é importante cativar novos construtores para o WRC, mas também… Ler mais »

rui-melogavis-pt
rui-melogavis-pt
Reply to  Abarth
4 anos atrás

Também espero que seja a melhor solução e estou esperançado que sim. Ao contrario do que muito tem acontecido em várias disciplinas do automobilismo nos últimos anos, quando a FIA mexe faz asneira, no WRC isso não tem acontecido, pelo contrario e daí eu dizer estar esperançado que esta seja a melhor opção pelo em menos em termos de espectacularidade. Permita me discordar quando diz que esta actual geração de WRC´S não devia ter existido, obviamente que é uma geração mais “cara” que a anterior mas para além de bem mais excitante em termos visuais, e para quem segue minimamente… Ler mais »

Abarth
Abarth
Reply to  rui-melogavis-pt
4 anos atrás

Obrigado pela sua resposta. Os argumentos apresentados para a escolha desta motorização são válidos e assim sendo melhor porque a minha duvida relaciona-se com a desejável redução de custos. Não posso dizer que estes WRC não são verdadeiramente espetaculares, mas na minha opinião a FIA devia tomar medidas que tornassem estes carros menos agarrados ao chão o que iria obrigar a pilotar mais ao estilo dos primeiros WRC. Com isto reduzia as médias nas especiais que acho importante (sei que a generalidade dos adeptos não concorda com esta opinião) Tem toda a razão no que toca aos privados. Infelizmente os… Ler mais »

rui-melogavis-pt
rui-melogavis-pt
Reply to  Abarth
4 anos atrás

Obrigado?? Não é necessário, apenas gosto de trocar opiniões de uma forma saudável sobre a disciplina que tanto gosto. Percebo o que diz e onde quer chegar sobre retirar algum apoio aerodinâmico aos actuais WRC, mas para mim está bem assim, é não mexer sff… Privados no WRC é mentira como sabemos e quando esporadicamente lá aparece um ou outro tem sempre de alguma maneira apoio do construtor ou de algum grande patrocínio meio camuflado, pois só assim é viável a sua participação. Nos nacionais ainda menos, os R5 como diz são mais baratos de manter e muito competitivos e… Ler mais »

ColinMcRae
ColinMcRae
4 anos atrás

Ora uma boa notícia, e vai ao encontro do que já tinha dito aqui, boa decisão que foi tomada.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado