Villeneuve critica ‘Rosbergs’

Por a 23 Abril 2017 12:30

Sem papas na língua, como sempre, Jacques Villeneuve defendeu a ida de Fernando Alonso às Indy 500, e ‘atirou-se’ aos pilotos que o criticaram. Diz que são “Rosbergs”. O que significa, nós traduzimos: “Têm medo!”.

As críticas têm vários destinatários, mas vão especialmente para Romain Grosjean e Nico Hulkenberg que questionaram a ida de Alonso para uma oval – perigosa mas lendária – com pouca preparação. “Já o disse, penso que o que ele está a fazer mostra que é um piloto a sério”, disse o campeão do mundo de 1997 ao jornal espanhol AS.

Quando questionado sobre o que é um ‘piloto a sério’ o canadiano explicou: “apenas precisam de ouvir o que os outros pilotos disseram sobre esta decisão”. “Ouvi o Nico Hulkenberg e o Romain Grosjean a darem a sua opinião sobre o assunto. Hulkenberg disse que era perigoso, que não o faria e que só fez Le Mans porque era diferente. Soa-me a desculpas, existem duas classes de pilotos. Podes ser um Alonso ou um Rosberg e o Hulkenberg é um Rosberg”, terminou Villeneuve.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

13 comentários

  1. João Pereira

    23 Abril, 2017 at 14:20

    O título do artigo, apesar das aspas, induz um pouco no erro de que Villeneuve terá criticado Rosberg pai e filho, quando lendo o texto, na verdade só criticou o filho.
    Já notei que o AS, de há pouco tempo para cá faz os títulos um pouco ao estilo do CM.
    Keke Rosberg, apesar de ter sido campeão com apenas uma vitória, mas resultados muito consistentes numa altura em que ainda só os 6 primeiros marcavam pontos, voltou para defender o título e continuou a sua carreira por mais alguns anos, ao contrário do “rato de navio” que é o seu filho, que abandonou o barco antes que começasse a “borrasca” que já se previa e está a concretizar-se para este ano.
    Com respeito à opinião de Villeneuve, devo dizer que concordo com ele em relação a Alonso, mas acho que ele está a ser um pouco severo em relação a Grosjean e a Hulkenberg, que não sendo pilotos do nível que ele teve na Indycar e na F1, não merecem ser comparados a Rosberg, até porque nunca tiveram carro ou equipa para ganhar corridas, e muito menos campeonatos, para podermos avaliar se têm ou não estofo de campeão.

    • Frenando_Afondo™

      23 Abril, 2017 at 18:35

      E acho que Hulkenberg (não posso falar por Grojean porque não conheço a sua carreira), merece respeito pelo que fez nas fórmula inferiores, ganhando tudo até chegar à F1, já na F1 fez alguns brilharetes com monolugares bem inferiores (williams e sauber e agora até na renault, se compararmos com as performances do Palmer), sem falar que ganhou LeMans. Por isso acho que Hulkenberg é mais Alonso que outra coisa.

      Mas aqui para mim é simples, Hulkenberg e Grojean têm direito à sua opinião e que me lembro não foram nem ofensivos, nem desrespeitosos com Alonso, logo merecem respeito, coisa que o Villeneuve não o está a ser, sendo quase ofensivo.

      • João Pereira

        24 Abril, 2017 at 12:22

        Concordo com o que diz em relação ao Hulk, se bem que por vezes parece algo desmotivado, revelando alguma falta de combatividade e consistência, por isso não acho que seja tão parecido com Alonso, que sempre foi muito combativo. Talvez a sua permanência na Force India tenha sido demasiado longa.
        Grosjean, também foi um piloto de alto nível nas formulas de promoção e acesso à F1. Sempre muito combativo, mas a sua entrada na F1 com a Genii (Lotus)/Renault não foi muito abonatória, pelas inúmeras “trapalhadas” que fez, com demasiados incidentes em corrida e treinos.
        Quanto a chamar Rosberg a alguém, também concordo que pode ser considerado ofensivo. Eu não ia deixar Villeneuve sem resposta.
        Também concordo que Hulk e Grosjean não foram ofensivos para com Alonso, nem me parece que Villeneuve ache que o foram. Foram críticos na sua opinião, mas não ofensivos, e todos temos direitos à nossa opinião e a criticar desde que essa crítica seja baseada em conhecimento de causa. No entanto, também todos sabemos que Villeneuve desde sempre foi muito mordaz nas suas declarações, e por vezes provocador, principalmente a partir do momento em que a sua estrela começou a perder brilho.

  2. MVM

    23 Abril, 2017 at 19:56

    Considero ridículo pensar-se que o Rosberg deixou a F1 por cobardia, como muita gente – e, pelos vistos, o Jacques Villeneuve. O Nico Rosberg defrontou aquele que muitos consideram o melhor piloto actual e bateu-o na luta pelo título no ano passado. Se isto é cobardia, vou ali e já venho. Alguns parecem incapazes de ver que há mais que a F1 na vida de um piloto e que cada um faz o seu próprio tempo. Certamente o Rosberg foi mais sábio que o Villeneuve e o Alonso, cujas carreiras definharam penosamente depois de terem conhecido o sucesso.
    Embora não goste do Hülkenberg, inferir que ele é cobarde por considerar arriscado correr na Indy 500 é… enfim, é mais uma atoarda de um “analista” que raramente acerta no que diz. O Hülkenberg até devia ser elogiado pelo Villeneuve, se este fosse um bocadinho coerente, por ter participado e vencido em Le Mans, como os pilotos da “velha guarda”. Quanto ao Romain Grosjean, é um piloto capaz de levar qualquer tipo de automóvel ao limite. Penso que, se fosse possível um confronto directo entre ele e o Villeneuve, este último sairia a perder.
    Numa palavra, o Villeneuve perdeu uma rica oportunidade de estar calado. Mais uma.

