WRC 2022: Adeus World Rally Car, olá Rally1

Por a 10 Março 2020 20:47

A temporada de 2021 será a última com a atual geração de World Rally Car já que no ano seguinte, 2022, nascem os Rally1. Os World Rally Car nasceram em 1997, até 2010 viveram com um motor de dois litros turbo, em 2011 nasceu uma nova geração, com motores de 1.6 Litros turbo, com a mais recente era a começar em 2017, em que foi mantido o motor turbo de 1.6 litros, mas com o diâmetro do restritor do turbo aumentado de 33 mm para 36 mm, o que teve como consequência o aumento de potência do motor de 310 cv para 380 cv. No próximo ano, os World Rally Car, como os conhecemos, ‘morrem’ no fim do ano e em 2022 vão nascer os Rally1.

Vamos ficar a conhecê-los um pouco melhor, se bem que regulamentos finais, só mais para a frente.

Para já ainda com pouco detalhe, os novos Rally1, que nascem em 2022 serão o topo da nova pirâmide dos ralis. Os Rally1, sofrerão um grande número de alterações, tecnologia híbrida, estética agressiva e custos reduzidos. Será um novo ciclo de cinco anos e a primeira vez que os ralis serão disputados com híbridos.

Enquanto se aguarda a versão final do regulamento, os primeiros detalhes já foram publicados, sendo que uma das grandes mudanças tem a ver com o corte da sexta relação de transmissão das caixas de velocidades nos WRC.

Logicamente, a imagem é um Concept do Hyundai RN30, e não um Rally1, já que os carros ainda não existem…

Transmissão :

  • Perto da tecnologia dos R5, os novos Rally1 terão tração às quatro rodas e uma caixa de cinco velocidades.
  • Deixa de haver diferencial central.
  • Serão permitidos seis unidades de transmissão por carro e por época.

Suspensões:

  • Redução do curso das suspensões.
  • Simplificação dos amortecedores, cubos e seus suportes, bem como das barras estabilizadoras.
  • Obrigação de uma única especificação de braços de suspensão.

Aerodinâmica:

  • A fim de manter um aspeto agressivo dos carros, o desenho livre das asas permanece autorizado, dentro de alguns limites
  • Elementos aerodinâmicos traseiros simplificados.
  • Eliminação do efeito aerodinâmico das condutas ocultas.

Diversos:

  • Tanque de combustível simplificado.
  • Proibição de arrefecimento líquido dos travões.
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado