Romain Grosjean regressou à F1, em Mugello
Romain Grosjean voltou ao cockpit de um carro de Fórmula 1 pela primeira vez desde o terrível acidente no Bahrein em 2020, completando um teste emocionante com a Haas em Mugello, sob a chuva. Agora com 39 anos, o francês reuniu-se com a equipa pela qual correu entre 2016 e 2020, pilotando o VF-23 2023 durante uma sessão de desenvolvimento da Pirelli.
Depois de se livrar da ferrugem inicial, rapidamente redescobriu o seu ritmo, chegando a fazer uma largada parada — a primeira desde o Bahrein 2020 — e brincou, dizendo que «desta vez foi muito melhor».

O dia teve um forte simbolismo, já que a despedida planeada de Grosjean da F1 em Abu Dhabi 2020 nunca aconteceu devido aos ferimentos causados pelo seu acidente violento. Em Mugello, ele foi recebido por antigos colegas, incluindo o diretor da equipa Haas, Ayao Komatsu, que foi seu engenheiro de corrida durante a temporada de estreia da equipa. Ele descreveu o reencontro como «único» e disse estar profundamente grato pela oportunidade de conduzir o carro de nova geração enquanto se reencontrava com rostos familiares do passado.
“Foi um dia chuvoso, um dia feliz, fantástico. Senti-me um pouco enferrujado no início, mas depois tudo voltou”, disse Grosjean. “Cheguei até a fazer uma largada parada, e adivinhem só, a minha última largada parada foi no Bahrein em 2020. Desta vez, foi muito melhor.”
“Estou muito grato por esta oportunidade única de ver algumas das pessoas que estiveram na Austrália em 2016 e de conduzir a nova geração de carros”, refletiu. “Foi fantástico e, mais uma vez, estou muito, muito grato. Não há palavras para descrever.”
Romain heads out on track at Mugello! 🤩💪
He is back driving an F1 car for the first time since 2020#F1 pic.twitter.com/ntBdWUTBeD
— Formula 1 (@F1) September 26, 2025
O momento mais emocionante aconteceu na sua última volta, quando membros da Haas, Ferrari, Red Bull e Pirelli se reuniram no pitlane para aplaudi-lo. A ovação, admitiu Grosjean, o levou às lágrimas:
“Eles fizeram-me chorar no final do dia!”, admitiu Grosjean. “Mantive a viseira baixada, mas na minha última volta, todos da Ferrari, Red Bull, Pirelli e, claro, da equipa Haas F1 estavam aqui, aplaudindo e dando-me uma ovação. Era algo que eu esperava em Abu Dhabi 2020 [para a sua despedida planejada da F1], mas acho que hoje foi ainda melhor.”
A very special guard of honor to end Romain’s day ❤️
Thank you @ScuderiaFerrari, @pirellisport & @redbullracing. This is F1 at its finest 👌😍#HaasF1 #F1 pic.twitter.com/jUZi2hYPFN
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) September 26, 2025
O que era para ser um teste de rotina da Pirelli tornou-se uma celebração simbólica da resiliência de Grosjean, do seu vínculo duradouro com a Haas e uma despedida há muito esperada do paddock da F1 — uma despedida que não foi marcada por fogo e caos, mas por chuva, gratidão e aplausos.
A fitting end for a true hero 👌❤️#HaasF1 #F1 | @RGrosjean @F1 pic.twitter.com/4w65JF3TWN
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) September 26, 2025
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






