Historic Rally de Fafe: Latvala vence e sagra-se campeão europeu
Com uma exibição dominadora ao volante do Toyota Celica ST185, o finlandês Jari-Matti Latvala venceu o Historic Rally Fafe e conquistou o título absoluto do Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA (CERH). O piloto confirmou o favoritismo e demonstrou um andamento muito superior à concorrência, encerrando a temporada com uma vitória clara.
Latvala, que não está presente na penúltima prova do Mundial de Ralis no Japão por estar em Fafe, justificou plenamente a opção ao garantir o campeonato europeu. Com um carro perfeitamente equilibrado, limitou-se a gerir a vantagem no segundo dia de prova, num percurso marcado por pisos alternadamente secos e molhados, condições que exigiram prudência e consistência. O finlandês terminou com 4m43,5s de vantagem sobre o italiano Valter Pierangioli (Ford Sierra RS Cosworth 4×4), enquanto o polaco Maciej Lubiak (Porsche 911 2.7 RS), que liderava o CERH antes da prova portuguesa, fechou o pódio e assegurou o título da Categoria 2.

Richard Genesca (Subaru Legacy RS) foi quarto, seguido do campeão da Categoria 3, Jesus Ferreiro (Ford Escort RS 1800). Will Graham (BMW E30 M3), outro dos candidatos ao título absoluto, perdeu tempo com um pião no terceiro troço e terminou apenas em sexto. No balanço final do CERH, António Parisi (Porsche 911S) sagrou-se campeão da Categoria 1 (Pré-1970), Maciej Lubiak na Categoria 2 (1970-1975), Jesus Ferreiro na Categoria 3 (1976-1981) e Jari-Matti Latvala na Categoria 4 (1982-1992), além do título absoluto.

Na Taça de Portugal de Clássicos, Rui Ribeiro (Ford Escort MK2) venceu, seguido por César Fernandes (Ford Escort MKI) e Armando Marques (Toyota Starlet). Já no Campeonato Norte de Ralis, disputado apenas no sábado, Mário Castro (Renault Clio RS) triunfou em Fafe, batendo Rafael Cunha (Ford Fiesta R200) por 11,6 segundos e garantindo o título de 2RM. Tiago Silva (Ford Fiesta R5), já campeão absoluto, fechou o pódio.

“Conquistar este título no CERH era muito importante, daí que neste segundo dia tivesse andado com algumas cautelas para assegurar a vitória. Hoje, as condições estavam mais difíceis, com o piso a alternar entre o seco e o molhado. Portanto, qualquer erro poderia deitar tudo a perder. Adorei o rali, as classificativas eram interessantes e diverti-me bastante”, declarou um satisfeito Jari-Matti Latvala.
O polaco Maciej Lubiak reconheceu o valor do novo campeão: “O meu propósito era sagrar-me campeão da Categoria 2, porque, a nível absoluto, o Latvala é mesmo muito rápido e torna-se difícil competir com ele. Consegui e estou muito satisfeito por levar aquele título para casa.”
Já o britânico Will Graham lamentou o erro que comprometeu o seu resultado: “Cometi um pião no terceiro troço e percebi que, com o piso tão escorregadio, teria de andar com mais cautelas para concluir o rali.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






