Quando uma brincadeira no karting custou uma vitória a Henri Toivonen

Por a 11 Agosto 2023 17:20


Henri Toivonen não necessita apresentações. E o seu talento e loucuras ao volante também não. Nos tempos em que ainda procurava afirmar-se e dava nas vistas ao volante de um Porsche 911 SC, disputando o Campeonato da Europa de Ralis, o finlandês viveu um episódio que poderá ter servido de lição para a sua carreira. Na edição de 1984, quando comandava a prova folgadamente (com cerca de seis minutos de vantagem sobre Billy Coleman) e o seu triunfo parecia mais do que garantido (mesmo se faltavam ainda 21 classificativas para o final do rali), Toivonen decidiu, no final da terceira etapa, participar numa corrida de karting com os amigos, em vez de ir descansar mais cedo. Só que nem tudo correu como o previsto e o piloto lesionou-se depois de se despistar. Apesar da sua desistência na quarta etapa da prova ter sido justificada com um problema de caixa de velocidades no Porsche, a verdade é que até ela chegar, Toivonen começou logo a perder tempo e muitos acreditaram que isso se ficou a dever à lesão contraída na perna esquerda, que impossibilitou o correto manuseamento da embraiagem do Porsche. Ora, poupando a embraiagem, seria difícil a Toivonen poupar também a caixa e daí ela não tenha suportado o esforço exigido.

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
gmirandar1989
gmirandar1989
7 anos atrás

Boa Tarde

De facto, o Toivonen lesionou-se na brincadeira dos karts, e depois teve mesmo que parar em consequencia desse incidente, e penso que de mais uma saida de estrada. No entanto, fica no ar a questao se a lesão não foi um excelente pretexto para o Cesare Fiorio permitir que um Lancia ganhasse o ERC (Carlo Capone), em vez de permitir que Toivonen, já piloto da Lancia, ganhasse o ERC com um Porsche da Prodrive, algo que seria um pouco anacrónico..

ernie
ernie
Reply to  gmirandar1989
7 anos atrás

Infelizmente já só o Fiorio lhe poderá responder, ou enviar um enviado especial, que se assegure que o meu caro gmirandar1989 morre de causas naturais debaixo da Ponte Vasco da Gama com uma poita amarrada aos tornozelos.
Mas creio que na altura o David Richards não ia “papar” esse “grupo”, porque a ele também lhe falta muito pouco para gangster. Para além de que a Rothmans como patrocinador ia ficar bastante zangada.
Deixemo-nos de teorias de conspiração, numa altura em que o ambiente até era bastante saudável.
Cumps.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo