Martins Sesks marcou a sua posição: “Estou feliz com o que mostramos“

Por a 29 Novembro 2025 17:35

Mārtiņš Sesks viveu um fim de semana de emoções extremas no Rali da Arábia Saudita, última prova do Mundial de Ralis de 2025, ao passar de candidato firme à vitória a um abandono dramático na manhã decisiva. Ao volante do Ford Puma Rally1 da M-Sport, o letão assinou uma das exibições mais impressionantes da sua ainda curta carreira na categoria máxima, antes de ver um possível triunfo escapar-lhe nas derradeiras especiais.

De regresso ao Rally1 pela primeira vez desde o Rali da Finlândia, e navegado por Renārs Francis, Sesks mostrou velocidade desde o shakedown e começou logo forte na Super Especial de quarta-feira à noite, com o terceiro melhor tempo. Na quinta-feira, perante troços completamente novos para todos, respondeu com categoria: venceu a PEC2 – o seu primeiro triunfo em especiais desde a Letónia em 2024 – repetiu a dose na PEC3 e construiu uma vantagem inicial de 7,3 segundos sobre Adrien Fourmaux. Nem um pequeno erro na PEC4 travou o ímpeto, e um novo melhor tempo após a assistência manteve-o no comando, até um furo tardio na PEC6 lhe custar 12,9 segundos e o atirar para terceiro no final do dia.

Na sexta-feira, Sesks voltou ao ataque. Ficou a apenas uma décima do melhor registo na PEC10, recuperou o segundo lugar e reduziu a desvantagem para 4,2 segundos. À tarde, beneficiou do tempo perdido por Fourmaux para assumir a liderança, chegando a dispor de 22,1 segundos de margem. A última especial do dia foi caótica, com furos generalizados. Sesks também furou, mas arriscou não parar, opção que se revelou acertada quando Fourmaux sofreu o mesmo problema mais à frente. Uma penalização aplicada ao francês acabaria por promover o letão ao comando à entrada do derradeiro dia, com Thierry Neuville a apenas 3,4 segundos.

No sábado, a abordagem foi mais cautelosa e Sesks caiu para segundo por escassa diferença de dois segundos, mantendo-se, ainda assim, em plena luta pela sua primeira vitória no WRC. Tudo mudou na penúltima especial: um furo logo no início obrigou-o a parar para trocar a roda e um segundo furo pouco depois implicou nova paragem.

Sob calor intenso do deserto, o tempo perdido ultrapassou os sete minutos. Um problema mecânico subsequente impediu-o ainda de arrancar para a Power Stage, consumando um abandono amargo após um rali em que demonstrara andamento de topo, grande controlo em condições extremas e o potencial competitivo do Puma Rally1.

Apesar da desilusão, Sesks preferiu sublinhar os sinais positivos: admitiu sentir algum alívio por ele e por Renārs ao confirmarem que têm ritmo e capacidade para “fazer as coisas da forma certa”, mostrando-se satisfeito com o que a dupla e a equipa conseguiram depois de tanto trabalho. “Bem, acho que é um alívio para mim e para o Renārs termos ritmo e podermos fazer as coisas da maneira certa. Estou feliz com o que mostramos junto com a equipa depois de todo o trabalho árduo que foi feito. Foi um prazer estar de volta.”, resumiu o letão, num fim de semana em que o resultado não refletiu a verdadeira dimensão da sua prestação.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. Mário Oliveira

    29 Novembro, 2025 at 19:19

    Pena a vitória não ter ficado com o Sesks, que é um excelente piloto e poderia ajudar a levar patrocinadores com ele e €€€€ para a M-Sport que bem precisam e merecem todo o apoio por aquilo que conseguem fazer

  2. [email protected]

    29 Novembro, 2025 at 23:01

    Pois!

  3. Pedro

    30 Novembro, 2025 at 11:22

    Concordo plenamente. A M-Sport bem precisa de bons pilotos e bem merece. Uma boa alternativa para a carreira do Sesks seria ir para a Hyundai, que faria bem melhor em contratá-lo do que ir buscar mais um piloto cheio de experiência, para isso já la tem o Neuville, para além de que o Formaux já não é tão inexperiente como isso.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado