Williams pode desaparecer da Fórmula 1

Por a 29 Maio 2020 10:17

É uma pena, mas a verdade é que ao por a sua equipa à venda, o nome Williams pode desaparecer da Fórmula 1, onde está desde 1977, há quase 43 anos. Ainda assim a vice-diretora da equipa, Claire Williams, assegura que não foram feitos despedimentos, referindo-se também à possibilidade de ver o nome da equipa desaparecer: “É muito cedo para traçar cenários sobre o que a equipa pode ou não ser chamada. Penso que a família Williams certamente gostaria sempre de ver o nome Williams na Fórmula 1 e isto não significa que não fiquemos cá por muitos mais anos, pois para nós, trata-se de assegurar o futuro da nossa equipa”, acrescentando ainda que esta situação se deve não só à pandemia, mas si quem foi exacerbada por ela: “Nenhum factor-chave pode ser atribuído. Há uma série de factores que nos conduziram a esta decisão”.

A segunda equipa mais titulada da Fórmula 1 a seguir à Ferrari continua a ser arrastada pela lama da amargura e da falta de dinheiro, tendo sido uma de duas equipas que em 2019 perderam dinheiro. Os dias de glória da formação criada por Sir Frank Williams perderam-se na poeira do tempo e o que vai acontecer a partir daqui será decisivo para a Williams F1 Grand Prix Team sobreviver.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
38 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mariojscosta
mariojscosta
3 anos atrás

Uma triste notícia. Mas que já se esperava há algum tempo.

Lisboa
3 anos atrás

Se este ano, por algum motivo, não houver de facto F1, acredito que a Williams fecha portas, deixando 2 pilotos sem lugar na F1 para 2021.

O Russell e o Grosjean. O primeiro, caso o Vettel vá para a Mercedes e o segundo será substituído pelo Perez na Haas, que por sua vez verá o seu lugar fortemente comprado por outro bilionário canadiano.

Cágado1
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Até podes ter razão, mas explica lá melhor essa dança de cadeiras, que saltam saltos no circuito. Se a Williams sair, directamente quem perde o lugar é o Russell e Latifi.

Lisboa
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

A lógica é simples e passo a explicar. O Russell é piloto Mercedes, o que faz com que as restantes equipas sem motor Mercedes não o vão contratar. Apesar de ser um fantástico piloto, a Ferrari para 2021 já tem dupla, assim com a futura McLaren-Mercedes. Se ele não tiver lugar na Mercedes porque o Hamilton renovou e o Vettel foi para lá, não lhe resta mais hipóteses. Pois tirando a Red-Bull, as restantes equipas são “pagantes” e o Russell não tem o apoio certo para ir para uma estrutura B da Ferrari. Resta-lhe por ventura a Red-Bull, mas para… Ler mais »

Jorge
Jorge
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

A Haas é uma empresa de automação industrial, fica a correcção.

Lisboa
Reply to  Jorge
3 anos atrás

Tem razão, mas fiz a seguinte associação.
HAAS » NASCAR e depois, por alguma razão, fiquei com a Hendrick Motorsport (que em tempos forneceu motores para o carro do Gene Haas na NASCAR) na cabeça e esta sim, revende carros, entre os negócios.

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Uma teoria com um caminho muito tortuoso. Não seria mais simples o Latifi pai comprar a Williams e ficar tudo como está?

old-player
old-player
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pode ser uma hipótese, ou esse ou o Russo que também quer comprar uma equipa para o filho

Pity
Pity
Reply to  old-player
3 anos atrás

Vou mais pelo russo.

Lisboa
Reply to  Pity
3 anos atrás

E não seria ainda mais fácil comprar um lugar no Mercedes cor-de-rosa, do que andar a investir numa equipa inteira. Ainda por cima, ambos são canadianos e bilionários.

4RcNg
4RcNg
3 anos atrás

O problema não é de hoje. Sir Frank, teimoso e duro de dobrar, não planeou bem a sucessão.
Inventou uma lider que nunca o demonstrou ser.
Vimos a prestigiada equipa descer nos ultimos anos por uma espiral abrupta, doendo perceber até onde chegou.
Deixando de estar sob a alçada da familia, depois é indiferente. Apaga-se a mística. Para ter um fim como a Lotus, mais vale passar a ter outro nome e outra imagem qualquer. Nunca terá a mesma alma.

831ABO
831ABO
3 anos atrás

A confirmar-se o desaparecimento da marca Williams, chegará ao fim aquela que foi uma das aventuras mais bonitas e interessantes da F1. Uma equipa nascida da pura força de vontade e determinação de um homem que fez a sua própria sorte ao encontrar patrocínios no Médio Oriente, numa altura em que essa parte do mundo estava completamente alheada da F1. Depois de anos a perseverar com material inferior e um rol de pilotos pagantes, veio a primeira vitória, em 1979, por Clay Regazzoni, no GP da Grã-Bretanha; depois o título de Alan Jones no ano seguinte, e a partir daí… Ler mais »

can-am
can-am
3 anos atrás

Nada que não fosse previsível e desde há vários anos como sempre referi.

jem
jem
3 anos atrás

Claro que como qualquer empresa, tem como objetivo final dar lucro. Mas creio que nos últimos anos a Williams precisamente para preservar um lucro razoável (para o tamanho da equipa) terá investido menos do que podia nos carros de modo a serem mais competitivos. Muitos patrocinadores apoiaram a Williams devido ao historial e à esperança de que pudesse dar a volta, principalmente por terem motores Mercedes. Talvez fosse exigível andarem ao nível da equipa cor de rosa. E no primeiro ano em que perdem dinheiro colocam logo a equipa à venda, como quem diz, não pomos mais do n/ bolso.… Ler mais »

Pity
Pity
3 anos atrás

Há muito que a Williams estava em crise e a família aguentou o barco o mais que pôde. Esta crise afectou toda a gente, pelo que não é estranho que o patrocinador principal se tenha afastado. Outras equipas verão os seus patrocinadores debandarem e terão dificuldade em arranjar novos. Na melhor das hipóteses, só em 2022 a situação voltará ao normal. Esta é a oportunidade do Mazepin voltar a bater à porta da Williams, já que a Renault se vai manter na F1. Faço votos que quem comprar a equipa, a consiga manter saudável por muitos anos e que mantenha… Ler mais »

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

Uma péssima notícia mas que, como aqui já quase todos referiram, era infelizmente esperada.
A Pandemia pode ter agravado as coisas mas a equipa já estava “doente” há muito tempo e era apenas uma ténue sombra dos seus tempos de glória.
Das históricas restam a Ferrari e a Mclaren e mesmo esta última anda muito tremida…

Jose Marques
Jose Marques
3 anos atrás

mais uma vítima dos construtores que tomaram conta da F1 nas duas últimas décadas…

pedro_speed
pedro_speed
3 anos atrás

Esta Claire Williams conseguiu estragar tudo o que o pai fez …

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado