Hayden Paddon regressa ao WRC: a 2ª oportunidade de um grande piloto

Por a 15 Dezembro 2025 16:55

Hayden Paddon vai voltar ao escalão principal do Mundial de Ralis em 2026, ao serviço da Hyundai, depois de praticamente ter dado como encerradas as hipóteses de regressar ao WRC. O neozelandês, de 38 anos, foi confirmado para partilhar o terceiro Hyundai i20 N Rally1 com Dani Sordo e Esapekka Lappi, numa formação que completa a estrutura liderada pelos titulares Thierry Neuville e Adrien Fourmaux.​

O acordo, fechado em cerca de uma semana, apanhou o próprio piloto de surpresa. Paddon admite que estava a olhar sobretudo para 2027, já com o novo regulamento, mas classifica como “um sonho tornado realidade” a possibilidade de conduzir um Rally1 na última época deste conceito técnico antes da mudança de regras.​

Oito anos depois, regresso ao “palco principal” com currículo reforçado

O Rali de Monte Carlo do próximo ano marcará a primeira participação de Paddon pela equipa de fábrica da Hyundai desde o segundo lugar no Rali da Austrália de 2018, atrás do Toyota de Jari‑Matti Latvala. Desde então, o panorama do WRC mudou profundamente: Latvala tornou‑se diretor de equipa da Toyota, surgiram os regulamentos Rally1, foi introduzido o formato de “super-domingo” e o campeonato consagrou Ott Tänak (2019), Kalle Rovanperä (2022, 2023), Thierry Neuville (2024) e um Ogier reforçado com mais três títulos (2020, 2021, 2025).​

Longe do topo do WRC, Paddon manteve‑se competitivo noutras frentes com a Hyundai i20 N Rally2, conquistando dois títulos consecutivos de Campeão da Europa de Ralis em 2023 e 2024, várias coroas nacionais na Nova Zelândia e, em 2025, o Campeonato Australiano de Ralis. Em 2022, assinou ainda vitória na classe WRC2 no regresso do Mundial à Nova Zelândia, reforçando um palmarés que ajudou a manter viva a ambição de regressar ao “palco principal”.​

Papel de “homem de equipa” e preparação para Monte Carlo

A Hyundai aposta na experiência de Paddon para somar pontos importantes ao campeonato de construtores e apoiar o desenvolvimento do i20 N Rally1, numa fase em que a marca procura responder à Toyota e à M‑Sport Ford. O próprio piloto reconhece que o foco não passa por lutar por vitórias absolutas, mas sim por desempenhar um papel de consistência, inteligência estratégica e apoio técnico, assumindo que “rali é a sua vida” e que não podia recusar a oportunidade.​

A preparação para Monte Carlo já começou: Paddon participou recentemente no Rallye National Hivernal du Dévoluy, em França, com um Hyundai i20 N Rally2, com o objetivo de se habituar aos pneus Hankook em troços de asfalto com condições semelhantes às dos Alpes. Esse teste “de inverno” permite ganhar ritmo competitivo e sensibilidade para o novo fornecedor de pneus antes de subir ao Rally1 na estreia oficial de 2026, num dos ralis mais exigentes do calendário em termos de aderência e leitura de condições de piso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado