Adeus a Claudio Bortoletto, figura emblemática do automobilismo italiano
Morreu Claudio Bortoletto, uma figura lendária dos ralis italianos e internacionais, particularmente associada ao icónico Jolly Club. Bortoletto deixou a sua marca na história dos ralis, sendo reconhecido pela sua paixão, dedicação e pelo seu papel fundamental no sucesso de uma das equipas mais carismáticas do desporto motorizado.
O Jolly Club, sob a liderança de Roberto Angiolini, e a influência e o trabalho de Bortoletto, tornou-se sinónimo de excelência e entusiasmo nas pistas e ralis. A sua contribuição para a equipa e para o desporto motorizado em geral é inegável, tendo sido uma peça chave na conquista de inúmeros triunfos e na formação de gerações de talentos.
Claudio Bortoletto será lembrado não só pelos seus feitos profissionais, mas também pela sua personalidade vibrante – o típico italiano – e pelo seu espírito contagiante. O seu legado claramente perdurará na memória de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer e trabalhar com ele, e Martin Holmes muitas vezes nos falou da sua liderança e de como era uma peça fundamental da sua organização. A sua liderança inspirava confiança e lealdade.
Neste momento de luto, o mundo do desporto motorizado perde um dos seus grandes nomes. A sua paixão e o seu impacto no automobilismo serão eternamente recordados.
A HISTÓRIA DO JOLLY CLUB, ONTEM E HOJE – CLIQUE AQUI
PERFIL PROFISSIONAL
Protagonista no cenário internacional do automobilismo desde 1975, inicialmente como director desportivo do Jolly Club, e posteriormente como especialista na organização e gestão de eventos automobilísticos. Possui um conhecimento aprofundado dos regulamentos técnicos, desportivos e promocionais da FIA e do promotor do Campeonato Mundial de Ralis, além de um conhecimento significativo das ferramentas de marketing e da procura de parceiros privados, graças às inúmeras relações consolidadas ao longo dos anos.
Perfil de Claudio Bortoletto
De 1975 a 2000
Iniciou a sua jornada em 1975, integrando a equipa Jolly Club, uma referência do grupo Fiat Lancia no mundo do automobilismo nacional e internacional da época. Em pouco tempo, tornou-se diretor-desportivo e chefe de equipa. Sob a sua liderança, o Jolly Club venceu cerca de 160 corridas internacionais, inúmeros campeonatos italianos e europeus, e 2 campeonatos mundiais, formando campeões como Miki Biasion, Didier Auriol e muitos outros. Geriu e venceu com a equipa Martini Racing o sexto campeonato mundial para a Lancia com o Delta HF Integrale. Para além dos ralis, também se destacou em pista, com a estreia de Ivan Capelli na F1 com a Ags Jolly Club, e com os protótipos Lancia Lc2 a vencerem no Campeonato Mundial de Endurance com Michele Alboreto, Riccardo Patrese e Elio de Angelis.
De 2001 a 2013
Trabalhou na Aci Sport como responsável pelos ralis do Campeonato Italiano. Após um breve intervalo de um ano com uma equipa que participou no Campeonato Mundial de Ralis, regressou ao mundo da Aci como membro da equipa que organiza o Rali do Campeonato Mundial, desempenhando várias funções, desde a segurança com o delegado da FIA, passando depois para o cargo de assistente da direção, logística, relações com as equipas e, finalmente, direcção comercial em nome da Aci Sport Spa (Grupo Automobile Club d’Italia), organizadora do evento.
Foi membro da Comissão de Ralis da CSAI, membro do Grupo de Trabalho no Projeto Jovens da CSAI e, desde 2013, membro da Comissão FIA WRC (o órgão máximo da FIA no que diz respeito ao automobilismo mundial).
De 2014 a 2017
Organização do Projeto Aci Team Italia (diretor da equipa)
Campeonato Mundial Aci Team Italia (diretor da equipa)
Alfa Romeo desenvolvimento Giulietta TCR (diretor da equipa)
Equipa organizadora do Rali Itália Sardegna WRC
De 2018 a 2022
Director de vendas mundiais da TM Performance
Director comercial da KM Holding
Equipa organizadora do Rali Itália Sardegna (WRC)
Desenvolvimento de atividades comerciais na China
De 2022 até hoje
Desenvolvimento do projecto Maserati Mc 20 GT2
Team Manager Maserati Corse
Equipa organizadora do Rali Itália Sardegna (WRC)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






