Opinião: Toto Wolff foi o “lobo mau” em Ímola

Por a 23 Abril 2021 16:45

Toto Wolff tem assumido cada vez mais protagonismo na F1 graças ao excelente trabalho que tem desenvolvido na Mercedes. A equipa tornou-se numa máquina de bater recordes e muito desse sucesso se deve ao contributo do austríaco, que tem tido um comportamento pouco propício a críticas. Mas em Ímola errou em toda a linha.

Há quem diga que Toto Wolff é o melhor chefe de equipa da história da F1 e estatisticamente esse é um facto irrefutável. Pessoalmente aprecio as qualidades de Wolff, quer pelo discurso, pela forma como lida com a sua equipa e por ser também um animal político feroz nos bastidores, algo que poderá não agradar a todos, mas que é fundamental para se ter sucesso na F1. Mas em Ímola pela primeira vez em muito tempo, achei que a sua postura e a forma como lidou com o incidente Valtteri Bottas / George Russell foi despropositada e pior que isso, contra a filosofia que implementou na equipa.

Não podemos esquecer que a F1 é também um desporto de paixões intensas e que para um líder que está habituado a ganhar, ver a vitória escapar por tão larga margem pode ser frustrante e por isso mereceria algum “desconto”. Mas a forma como colocou o maior peso da culpa do incidente em Russell não foi agradável de se ver. Primeiro a insinuação de que Russell deveria ter pensado melhor e visto que tinha um Mercedes à frente. Será que Wolff quer que Russell estenda a passadeira a cada vez que vir um carro preto nos espelhos, ou que levante o pé para não incomodar os Mercedes? Além de ser injusto para Russell, que tem de defender os interesses da sua atual equipa, passa uma mensagem pouco positiva, a fazer lembrar a “lei” que existe do lado da Red Bull e que não agrada aos fãs.

E depois o comentário da Clio Cup:

“Continuo a provocá-lo, disse que se ele fizer um bom trabalho pode estar num Mercedes, se não, iremos fazer a Clio Cup e hoje estamos mais perto da Clio Cup” disse Wolff sobre Russell.

Pode não ter sido essa a mensagem que quis passar, mas para quem ouve fica uma espécie de aviso: se voltas a fazer uma destas és despromovido. Ora isso soa mal por vários motivos. Russell tentou uma manobra ambiciosa que não correu bem contra um Mercedes claramente fora de posição. Russell reagiu mal no calor do momento, quando viu que a sua hipótese de pontuar se esfumou. Reagiu de cabeça quente depois nos comentários após a prova, do alto dos seus 23 anos de experiência. Russell fez o que qualquer piloto de F1 deveria ter feito… atacar e tentar ser feliz.

Wolff fez o que qualquer gestor de carreira de jovens não deveria fazer. Ameaçar. Se na Mercedes vigora a filosofia “no blame” ou seja, os membros da equipa têm liberdade para errar sem pressão, desde que tentem dar o melhor pela equipa, essa filosofia deveria ser aplicada a Russell que tentou fazer o melhor. E as ameaças de “despromoção” são claramente inapropriadas quando falamos de um dos maiores talentos jovens da F1. Sinceramente custa-me imaginar Helmut Marko fazer o mesmo a Max Verstappen no arranque da carreira da estrela da Red Bull, e Marko nem costuma ser meigo no discurso.

O ano será difícil para a Mercedes que tem pela frente uma luta dura com a Red Bull. Wolff poderá sentir essa pressão como talvez nunca sentiu até agora. Mas como chefe de equipa tinha obrigação de fazer melhor ou pelo menos, como fez Russell colocar a mão no peito e assumir o erro. Russell é o futuro da F1 e creio que não merecia ter ouvido de Wolff o que ouviu. A meu ver, um momento baixo do chefe da Mercedes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ZeCambota
ZeCambota
3 anos atrás

Grande exemplo de comparação, Helmut Marko, o senhor “sensibilidade e bom senso” em pessoa. Isto além de no meu ponto de vista não ter entendido o sentido do discurso do Toto Wolff todo em nome da defesa da marca Mercedes, não no da sua equipa.

RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

O Russel foi “extremamente optimista” naquela tentativa de ultrapassagem… e quem assim procede, tem grandes probabilidades de não acabar as corridas…
E quem quer lutar pelo título, tem mesmo que acabar as corridas…
E mais, aquela “explosão” do Russel após o acidente nunca é bem vista para a filosofia aplicada pela Mercedes. E, por duas razões, falta de controlo emocional e dificuldade em corrigir erros… Quem culpa os outros nunca consegue melhorar o seu desemenho porque… a culpa é dos outros…
Wolff foi pragmático como é hábito na equipa Mercedes… apenas isso…

MiguelCosta
MiguelCosta
3 anos atrás

Concordo em absoluto com o exagero da reação do Wolff, que na minha opinião roça o despotismo, de que até acho que o chefe da Mercedes sofre um “cadito”. A maneira como geriu o 1º toque entre o Rosberg e o Hamilton foi muito mais certa e pedagógica, ao resolver o assunto internamente e não nas bocas. Mas eu percebo que ele tem de defender o Bottas, pelas razões que toda a gente sabe (o Russell está preso por um contrato e não vai a lado nenhum mesmo que amue), por alguma razão não vimos o onboard do Mercedes, nas… Ler mais »

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  MiguelCosta
3 anos atrás

Não viu o onboard porque não quis, continua e sempre esteve disponível no site F1TV, até durante a corrida, mas há quem prefira suspeições, claro.

Pity
Pity
3 anos atrás

Mas que estupidez! Você gostava que lhe chamassem salazarista? E “salazarista” não é tão forte como “nazi” O Toto já nasceu depois do fim do nazismo! Quantos anos mais terão de passar para que acabe o estigma?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
3 anos atrás

“Salazarista e porque não?” Sei lá, pelo fascismo, a repressão, a censura, milhares de portugueses que viviam na miséria sem acesso a saúde e à escola acessível, apenas sendo criada o ensino básico apenas para uma doutrinação de um regime totalitarista, o que criava uma iliteracia cíclica nas camadas mais pobres da população. A falta de um salário mínimo para acabar com os abusos dos patrões, a censura política, a falta de democracia. A falta de acesso a electricidade e àgua potável nas periferias e nas partes mais remotas de Portugal. A quantidade de bairros da lata por toda Lisboa… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
can-am
can-am
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Sim pois.

Last edited 3 anos atrás by Speedway
bravojohny
bravojohny
3 anos atrás

Concordo.

can-am
can-am
3 anos atrás

O chefe de equipa tem todo o direito a puxar as orelhas a quem quiser.O Russell cometeu um erro de principiante e estragou a prova do Bottas, além da própria. Já não é a primeira vez em que o seu controle do carro deixa a desejar.O seu futuro como oficial da Mercedes acho que deu um valente passo atrás.São erros a mais, que podem ser sinal que ele não será tão bom piloto como muita imprensa o pinta. Aquilo que ele fez com o Mercedes(do Hamilton, que é diferente do outro Mercedes note-se), o ano passado muitos fariam também.É a… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Speedway
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Vilão? ele é um chefe de equipa, não o amigo deles. Um fez uma corrida horrível. Outro arruinou a possibilidade da Mercedes amealhar mais uns pontos, isto sendo da escola de pilotos da própria Mercedes. Wolff vai dizer o quê? E foi transparente, disse-o na imprensa, sem tretas. Podia ter dito “o que direi aos dois vou fazê-lo à porta fechada”, em vez disso disse-o para todos ouvirem. Mas pronto, é o “vilão”. lol

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Ó graganta_fonda amealhar mais uns pontos juntando os de quem? Foi graças á bandeira vermelha que o teu namorado conseguiu chegar a segundo. Tudo bem que o Lewis fez uma boa recuperação mas com uma volta de atraso era bem mais complicado. Já todos perceberam o fanboy extremo que és, mas nem na matemática serves. As mamadas ao Hamilton fazem te mal ao cérebro.

Carlitos 01
3 anos atrás

Quando a F1 começa a ter “donos” pode perder toda a sua graça.
O senhor Toto foi um verdadeiro tótó e não foi a primeira vez.

831ABO
831ABO
3 anos atrás

Bom, então agora só resta ao George Russell retirar o pedido de desculpa ao Bottas e o Toto Wolff deve retractar-se publicamente, porque afinal ele é que esteve mal nisto tudo.
Este Fábio Mendes já parece o Jacques Villeneuve: quando todos pensavam que tinha ganho bom senso, sai-se com um rol de disparates e volta à estaca zero.

917/30
3 anos atrás

De Imola e de 2021…não faz sentido ter mantido VB na equipa. Está a ser um ano perdido na carreira de GR. Todos acham o máximo LH ter disputado o título na sua 1ª época mas ao mesmo tempo não se importam que GR continue a ver os anos a passar ao volante do Williams, vai-se lá perceber porquê…

Last edited 3 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado