Paulo Pinheiro: “Há muita vontade da Dorna em trazer o MotoGP para Portugal”

Por a 18 Fevereiro 2019 07:09

Falámos com Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve, e sendo a conversa sobre o MotoGP inevitável, a pergunta que se impõe é se existem contactos para trazer uma prova para Portugal, nomeadamente ao AIA?

Sim, há contactos muito

avançados, há muita vontade da Dorna em trazer a MotoGP para

Portugal para o Autódromo do Algarve, temos tido muitas reuniões

com eles e estão muito avançadas as negociações, só falta criar

as condições todas para que isso seja possível. Cá também há a

vontade política, não há oposição à ideia, o que há é que

criar um modelo de negócio que seja sustentável para todas as

partes, que traga vantagens à economia nacional, que seja uma coisa

boa para a economia nacional e que seja viável do ponto de vista

económico também para nós, não podemos ser nós a financiar, a

perder dinheiro, a ter prejuízo, para trazer a MotoGP a Portugal,

não queremos ganhar dinheiro mas também não queremos perder

dinheiro, tem de ser criar aqui um equilíbrio que seja aceitável e

bom para todas as partes…

Teria de ser sempre na

época baixa, não faz sentido trazer cá uma prova de MotoGP na

época alta de Turismo, era um contrassenso nunca fizemos isso nem

era agora que íamos fazer, portanto, faz todo o sentido marcar a

prova fora da época turística por assim dizer…

Mesmo com quatro outros

Grandes Prémios na Península Ibérica toda a gente acha que o

circuito é uma infraestrutura fantástica, e temos condições de

apoio para ter desde turismo, hotéis, restaurantes, é um sítio a

que qualquer pessoa traz os patrocinadores e toda a gente te boa

vontade, portanto é claramente um destino fantástico, além de que

a pista é unanimemente considerada uma das melhores do mundo, por

isso acho que temos tudo o que é necessário para que toda a gente

tenha vontade de vir até Portimão…

A marcar, teria de ser

para o fim da época, para ser muito desfasado de Jerez… Estamos a

trabalhar ativamente para que seja o mais cedo possível e o ideal

seria já 2020… Isso daria um campeonato com 20 provas, e há uma

série de circuitos a querer entrar, para a MotoGP, nós sabemos

isso, países com grande poder económico.

Nós, não tendo o poder

económico de outros circuitos, temos muitas outras vantagens, mas

pelos visto a Dorna aprecia as nossas vantagens independentemente da

questão monetária e o fator Miguel Oliveira é fundamental, é

fortíssimo, hoje em dia o Miguel é um herói nacional, é uma

referência, um exemplo e portanto acho que isso seria fantástico…

Também o facto de termos o Presidente da FIM, todos esses fatores em

conjunto contribuem para que haja boa vontade.

Seria o maior evento de Portugal nos últimos dez anos, provavelmente.

E o anúncio está para breve?

Sabes como são estas

coisas, não nos compete a nós dizer nada até estar tudo assinado,

preto no branco…

Que outros Campeonatos vêm ao AIA este ano?

Nós vamos ter mais uma

vez o European Le Mans Series, a última corrida do Campeonato mais

uma vez, que é a maior corrida de carros desportivos em Portugal,

vamos ter as 24 Horas Creventic, temos um série de Campeonatos mais

pequenos, temos um Calendário cheio com 10 corridas ao longo do ano,

o que é claramente interessante. Nas motos, temos Campeonato

Nacional duas vezes, e o Mundial de Superbike , depois temos os Seis

Dias de Enduro que para nós foi um desafio e um mundial que foi uma

surpresa ganhar, é uma prova gigantesca em termos de dimensão, do

número de pessoas envolvidas…

Nós vamos ser o centro

logístico e vão utilizar aqui uma das nossas especiais de

Todo-Terreno, mas depois é uma prova transversal a todas as regiões

do Algarve, que visita quase todos os concelhos algarvios, queremos

que seja uma grande festa do motociclismo mundial no Algarve, em

finais de Outubro, numa época em que, tradicionalmente, o Turismo é

mais fraco… Por isso mesmo, temos todas as condições para criar

um grande evento…

O que se tem feito para atrair espetadores às Superbike?

Para atrair espetadores às

Superbike, nós temos uma estratégia de facilitar a vinda ao

Autódromo às pessoas, temos acordos com a CP, temos uma empresa de

transportes , mais uma vez vai haver 2 autocarros todo o

fim-de-semana a circular entre Faro e Sagres a acabar no Circuito,

portanto não há razão para as pessoas não virem às Superbike,

até porque temos uma estratégia de preços bastante agressiva com

os bilhetes, há promoções constantes ao longo de todo o ano, até

praticamente às vésperas da corrida… temos feito tudo com as

marcas também, a parceria com a Yamaha tem funcionado muito bem, o

próprio Miguel Oliveira tem-se associado a nós na promoção e

divulgação da corrida, por isso acho que tudo aquilo que podia ser

feito, temos estado insistentemente a fazê-lo, senão não

organizávamos a prova.

Em termos dos comissários a experiência de organizar cá as Superbike também dá garantias…

Sim, ao longo dos anos

fomos trabalhando com várias organizações, começámos com o Motor

Clube do Estoril, que no arranque foi fundamental para irmos ganhando

a experiência, hoje somos praticamente autónomos, temos um Diretor

de Corrida nacional, que é o Délcio, temos os nossos comissários

que em conjunto com outros que vêm do Motor Clube do Estoril, de

Espanha, de outros sítios, tem sido uma associação perfeita e é

um fator que joga também a nosso favor, a qualidade da organização

desportiva que temos…

Paulo, com a AIA a caminho dos 11 anos, que reflexões fazes deste tempo? Foi mais fácil construir, ou posteriormente atrair o público?

Construir também foi

difícil, nós andámos sete anos, quase oito anos, a tratar do

licenciamento, depois construímos foi muito depressa, construímos

tudo em oito meses e desde que começámos a operar, em termos de

ocupação de pista, estamos sempre na linha da frente, somos sempre

claramente dos circuitos da Europa e do mundo com mais utilização.

Ainda o ano passado tivemos 348 dias que acho que deve ser um

recorde… está bem, não temos muito público… mas o público, a

aderência do público, é um problema transversal a todos os

desportos motorizados.

Se excluirmos a Fórmula 1 e a MotoGP, é um desafio para toda a gente. Há uma fotografia que costumo mostrar aos meus amigos quando falamos disso, que é do Red Bull Ring o ano passado do DTM, do vencedor a cortar a meta e não se vê um único espetador na bancada… Portanto, é um problema que toda a gente tem. Nós com as Superbike até acho que temos uma boa corrida, somos a segunda corrida do Campeonato com mais público, que acho que foi fantástico, com muito trabalho, muito esforço de toda a equipa, dos parceiros, dos jornais, das revistas, de toda a gente que está ligada ao motociclismo, mas hoje em dia é realmente um desafio trazer o púbico a corridas que não seja a Formula 1 e a MotoGP… Basta ver o que aconteceu em países como a Alemanha… Na Inglaterra, tens o BSB que tem crescido muito, mas é um fenómeno um bocado isolado, também fruto das condições muito particulares do mercado Inglês, mas não é fácil para ninguém…

Por Paulo Araújo

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MOTOGP
últimas Autosport
motogp
últimas Automais
motogp
Ativar notificações? Sim Não, obrigado