Ponto da situação da polémica dos motores da Fórmula 1 2026

Por a 23 Dezembro 2025 11:55

Os novos regulamentos da Fórmula 1 para 2026, que limitam a taxa de compressão geométrica a 16:1, estão envoltos em polémica após a Mercedes e a Red Bull (Ford) serem acusadas de explorar uma lacuna do texto.

Alega-se que os motores, verificados estaticamente, a frio, operariam acima deste limite em pista devido à expansão térmica, garantindo uma vantagem de cerca de 10kW e até 0,4 segundos por volta.

Rivais como a Ferrari, Audi e Honda já manifestaram preocupação e ameaçam com protestos, enquanto a FIA mantém a validade do atual método de medição.

A controvérsia do limite de compressão

Os novos regulamentos para 2026 reduziram a taxa de compressão geométrica máxima de 18:1 para 16.0:1, com o objetivo de facilitar a entrada de novos fabricantes.

A Mercedes e a Red Bull (Ford) são acusadas de explorar o facto de a FIA medir esta taxa com o motor estático e à temperatura ambiente.

Através da expansão térmica dos materiais em pista (a altas temperaturas e rotações), estes motores operariam acima do limite de 16:1, mantendo-se legais durante a verificação estática a frio.

O impacto na performance

Simulações sugerem que aumentar a compressão de 16:1 para 18:1 pode render cerca de 10kW (13 cavalos) adicionais. Este ganho de potência traduz-se numa vantagem estimada entre 0,3 e 0,4 segundos por volta, dependendo da sensibilidade do circuito à potência.

Além da velocidade, uma maior compressão permite uma melhor eficiência de combustível, permitindo começar a corrida com um carro mais leve.

Ferrari, Audi e Honda (Aston Martin) enviaram uma carta conjunta à FIA expressando preocupação.

Como a arquitetura fundamental do motor é complexa e as unidades serão homologadas em março de 2026, os rivais temem não conseguir reagir antes de 2027.

Por tudo isto existe a possibilidade real de um protesto formal no GP da Austrália (abertura da temporada) caso a FIA não clarifique se os carros devem cumprir o limite de 16:1 “em todos os momentos” (incluindo em pista).

Possíveis Soluções e Futuro

Mecanismo de Convergência (ADUO): A FIA monitorizará a performance em 2025/2026. Se um fabricante estiver mais de 2% a 4% atrás do melhor motor, poderá ter direito a atualizações extras para tentar recuperar.

Uma das sugestões em discussão é abolir o limite de compressão ou regressar aos 18:1 em 2027, para que todos os fabricantes operem sob as mesmas condições sem ambiguidades de medição.

Até agora, a federação defende que o procedimento de medição a frio é o padrão estabelecido e que não seria justo alterá-lo subitamente agora que o desenvolvimento está quase concluído.

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3 comentários

  1. Pity

    23 Dezembro, 2025 at 13:30

    Eu sei que a espionagem é um ingrediente sempre presente na F1, e há quem diga que todos temos um preço. Todos não, eu não tenho. Pelos vistos há bufos na Mercedes e na Red Bull. Quem lhes paga? Posto isto:
    até este momento, 23/12/2025 às 13h25, nenhum carro está ilegal, nenhuma equipa burlou o regulamento, pela simples razão de que nenhum carro ainda foi para a pista e, mesmo quando for, só poderá ser considerado ilegal a partir do momento em que se inicie a qualificação em Melbourne.
    Se a FIA elabora regulamentos em que deixa áreas cinzentas, que não sabe ou não pode verificar, a culpa é dela, não das equipas. Estas não pagam aos seus engenheiros para ficarem a jogar sudoku o dia inteiro, mas sim para obterem o melhor resultado possível, incluindo a exploração de áreas cinzentas.

  2. jo baue

    23 Dezembro, 2025 at 17:19

    Por outras palavras, a .fia, vá- se lá saber porquê, teve que vir agora a terreiro a fim de ‘garantir’ que a mb desenvolveu a sua PU de acordo com o espírito e as normas da lei, e, mais ainda, que foram ao longo do tempo dialogando com essa marca.
    Mas.Falta o mas da 2a parte: olhando ao futuro a.fia está a avaliar modificações para 2027 concretamente a eliminação do limite actual, ou o regresso à taxa uniforme de 18:1para todas as equipas.

    Concluindo, veja-se o nível ( só as almas cândidas ou sem neurónios é que não o veem)a que desceu esta coisa chamada F1:Se sabiam todos até agora do que se passava ( diz-se que nesta F1 todos sabem sobre todos) porquê este chavascal ?!
    E pronto, mb campeã em 2026 ( ao menos que ganhasse o miúdo de Bolonha). Bem me disseram lá do Ilhéu que a cerimónia este ano da BBC foi curta e ‘talhante’.

  3. Pity

    23 Dezembro, 2025 at 17:49

    No meu primeiro comentário, esqueci-me de referir que os carros não são só motores, se fossem, a Williams teria sido 3ª e a Aston Martin teria sido 4ª este ano.

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