Peugeot Rally Cup Ibérica: Pedro Antunes / Paulo Lopes entram ao ataque

Por a 11 Março 2022 23:30

Começou, esta noite no centro de Fafe, a Temporada 5 da Peugeot Rally Cup Ibérica 2022, com a realização da Super Especial de Fafe, um troço espetáculo desenhado no centro da cidade que dá parte do longo nome do primeiro rali do ano, o Rally Serras de Fafe – Felgueiras – Cabreira e Boticas.

O mais rápido a cumprir os seus parcos 1,43 km em asfalto foi o regressado Pedro Antunes, ‘Campeão’ da copa 2020 e que, desta feita se apresenta com Paulo Lopes como navegador, dupla que bateu os restantes 14 PEUGEOT 208 Rally4 que completaram o traçado urbano.

É, por isso, deles a liderança muito provisória de um rali que amanhã (sábado) terá mais 8 Especiais já em pisos de terra, o principal terreno deste rali, num total de 109,40 km cronometrados. Atrás deles, ficaram os estreantes Luis Morais / Helena Maia e os habitués Óscar Palomo / ‘Xavi’ Moreno, a 2,6 e a 2,7 segundos respetivamente.

A ementa do jantar desta sexta-feira (11 de março) era por demais apelativa para os amantes dos ralis: nada menos do que um troço espetáculo desenhado no centro de Fafe, cidade ícone dos ralis em Portugal, marcando o arranque simultâneo do Nacional e Europeu de Ralis 2022 e, em complemento, da Temporada 5 da Peugeot Rally Cup Ibérica.

Entre os pretendentes à vitória nesta primeira prova da copa coorganizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com o suporte logístico da Sports & You, contavam-se 15 equipas, aos comandos de outros tantos Peugeot 208 Rally4, duplas não só oriundas dos dois lados da fronteira ibérica, mas também integrando um representante do Uruguai (nos pilotos) e outro argentino (nos co-pilotos), numa clara internacionalização da contenda pelo título de 2022. Outra particularidade é o facto de haver duas representantes femininas no grupo dos navegadores, uma portuguesa e uma espanhola.

Encetando uma saudável batalha contra o cronómetro entre pilotos mais experientes e outros novos valores da disciplina, que a copa pretende servir de catapulta para as suas carreiras nos ralis, destacou-se uma das duplas mais experientes, com Pedro Antunes / Paulo Lopes à cabeça do pelotão, eles que conseguiram marcar uma muito ligeira a diferença e, com isso, surgir no topo da tabela de tempos desta SuperEspecial #1, assumindo-se como líderes provisórios da prova desenhada pela Demoporto.

Aos comandos do seu 208 Rally4 #66, bateram por 2,6 magros segundos os surpreendentes Luis Morais / Helena Mais – uma das duplas estreantes em 2022 – e por 1 décimo de segundo mais os espanhóis Óscar Palomo / ‘Xavi’ Moreno, ocupantes do 3º lugar provisório à geral da copa.

Outras lutas se começaram a desenhar atrás deles mas tendo em conta que as SuperEspeciais, nomeadamente as de características citadinas, não são vistas como lugares de grandes ataques, já que qualquer percalço pode ter consequências negativas, deitando a perder longas horas de trabalho – alguns pilotos optaram por cuidados redobrados, pelo que as diferenças entre as 14 equipas que completaram o troço foram, por vezes, algo espaçadas. Se o fosso entre os 5 primeiros foi, nesta SS1, inferior a 5 segundos e o top-10 cabe em 9 segundos, é superior a 15 segundos os diferenciais dos restantes para com o líder.

Findo este aperitivo inicial da Peugeot Rally Cup Ibérica 2022, no âmbito deste Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas, o escalonamento para amanhã, segundo e último dia desta jornada inicial da copa ibérica, apresenta-se assim:

PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA – CLASSIFICAÇÃO GERAL (APÓS SS1)*

1º Pedro Antunes / Paulo Lopes, 1m38,2s

2º Luis Morais / Helena Maia, a 2,6s

3º Óscar Palomo (1º Junior) / Javier ‘Xavi’ Moreno, a 2,7s

4º José Loureiro / Valter Cardoso, a 2,9s

5º lago Gabeiras (2º Júnior) / ‘Jandrin’, a 4,5s

6º Ernesto Cunha / Rui Raimundo, a 5,8s; 7º Andres Marieyhara / Aridai Bonilla, a 5,9s; 8º Diego Ruiloba (3º Junior) / Andrés Blanco, a 6,7s; 9º Roger Aymerich (4º Junior) / Ferran Aymerich, a 7,5s; 10º Delbin García (5º Junior) / Diego Cruz, a 9,0s; 11º Ricardo Sousa / Luis Marques, a 16,7s; 12º Luis Martinez / Juan Varela, a 17,6s; 13º Roberto Blach (6º Junior) / Mauro Barreiro, a 23,7s; 14º Paulo Roque / Tiago Teixeira, a 34,8s.

Não Classificado: Alberto San Segundo / Eva Navas (não completou o troço; irá tentar regressar amanhã em Rally2/SuperRally)

Abandono: Santiago Garcia (Junior) / Nestor Casal (não alinhou à partida do rali)

Todos em PEUGEOT 208 Rally4

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Peugeot Rally Cup Ibérica
últimas Autosport
peugeot-rally-cup-iberica
últimas Automais
peugeot-rally-cup-iberica
Ativar notificações? Sim Não, obrigado