    • Jabba

      24 Abril, 2017 at 11:16

      Concordo com tudo o que diz menos com a parte do Rosberg. Não podemos acreditar em tudo o que nos dizem. Acho que sabe isto perfeitamente, e quem já andou por dentro deste desporto sabe que nem tudo o que parece é!

    • João Pereira

      24 Abril, 2017 at 12:53

      Todos sabemos que Rosberg teve ajuda da Mercedes para ser campeão, porque a Mercedes queria um campeão alemão e a coisa estava a tardar em acontecer naturalmente. A “fuga” de Rosberg não caiu bem a ninguém na Mercedes, que nem teve tempo para aproveitar esse título em termos comerciais, e creio que Wolff se deve ter sentido “traído” embora tenha ficado calado, deve até ter tido alguma dificuldade em responder a algumas perguntas do Sr. de bigode que tem escritório na penthouse da sede da Daimler-Benz. Quanto a Lauda, todos sabemos o que pensa do assunto, Lauda que quase perdeu a vida a defender o seu primeiro título, e teve a coragem de voltar a vencer mais dois, apesar de olhar para o espelho todas as manhãs para fazer a barba antes de cada corrida…
      Pode crer que se Wolff e Lauda soubessem das intenções de Rosberg, um certo rolamento de cambota do carro #44 não tinha sido demasiado apertado.

      https://cdn-2.motorsport.com/static/img/amp/800000/830000/832000/832400/832452/s6_2256381/f1-malaysian-gp-2016-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w07-hybrid-retired-from-the-race-with.jpg

      Rosberg foi manhoso, sabia que tão depressa não seria capaz de ser campeão, e então decidiu não dar aos outros a possibilidade de o baterem, e “fingiu que ia ao WC e pisgou-se sem pagar a conta”.
      Quanto a Grosjean vs Villeneuve… Se relembrarmos o inícío fulgurante de Villeneuve na Indylights, Indycar e F1, com momentos como a ultrapassagem a Schumacher em 1995 na parabólica do Estoril, creio que Grosjean só levaria vantagem porque… Villeneuve já tem 46 anos.

      • [email protected]

        26 Abril, 2017 at 23:59

        Se o Rosberg tivesse tido ajuda da Ferrari para ser campeão é que era digno de admiração… acho que aconteceu o mesmo com o Hamilton quando foi campeão, como é natural.

        • João Pereira

          27 Abril, 2017 at 12:36

          A sério?! Acha mesmo que a Mercedes “abrandou” Rosberg alguma vez para favorecer o Hamilton?

  3. asfalto

    23 Abril, 2017 at 21:47

    Gostei do Villeneuve como piloto, em pista sempre foi rápido e justo, a falar, fala mais com o coração do-que com a cabeça, e acaba por ser injusto.

  4. Pneu quadrado

    24 Abril, 2017 at 8:21

    Todo o tipo de desporto motorizado é perigoso veja-se o caso de Billy Monger que sofreu um gravíssimo acidente numa categoria de formação e o villneuve tem razão

  5. Flávio 1982

    24 Abril, 2017 at 9:42

    A minha opinião é a mesma do MVM.

  6. Miguel Costa

    24 Abril, 2017 at 11:45

    Gosto do Villeneuve, mas jamais consideraria o abandono do Rosberg como covardia, senão vejamos, ganhou em quase todas as formulas de promoção, fez brilharetes com um Williams mau, e bateu-se com o Shummy sem medos durante 3 anos, e como se não basta-se bateu-se com um dos melhores pilotos da atual F1 durante mais 3 anos, o desgaste de longas temporadas contra estes dois, contra uma imprensa e adeptos que afirmaram que o Hamilton era melhor que ele, culminar esses anos todos com um titulo mundial deve ter sido um alivio brutal. Foi curtir a vida, porque como ele bem diz, há mais para lá da F1. E nem o Hulkenberg, que considero um excelente piloto e nem o Grosjean, que considero bom piloto mas nenhum fora de serie, passaram nem de perto nem de longe por isso para serem comparados com ele.

  7. francisco de paula magalhães minhava

    24 Abril, 2017 at 22:45

    Piloto excelente , pois não é qualquer um que consegue ser campeão na Formula 1 ( disputando com Schumacher ) , campeão na super competitiva Indy e vencer nas 500 milhas de Indianápolis , poucos conseguiram isso . No momento só me lembro de Emerson Fittipaldi e Mario Andretti a conseguir essa façanha , apesar de muitos pilotos terem tentado . Mas normalmente quando emite alguma opinião fala muita merda .

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado