WRC: Thierry Neuville vence Rali de Portugal

Por a 20 Maio 2018 13:47

Thierry Neuville confirmou em Fafe a sua segunda vitória da temporada, a primeira em Portugal, com o belga ainda a ir buscar mais quatro pontos com o segundo lugar na PowerStage, resultado que lhe permite passar para a liderança do campeonato por uma boa margem, 19 pontos. Sébastien Ogier bem tentou, mas a sua posição na estrada não lhe permitiu obter qualquer ponto na PowerStage.

Segundo lugar para Teemu Suninen, naquela que é a primeira vez que faz o rali de Portugal de WRC, terminando no pódio, o primeiro da sua carreira no WRC. Um grande resultado de um piloto que parece estar agora a aproveitar melhor as oportunidades que tem tido no WRC com a M-Sport.

Elfyn Evans assegurou em Portugal o seu primeiro pódio da temporada, num rali em que aproveitou bem a hecatombe de favoritos para chegar a um bom resultado.

Esapekka Lappi salvou a honra do convento da Toyota, já que depois de Ott Tanak desistir logo no primeiro dia e não regressar, devido aos danos no motor do Yaris, e de Jari-Matti Latvala ter danificado a suspensão do seu Yaris WRC, regressando em Rally2 no seugndo dia, foi Lappi a assegurar um bom resultado à Toyota com o quarto lugar e o triunfo na PowerStage. O finlandês não cometeu qualquer erro durante o fim de semana, e esteve bem, apesar deste ser apenas o seu segundo Rali de Portugal com um WRC.

Michel Nandan deixou-o de fora, preferindo apostar em Hayden Paddon para pontuar em Portugal, mas Dani Sordo mostrou que foi um erro. Esteve na luta pelo pódio, não o conseguiu, mas foi o segundo melhor Hyundai, com o quinto lugar.

Apesar de fazer bem menos ralis hoje em dia, Mads Ostberg mostrou-se feliz por ainda conseguir andar a um bom nível, mas na Powerstsge limitou-se a cumprir o troço para assegurar pontos à Citroën, pedindo inclusivamente desculpa por não ter saltado melhor, em Fafe. Compreende-se, pois foi o melhor Citroën C3 WRC, no sexto lugar, uma posição à frente de Craig Breen no outro C3 WRC que terminou. Quanto a Meeke, uma prova cheia de incidentes, e mais um acidente, neste caso, ‘daqueles’ que podia ter acabado muito mal.

O problema com a direcção assistida no primeiro dia de prova marcou por completo a prova de Andreas Mikkelsen, que ao regressar em Rally2, terminou muito atrasado. Jari-Matti Latvala também teve um rali marcado pelo abandono do primeiro dia.

Quanto a Ogier, e depois de ter feito 6.40.7 na primeira passagem por Fafe, tempo que lhe deu a vitória no troço, na PowerStage retirou dois segundos ao seu registo anterior, mas mesmo assim foi insuficiente, não conseguindo melhor que o oitavo posto na especial. Isso justifica-se com o facto da sua posição na estrada não ser a ideal para que conseguisse repetir o registo que fez na primeira passagem, em que, rodando bem mais atrás tinha estrada bem mais limpa. Como se sabe, para a PowerStage a FIA reordena os pilotos, e a Ogier calhou-lhe ser dos primeiros a abrir o troço. O francês não conseguiu qualquer ponto na prova e ainda viu a FIA negar provimento ao apelo do México. Thierry Neuville é o novo líder do campeonato, 19 pontos na frente de Ogier.

Pontus Tidemand venceu o WRC2, Armindo Araújo foi o melhor português no rali, isto depois de ontem ter confirmado a vitória na prova do Campeonato de Portugal de Ralis, que terminou no sábado à hora do almoço.

PowerStage (Fafe 2)
1 Lappi Esapekka – Ferm Janne Toyota Yaris WRC 6:33.2 5
2 Neuville Thierry – Gilsoul N. Hyundai i20 Coupe WRC +1.9 4
3 Sordo Dani – Del Barrio Carlos Hyundai i20 Coupe WRC +2.1 3
4 Suninen Teemu – Markkula Mikko Ford Fiesta WRC +3.3 2
5 Evans Elfyn – Barritt Daniel Ford Fiesta WRC +4.4 1
6 Mikkelsen Andreas – Jæger A. Hyundai i20 Coupe WRC +4.6
7 Østberg Mads – Eriksen Torstein Citroën C3 WRC +4.9
8 Ogier Sébastien – Ingrassia J. Ford Fiesta WRC +5.2
9 Latvala Jari-Matti – Anttila M. Toyota Yaris WRC +7.9
10 Breen Craig – Martin Scott Citroën C3 WRC +8.0
11 Nordgren Juuso – Suominen Tapio Škoda Fabia R5 +27.5
12 Tidemand Pontus – Andersson J. Škoda Fabia R5 +28.7
13 Lefebvre Stéphane – Moreau G. Citroën C3 R5 +31.7
14 Pieniążek Łukasz – Mazur P. Škoda Fabia R5 +35.3
15 Loubet Pierre-Louis – Landais V. Hyundai i20 R5 +35.9
Classificação Final
1 Neuville Thierry – Gilsoul N. Hyundai i20 Coupe WRC 3:49:46.6
2 Evans Elfyn – Barritt Daniel Ford Fiesta WRC +40.0
3 Suninen Teemu – Markkula Mikko Ford Fiesta WRC +47.3
4 Lappi Esapekka – Ferm Janne Toyota Yaris WRC +54.7
5 Sordo Dani – Del Barrio Carlos Hyundai i20 Coupe WRC +1:00.9
6 Østberg Mads – Eriksen T. Citroën C3 WRC +3:33.5
7 Breen Craig – Martin Scott Citroën C3 WRC +5:23.0
8 Tidemand Pontus – Andersson J. Škoda Fabia R5 +14:10.8
9 Pieniążek Łukasz – Mazur P. Škoda Fabia R5 +16:17.3
10 Lefebvre Stéphane – Moreau G. Citroën C3 R5 +16:34.3
11 Loubet P. – Landais V. Hyundai i20 R5 +17:21.3
12 Nordgren Juuso – Suominen T. Škoda Fabia R5 +19:51.9
13 Mikkelsen Andreas – Jæger A. Hyundai i20 Coupe WRC (SR) +24:44.4
14 Ogier S. – Ingrassia J. Ford Fiesta WRC (SR) +35:28.3
15 Latvala J. – Anttila M. Toyota Yaris WRC (SR) +48:50.3

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado