Multar, suspender ou demitir Lewis Hamilton? Só a Mercedes sabe

Por a 29 Novembro 2016 19:23

Toto Wolff revelou estar “dividido” quanto à forma como a sua equipa deve reagir às táticas utilizadas por Lewis Hamilton na última prova da temporada, em Abu Dhabi, e ainda à maneira como o piloto inglês ignorou as ordens de Paddy Lowe para retomar o ritmo da corrida.

Numa última tentativa para ‘virar’ o jogo a seu favor, Lewis Hamilton reduziu o andamento de modo a permitir que Nico Rosberg fosse apanhado pelo pelotão liderado por Sebastian Vettel e Max Verstappen. Se Rosberg caísse do segundo posto que ocupava para o quarto lugar,  e Hamilton mantivesse a liderança, o inglês seria campeão. Mas Nico suportou a pressão, impedindo que essa estratégia funcionasse.

“Como as táticas do Hamilton eram um cenário altamente provável, houve muita discussão acerca do assunto antes da corrida”, revelou Wolff. “Não só durante a manhã de domingo, mas era claro que uma das formas possíveis de o Lewis vencer o campeonato era se o Nico fosse pressionado pelos pilotos que se encontravam atrás de si. Não foi uma surpresa”, adiantou.

Com medo de perder uma vitória certa, o diretor técnico Paddy Lowe manifestou-se via rádio nos instantes finais da prova para pedir a Hamilton que aumentasse o ritmo da corrida, cientes que o seu piloto estava a abrandar propositadamente. Mas Lewis ignorou aquilo que a Mercedes descreve como “uma das ordens mais altas” dentro dos estatutos da equipa, provocando a fúria de Wolff, e deixando no ar a hipótese do #44 ser multado, suspendido ou até mesmo demitido por ter desobedecido a uma ordem direta.

“O nosso principal objetivo ao longo dos últimos três anos, seja a primeira ou última corrida, é garantir a vitória. Podes questioná-lo, e até duvidar se é o princípio certo no futuro, mas foi o que fizemos no muro das boxes. Houve dois momentos em que essa situação estava em risco e foi por isso que lhe pedimos para aumentar o ritmo. Não foi por nenhum outro motivo”, continuou Wolff.

VÁRIOS CENÁRIOS EM ABERTO

“Sim, a instrução do Paddy é o nível mais alto das nossas regras de conduta. Inventámos este regulamento em conjunto, há alguns meses, numa mesa em Melbourne.  Mas novamente, encontro-me dividido. Há uma parte que me alerta para o facto de termos 1500 pessoas na equipa e 300 mil na Daimler que criaram e partilham valores. Eles respeitam esses valores e pôr em causa a estrutura em público significa que estás a colocar-te acima da equipa, em primeiro lugar. É muito simples. E a anarquia não funciona em nenhuma equipa ou empresa”, salientou o patrão da Mercedes Motorsport.

“A outra metade diz-me que a única hipótese do Lewis vencer o campeonato naquele momento era fazer o que fez, e talvez não possas exigir que um piloto de corridas que ainda por cima é um dos melhores, senão o melhor, aceite uma situação em que os seus instintos obrigam-no a não cumprir com a regra. Resta-nos agora encontrar uma solução para resolver esta situação no futuro porque o precedente foi aberto. Portanto deixem-me dormir sobre o assunto e arranjar uma solução amanhã”, revelou Wolff, aos microfones da Sky Sports.

Sobre o que poderá acontecer a Lewis Hamilton, Wolff deixou claro que todos os cenários estão em aberto:

“Tudo é possível, desde ‘vamos mudar as regras para o próximo ano uma vez que não funcionam nestas corridas decisivas’ a ‘vamos dar-lhes mais liberdade para lutarem um contra o outro’ – iremos consultá-los neste processo –  e ao lado mais duro, em que sentimos que os nossos valores não foram respeitados. Não tenho a certeza para onde caminhamos”, concluiu.

O antigo tricampeão do mundo Jackie Stewart foi uma das vozes mais críticas acerca desta postura de Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi que definiu o título.

 

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Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Demitir?? Estes gajos são totalmente malucos.
Não digo mais nada fod*-se, o Hamilton pode ser o que for, mas demitir um 3x campeão do mundo por isto? O Rosberg fez coisas mais graves em Spa 2014 e Catalunha 2016 por exemplo.

tifosi
tifosi
7 anos atrás

A própria equipa afirma reconhecer os possíveis comportamentos de Hamilton… Mas alguém tem dúvidas que a Mercedes queria o Rosberg campeão? Demitam o Hamilton, que já vos deu 2 campeonatos de Pilotos e 2 de Construtores (2014 e 2015) e fiquem com o “pápa restos”. Nem gerir uma dupla de pilotos sabem…a Ferrari agradece!

can-am
can-am
7 anos atrás

Mas estes srs têm a noção de que estão a falar com quem ? Estão a falar “apenas” com o 2º piloto mais vitorioso de sempre. Precisa mais a Mercedes do Hamilton do que o Hamilton da Mercedes. O que é que um Lauda ou um Stewart são ao pé do Hamilton ? Haja paciência. Só por educação e respeito à terceira idade! Eles que falem de baixo para cima que é o lugar deles. Não sejas sempre bom rapazinho Lewis e assume-te como um dos maiores de sempre que de facto és !

diabolique
diabolique
Reply to  can-am
7 anos atrás

Lá está você a dizer asneiras novamente. Então um Stewart ou um Lauda não são nada ao pé do Hamilton… Não me diga: nasceu em 2000 e então para si só o Hamilton é que conta porque tem mais vitórias…

RogerM
RogerM
Reply to  diabolique
7 anos atrás

Lol…concordo consigo…para mim o Lauda até com a idade que tem ainda fazia uma pole com este carro da Mercedes…e depois era de rir ver o que tinham para dizer estes putos que comentam. Naquele tempo eram máquinas ferozes difíceis de domar, sem tanto apoio aerodinâmico ou ajudas electrónicas como os Pilotos agora têm. Sem falar da parte de preparação que hoje em dia têm com os simuladores.

can-am
can-am
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Como anedota é boa ! O Lauda nunca foi um piloto rápido, foi sim um bom gestor de corridas dentro e fora das pistas,e à pala disso é que ganhou o que ganhou. Nem sequer está entre os grandes se sempre. Tem é sabido vender-se e pagar-se muito bem,mesmo depois de velho !

can-am
can-am
Reply to  diabolique
7 anos atrás

Se considera o Lauda um piloto rápido deve estar a fazer confusão com outra coisa qualquer.
Foi um bom gestor e um piloto forte tacticamente nada mais.
O Stewart foi realmente um grande piloto completissimo, embora tenha um palmarés objectivamente inferior ao do Hamilton. Mas obviamente que não se podem comparar épocas, por isso dizer-se que os de hoje seriam maus no passado ou que os bons do passado seriam óptimos hoje, é mera especulação opinativa.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  can-am
7 anos atrás

Não concordo, precisam uma da outra, Hamilton precisa da Mercedes porque esta tem a melhor estrutura actualmente, se ele quer ser o melhor piloto precisa do melhor carro, é inevitável. A Mercedes também precisa de Hamilton, afinal foi com ele que a equipa voltou às boas performances (e já em 2013), sem falar que assim que as outras equipas aproximarem-se a nível de performance, vão preicsar de Hamilton que tem um ritmo de corrida superior ao do Rosberg, é mais combativo nas lutas em pista e tem este espírito de lutador até ao fim. Isso num carro “normal”, vale ouro,… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

O Ayrton, o Prost ou Schumacher fizeram pior. A mercedes despedia um Prost ou um Senna? Equipa de totós. Muitas equipas ficam a aguardar. Espero que o vosso domínio acabe.

mharyus
mharyus
7 anos atrás

O que a Mercedes acha que sabe é que vai continuar a construir o melhor carro, mas se isso não acontecer toda a conversa muda.

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