O ‘novo’ Hyundai i20 R5

Por a 21 Novembro 2019 14:37

O AutoSport foi à Sardenha ver o que andaram a fazer os homens da Hyundai com o seu i20 R5. Foi nas matas da zona de Olbia que o engenheiro responsável pelo i20 R5, Andrea Cisotti, um italiano nascido em Udine, nos explicou que “estamos a cumprir uma semana de testes para desenvolver o i20 R5.” E então, o que estão a testar? “Sendo este um carro para consumo interno, ou seja, para campeonatos locais, temos de o tornar mais amigo do piloto, pois dependendo da equipa e do campeonato, poderemos ter ao volante pilotos profissionais, amadores ou até ‘gentleman drivers’.”

Ou seja, o que se pretende é que todos possam guiar o i20 R5. Mas, não era isso que acontecia?

“Infelizmente, não. O nosso carro tinha algumas dificuldades no doseamento do acelerador, muito ‘on-off’ e havia algum desequilíbrio na afinação do chassis.”

Então, assim sendo, explique lá engenheiro, o que está diferente. “Mudamos a eletrónica do carro para o motor ser mais doseável.” Não resisti e interrompi lembrando que havia indicação que a Hyundai ia mexer no motor ao nível dos órgãos internos. “Infelizmente, não posso confirmar o que me está a dizer. Mudamos a eletrónica e o motor está mais amigo do piloto. Mas há mais alterações. Trocámos os fornecedores de amortecedores, agora trabalhamos com os franceses da PKM (que já trabalham com a equipa do WRC) e estamos a experimentar várias rampas dos diferenciais, nomeadamente, o traseiro.”

Andrea Cisotti não respondeu quando lhe perguntei porque não faziam o mesmo na frente, mas posso eu dizer-lhes que o Hyundai i20 R5 tem um peculiar sistema de tração integral que é híper fiável, mas tem um calcanhar de Aquiles: o diferencial dianteiro está dentro da caixa e para lá chegar há que desmontar a caixa de velocidades. Curiosamente, é tão fiável que nunca houve um abandono devido a problemas quer na caixa, quer no diferencial.

Mas havia mais novidades. “Sim” referiu Andrea Cisotti, “mudámos a direção e introduzimos algumas alterações no chassis.” E apesar do italiano não confirmar, o James Broomhead enviou-me um comunicado onde se confirma que há novos pistões e peças móveis dentro do motor. O bloco passou a debitar 290 cv, tem mais binário e melhor gestão do acelerador.

Exteriormente, o i20 R5 2020 terá espelhos retrovisores redesenhados, uma tomada de ar no tejadilho redesenhado e novas entradas de ar para arrefecer os travões e a caixa de velocidades. Tudo isto estará disponível para os clientes antigos num “kit” fornecido pela Hyundai Motorsport Customer Racing.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage