Polémica terminou: FPAK liberalizou combustíveis no CPR

Por a 21 Junho 2025 15:22

Está, pelo menos para já, resolvida toda a polémica surgida com a questão dos combustíveis, já que depois de uma reunião que teve lugar ontem, sexta-feira, entre a FPAK e as equipas/pilotos, a federação decidiu liberalizar os combustíveis no Campeonato de Portugal de Ralis, adiando para 2026 possíveis alterações.

Segundo o comunicado publicado no site da FPAK: “No seguimento da derrogação do Art. 8 do Regulamento Técnico do Campeonato Portugal de Ralis no Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão a FPAK reuniu com as equipas participantes no CPR com veículos Rally2: Racing4You, Racing Factory, ARC Sport e Sports & You e por consenso unânime ficou estabelecido que para a restante temporada de 2025 os combustíveis serão liberalizados de acordo com os combustíveis permitidos pela FIA, exceção feita aos que utilizem etanol na sua composição.

Ficou igualmente definido que para 2026 serão regulamentados os combustíveis que vierem a ser definidos pela FIA para os veículos Rally2″, lê-se no comunicado.

Agora resta saber o que resultará da questão das classificações suspensas de Castelo Branco, já que o Colégio de Comissários Desportivos do Rali de Castelo Branco decidiu ser necessário esperar pelo resultado das análises laboratoriais, que irão ser feitas, às amostras de gasolina recolhidas em algumas viaturas do grupo RC2.

Como se sabe, algumas equipas optaram por não utilizar o combustível regulamentado recentemente pela FPAK, interponde mesmo uma reclamação da introdução de combustível único e obrigatório para todos os concorrentes, que não foi aceite alegando uma derrogação do regulamento, que era válida, pois foi aprovada pela FPAK.

O resumo da polémica dos Combustíveis

A polémica no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2025 surgiu quando a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) alterou as regras sobre o fornecimento de combustível pouco antes do Rali de Castelo Branco, gerando forte contestação entre pilotos e equipas.

Origem do problema

A The Racing Factory/Armindo Araújo solicitou uma alteração devido ao seu novo Skoda Fabia RS Rally2 (modelo 2025) não ter mapa para funcionar com as gasolinas sintéticas regulamentadas.

A FPAK respondeu impondo temporariamente um fornecedor único de combustível, abandonando a exigência de combustível 100% sintético.

Reações das equipas

Pedro Meireles e Ricardo Filipe anunciaram a sua ausência do Rali de Castelo Branco em protesto.

A ARC Sport (com Augusto Ramiro) decidiu participar, mas usando o combustível 100% sustentável, contrariando a decisão da FPAK.

Ricardo Filipe denunciou “dois pesos e duas medidas”, recordando que o seu pedido similar no Rali de Fafe foi negado.

José Pedro Fontes, como presidente da Associação de Pilotos de Ralis, tentou mediar uma solução entre as partes.

Críticas principais:

Alteração das regras “em cima da hora” sem consulta prévia a todas as equipas

Falta de diálogo e concertação entre a federação e os participantes

Custos adicionais não previstos para as equipas

Quebra de compromissos com patrocinadores ligados aos combustíveis sustentáveis

Contradição com a postura anterior da FPAK, que havia sido premiada em 2024 por usar combustível sustentável

Resolução

A FPAK acabou por recuar e, após reunião com as equipas/pilotos, decidiu liberalizar os combustíveis para o restante da temporada 2025, permitindo o uso de qualquer combustível aprovado pela FIA.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

5 comentários

  1. [email protected]

    21 Junho, 2025 at 17:49

    Polémica?! Qual polémica?! Isto não foi polémica alguma… Foi palhaçada!! Palhaçada vergonhosa…

  2. Nrpm

    21 Junho, 2025 at 18:01

    Zigzag em questões que não podem existir.

  3. jose melo

    21 Junho, 2025 at 19:45

    Nesta notícia falta uma peça que reputo de muito importante. Qual foi o resultado da Providência Cautelar, que aliás também foi aqui noticiada? É que palpita-me (posso estar errado porque não sei) que o resultado da Providência foi positivo, e que é precisamente esse resultado que obriga a FPAK a tomar esta decisão. É que se foi aceite, todas as provas que se disputassem com as regras que a FPAK instaurou no ultimo rallye, eram pura e simplesmente nulas em termos de resultados. Ia ser bonito. Engraçado que para a decisão anterior parece que não falou com as equipas ou terá falado com uma pequena parte, e agora parece ter aprendido alguma coisa, pois todos são importantes. Pelos resultados do rallye, e porque não vi/li nenhum piloto a falar dos combustíveis, fico com a sensação que será mais uma questão ecológica que de performance.

  4. José Luis Abreu

    22 Junho, 2025 at 10:03

    A reclamação apresentada por Pedro Almeida, contestando o conteúdo do Aditamento nº 1, onde se dá conta do uso obrigatório de combustível único para viaturas de Rally 2, não foi admitida pelo Colégio de Comissários Desportivos (CCD).
    https://www.autosport.pt/ralis/cnr-campeonato-nacional-de-ralis/rali-de-castelo-branco-reclamacao-de-pedro-almeida-nao-foi-admitida-pelo-ccd/

  5. jose melo

    22 Junho, 2025 at 10:50

Deixe aqui o seu comentário

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado