Williams pode desaparecer da Fórmula 1

Por a 29 Maio 2020 10:17

É uma pena, mas a verdade é que ao por a sua equipa à venda, o nome Williams pode desaparecer da Fórmula 1, onde está desde 1977, há quase 43 anos. Ainda assim a vice-diretora da equipa, Claire Williams, assegura que não foram feitos despedimentos, referindo-se também à possibilidade de ver o nome da equipa desaparecer: “É muito cedo para traçar cenários sobre o que a equipa pode ou não ser chamada. Penso que a família Williams certamente gostaria sempre de ver o nome Williams na Fórmula 1 e isto não significa que não fiquemos cá por muitos mais anos, pois para nós, trata-se de assegurar o futuro da nossa equipa”, acrescentando ainda que esta situação se deve não só à pandemia, mas si quem foi exacerbada por ela: “Nenhum factor-chave pode ser atribuído. Há uma série de factores que nos conduziram a esta decisão”.

A segunda equipa mais titulada da Fórmula 1 a seguir à Ferrari continua a ser arrastada pela lama da amargura e da falta de dinheiro, tendo sido uma de duas equipas que em 2019 perderam dinheiro. Os dias de glória da formação criada por Sir Frank Williams perderam-se na poeira do tempo e o que vai acontecer a partir daqui será decisivo para a Williams F1 Grand Prix Team sobreviver.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
38 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
3 anos atrás

Há mais automobilismo além da f1. Ker dizer, se nos tempos actuais os times pequenos se permitem- pela 1ª vez na História- de dizer abertamente que querem ser ajudados a competir com os grandes, e a FIA dá-lhes razão!! (imagine-s se um atleta dissesse “nós tempos tambem q ter a possibilidade de vencer, metam chumbo nas sapatilhas do Bolt… Isto é uma palhaçada, mas aqui nesta F1 chamam “competiçao mais justa, equitativa) e de certeza q as coisas nao ficarão por aqui: visto q as equipas pequenas apontam sempre para poupar, aposto q utilizarao 50% do orçamento do budget cap… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

Independência ou morte.
Eu nunca fui dos que criticou a Claire mas o discurso de independência inflexível num período em que até os grandes constructores estão a fazer sinergias é estúpido.
Parece que vou ficar sem equipa de F1! E não estou chateado, só desapontado.
Para se ser independente tem que se ter um plano de gestão inteligente.

old-player
old-player
3 anos atrás

A Williams acaba agora mesmo de mudar o nome da página oficial no Facebook, mudou de Rokit Williams Racing, para somente Williams Racing. Algo está a acontecer

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  old-player
3 anos atrás

Simples rescindiram com a Rokit.

F1_4ever
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Foi a Rockit que terminou o acordo com a Williams.

mindgamesracing
mindgamesracing
3 anos atrás

Tenho uma grande admiração por Frank Williams e até carinho por determinadas decisões na sua gestão e a forma encorajadora e inspiradora que tem face à sua condição física.
Mas os tempos áureos da Williams foram na era de Patrick Head.

McFamba
McFamba
3 anos atrás

Devia de ser um pouco como noutros desportos, haver primeira e segunda divisão. Descia este ano e para o ano poderia subir. Ridículo, eu sei, só digo isto para apenas expressar a minha tristeza por ver uma equipa tão conceituada no mundo da F1 desaparecer (pelo menos o nome). Não será a primeira vez, aconteceu no passado, desde a BRM á Lotus. Mandam os resultados e o … dinheiro! A F1 continua!

Pity
Pity
Reply to  McFamba
3 anos atrás

Segundo li noutro site, estão a tentar vender só parte da equipa, ou seja, arranjarem um sócio com (muito) dinheiro, se o conseguirem, o nome da equipa deve ficar.

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

o que esperavam ??? erros sucessivos .. equipa gerida por uma mulher …. onde é que se viu ??? façam como a Mclaren e metam alguem com qualidade a tomar conta dos destinos da equipa… muito antes desta maldita pandemia já a gestão da Clarinha era um desastre total , não venham com tangas…. é o que faz a teoria da sucessão familiar em vez de escolherem os melhores…. espero que se salvem, fazem muita falta , mas terão de mudar a gestão rapidamente.

Pity
Pity
Reply to  driver-on-track
3 anos atrás

Tem alguma coisa contra as mulheres? São tão capazes como os homens. E olhe que há homens bem mais incompetentes que as mulheres.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
3 anos atrás

Tem e temos muitos um pouco. Para o bem e para o normal, normalmente somos criados por uma.
Mas traumas de infância à parte (lol), é preciso alguma má vontade para apontar a má gestão seja de quem for, a um sexo. A realidade prova que tanto homens como mulheres podem ser tanto excelentes, como gestores catastróficos. Na F1 até podemos ter tido más gestoras mas também posso dizer que houve muitos mais maus gestores homens! Sem a base estatística o que é que isso explica? Nada.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Exactamente, há bom e mau em ambos os sexos.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

para o bem e para o mal*

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  driver-on-track
3 anos atrás

Deveria ter vergonha desse comentário machista.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  driver-on-track
3 anos atrás

Sempre com o chavão “ah e tal é porque é mulher”. O Cyril, o Boullier e tantos outros, incluíndo os vários outros gestores masculinos da Williams falham porquê? Porque são casados com mulheres é?

Deixe de culpar o insucesso no que as pessoas têm entre as pernas, isto nada tem haver com ser mulher ou homem, tem haver se é competente ou não. Se a Claire fosse um homem, seria igualmente incompetente e aí qual seria a sua desculpa?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Ele ia dizer que era uma mulher presa no corpo dum homem! Lol.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  driver-on-track
3 anos atrás

Driver-on-track mas é só mesmo on track, porque aqui disse uma grande porcaria. Se fosse gestor deste site bania-o. Já agora, não se esqueça que quem dirige a União Europeia é uma mulher, e acabou há uns dias de fazer algo que um homem nunca conseguiria fazer. Algo que o pode ajudar a si.

MiguelCosta
MiguelCosta
3 anos atrás

Acho que a ideia do pai era aproveitar a formação dela em Marketing, uma vez que ele próprio, apesar de não ter curso, teve algumas ideias brilhantes nesse campo, como aquela de pintar o carro com as cores da Fly Saudia e plantá-lo à porta do hotel do Sheik para o convencer a patrocinar a equipa. A filha a unica ideia que teve foi convencer o Stroll a pagar mais do que o normal pelo lugar do filho e agora fez o mesmo com o pai de outro piloto mediocre, o Lafiti. A escolha teria sido mais feliz com o… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Acabo de ler uma notícia que a parceria com a Rokit terminou e que formalmente começaram o processo de venda parcial ou total da equipa.

Espero que mesmo que a vendam, alguém a mantenha como Williams, pelo nome que é na F1. Embora duvido que isso aconteça…

Mas vendo como iam as coisas, mesmo sem crise dificilmente via a Williams a sobreviver na F1.

FirstRow
FirstRow
3 anos atrás

Penso que eliminar o nome Williams por parte de um possível comprador seria um erro. Até porque a Williams é mais que uma equipa de F1. A Williams é também a advanced tecnologies e como tal preservar o nome faria todo o sentido mesmo que casando o mesmo com algum nome relacionado ao novo comprador. Assim tipo o caso da Sahara Force Índia onde na altura se manteve o Force Índia mas com o Sahara a juntar-se na designação. De resto é um cenário possível a equipa ser vendida pois são já muitas falhas desde há 15 anos que afundaram… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado