ROC: Sebastien Loeb vence Sebastian Vettel na final e sagra-se Campeão dos Campeões

Por a 6 Fevereiro 2022 15:10

Sébastien Loeb está a ter um começo de 2022 tremendo e depois de um segundo lugar no Dakar e uma tremenda vitória no Rali Monte Carlo, o francês venceu a Corrida dos Campeões. Na final enfrentou Sebastian Vettel e levou a melhor.

Depois de ontem termos visto a Taça das Nações, conquistada pela Noruega e pelos Solberg (Petter e o seu filho Oliver), hoje tivemos os confrontos individuais.

As primeiras rondas e os oitavos de final seria disputados por eliminatórias, ou seja, apenas um duelo e o mais rápido passava à fase seguinte. Os pilotos das pistas foram colocados num grupo e os pilotos de ralis e ralicross foram colocados noutro. Assim na final teríamos o melhor das pistas contra o melhor dos troços. A pista para hoje foi modificada, para uma versão mais longa, com os pilotos a tirarem mais partido das suas máquinas, tendo de se adaptar a diferentes estilos de condução.

O primeiro confronto foi entre Colton Herta (finalista da Taça das Nações pelos EUA) e Hélio Castroneves, com a vitória a cair para Herta e Castroneves a admitir que não se deu muito bem com a neve, habituado a temperaturas mais amenas. O segundo confronto do dia foi entre Jamie Chadwick e Mick Schumacher, com a jovem britânica a levar a melhor e a juntar-se a Herta nos oitavos de final.

Nos oitavos de final Herta levou a melhor sobre Chadwick que, tal como ontem, teve uma saída de pista que comprometeu as suas aspirações. Sebastian Vettel teve de enfrentar Emma Kimiläinen levando a melhor sobre a piloto que substituiu Valtteri Bottas. Jimmie Johnson enfrentou e venceu Mika Hakkinen e Tom Kristensen venceu David Coulthard. Assim, dos oitavos de final dos pilotos das pistas, passavam para os quartos Herta, Vettel, Johnson e Kristensen.

Nos oitavos de final dedicados aos pilotos de ralis e ralicross, Benito Guerra ficou pelo caminho, perdendo contra Oliver Solberg, perdendo a hipótese de revalidar o seu título. Sebastien Loeb levou a melhor sobre Petter Solberg, num duelo intenso decidido nos últimos metros. Num duelo de campeões do WRX Johan Kristoffersson venceu Timmy Hansen e Didier Auriol ficou pelo caminho, perdendo com Mattias Ekström. Passavam assim aos quartos de final Oliver Solberg, Loeb, Kristoffersson e Ekström.

Nos quartos de final, os duelos passaram a ter duas corridas e em caso de empate o melhor tempo total permitira passar às meias finais. Herta enfrentou Vettel este duo empatou, mas Vettel levou a melhor por 0.3 seg. claramente em melhor forma que ontem, onde não conseguiu vencer. No duelo Kristensen vs Johnson, o Mr. Le Mans levou a melhor sobre a lenda americana. Ambos ganharam uma corrida, mas o dinamarquês foi 0.6 seg. mais rápido. Nos duelos dos homens do Dirt Racing, Oliver Solberg teve de enfrentar Loeb, que venceu a primeira corrida. Na segunda empataram ao milésimo, mas a vantagem caiu para o francês. No duelo de compatriotas, Kristoffersson e Ekström lutaram entre si, também com uma vitória cada, mas o melhor tempo foi feito por Ekström.

Assim, nas meias finais que decidiam o melhor das pistas e o melhor dos ralis, tínhamos Vettel vs Kristensen e Loeb vs Ekström. A passagem à final era decidida à melhor de três. No duelo das pistas, a primeira vitória caiu facilmente para Vettel, pois Kristensen teve problemas técnicos com o seu carro. Vettel venceu a segunda corrida e garantia assim a passagem à final, assegurando o título não oficial de melhor piloto de pistas neste novo formato. No confronto Loeb vs Ekström o equilíbrio foi maior, Loeb venceu o primeiro duelo mas na segunda corrida um erro do francês abriu a porta à recuperação de Ekström. Na corrida final, Loeb levou a melhor, carimbou a passagem à final e era o melhor dos pilotos de ralis.

Na final tínhamos então um duelo de Seb. Loeb venceu os dois primeiros confrontos, mas a terceira ida para a pista ficou marcada por saídas de pistas de ambos os pilotos. Vettel ia batendo contra a ponte e por duas vezes se encostou aos bancos de neve que ladeavam a pista enquanto Loeb cometeu um erro e perdeu muito tempo, caindo a vitória para Vettel. Mas no quarto confronto, Loeb levou a melhor e tornou-se Campeão dos Campeões pela quarta vez.

Foram dois dias de excelente competição e acima de tudo muita camaradagem entre pilotos. A ROC é um evento especial em que os pilotos se juntam para passar um bom momento, mas ao mesmo tempo não esquecem a sua essência de querer ganhar sempre. Há alguns destaques, como o caso de Loeb que aos 47 anos continua a colecionar triunfos a um ritmo impressionante. Não é frequente ver o francês a sorrir, mas hoje vimos Loeb sorridente, visivelmente satisfeito com a vitória e com uma postura bem diferente do habitual. Vettel esteve no seu ambiente. Um apaixonado pelo desporto motorizado, viveu estes dias como se uma visita de estudo se tratasse, falando com grandes campeões e fazendo atividades que não é habitual fazer. A sua boa disposição é contagiante mas nem por isso facilitou e se ontem esteve bem abaixo do esperado, hoje esteve muito bem e apenas foi batido por Loeb que domina este tipo de condução muito melhor. Este evento é único pois só neste contexto poderíamos ter Loeb contra Vettel. Há também a destacar os Solberg. Pai e filho têm uma energia tremenda, sempre de sorriso estampado na cara, vibrando a cada manobra e a cada vitória. A forma apaixonada como vivem o desporto e viveram estes dias é uma lufada de ar fresco. Foram um espetáculo dentro do espetáculo. Os “Rapazes da Califórnia” Colton Herta e Jimmie Johnson mostraram que também têm argumentos na neve e deram um bom espetáculo. É uma forma diferente, mais leve e mais sorridente de ver o desporto motorizado. Há competição, os pilotos são obrigados a sair da sua zona de conforto e a mostrar o seu talento puro, sem ajudas, mas acima de tudo à vontade de passar um bom momento. Foram dois dias bem passados, numa pista gelada que acabou por ser revelar muito mais interessante do que o esperado.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ivo Rafael Machado
Ivo Rafael Machado
2 anos atrás

Sr. José Luís Abreu, para quando “Nem tanto ao mar, nem tanto à terra – II”?

831ABO
831ABO
2 anos atrás

Notável. Na neve, o Vettel bateu-se quase de igual para igual com o melhor piloto de ralis de sempre, e um dos mais polivalentes da actualidade. Nada mau para um piloto «mediano», «desmotivado» e «acabado» – como alguns dizem por aqui.

RedDevil
RedDevil
Reply to  831ABO
2 anos atrás

LOL… foi uma corrida numa “geringonça” da Polaris… nada a anotar….

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado