FIA Extreme H World Cup: Jameel Motorsport fez história

Por a 12 Outubro 2025 17:18

A equipa Jameel Motorsport fez história ao vencer a primeira edição da FIA Extreme H World Cup, disputada este sábado (11 de outubro) em Qiddiya City, na Arábia Saudita. Os pilotos Molly Taylor e Kevin Hansen venceram na estreia mundial de uma competição automóvel alimentada a hidrogénio e oficialmente sancionada pela FIA.

A série internacional de corridas off-road sucede ao campeonato elétrico Extreme E e mantém o foco na sustentabilidade, inovação tecnológica e igualdade de género, exigindo que cada equipa alinhe um piloto masculino e uma piloto feminina.

O formato inclui contra-relógios, duelos diretos e corridas com múltiplos carros, que atribuem pontos determinantes para a grelha da final da World Cup. Os veículos utilizados, os Spark Pioneer 25, são SUVs equipados com células de combustível de hidrogénio, capazes de gerar cerca de 540 cavalos e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos. Além da propulsão, o próprio evento integra o uso de hidrogénio na infraestrutura, reforçando o compromisso com a redução de emissões e a promoção de tecnologias limpas no automobilismo.

O primeiro capítulo

Durante três dias de intensa competição, 16 dos melhores pilotos de todo-o-terreno, distribuídos por oito equipas mistas — cada uma com um homem e uma mulher ao volante —, enfrentaram os exigentes terrenos do deserto saudita nas três disciplinas distintas.

A dupla da Jameel Motorsport iniciou o evento com o segundo lugar nos Time Trials, antes de vencer cinco duelos diretos na sexta-feira. No sábado, triunfou novamente na primeira corrida, garantindo a pole position para a final.

Na corrida decisiva, Hansen arrancou na frente e rapidamente consolidou a liderança. Após a troca de pilotos, Taylor manteve o ritmo e levou o carro até à vitória, cruzando a meta com mais de sete segundos de vantagem sobre os adversários.

O pódio ficou completo com Carl Cox Motorsport (Klara Andersson/Timo Scheider) em segundo e Team EVEN (Hedda Hosås/Ole Christian Veiby) em terceiro, após uma final marcada pela competitividade e pelo espetáculo.

O evento inaugural da FIA Extreme H World Cup foi amplamente considerado um marco tecnológico e desportivo, demonstrando o potencial das energias sustentáveis no automobilismo e promovendo a igualdade de género através do formato inovador de duplas mistas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado