Opinião: Terá Toto Wolff falhado no seu primeiro teste de fogo?

Por a 19 Dezembro 2021 16:47

Estatisticamente, Toto Wolff é um dos melhores, senão mesmo o melhor chefe de equipa da história da F1. Mas, apesar dos números serem muito importantes, sabemos que não contam a história toda. Depois de sete anos de domínio absoluto, a Mercedes foi finalmente desafiada por outra equipa e perdeu o título de pilotos. Será que Wolf falhou no seu primeiro teste de fogo?

A Mercedes é uma estrutura fortíssima, que já mostrou por diversas vezes que consegue responder a momentos críticos. Foi assim das várias vezes que a Ferrari se aproximou dos Flechas de Prata nesta era híbrida. A Mercedes chegou a recear que a Scuderia pudesse ter vantagem, mas o soberbo trabalho da equipa germânica eliminou sempre a vantagem da Scuderia que, na verdade, nunca foi muito evidente. Temos o exemplo da saga do motor Ferrari, que no início de 2019 era a referência e que obrigou a Mercedes a encontrar mais performance. No entanto, a Ferrari foi obrigada a desfazer o trabalho, com o famoso acordo com a FIA, mas a Mercedes lucrou pois ficou com um motor ainda melhor. A Mercedes encontrou sempre solução para os desafios. 

O trabalho de Toto Wolff tem de ser elogiado. É verdade que recebeu uma estrutura já bem oleada e preparada para o desafio, fruto do trabalho de Ross Brawn, mas a entrada de Wolff na Mercedes trouxe uma filosofia mais saudável e positiva para a equipa. O conceito “culpa mínima, responsabilidade máxima” pretendeu retirar a pressão dos vários departamentos e dos indivíduos que trabalham na equipa, ao mesmo tempo que os responsabilizava mais. Assim, nunca ninguém apontou o dedo internamente (permitindo mais liberdade e assim mais criatividade) e a equipa sempre remou para o mesmo lado. O sucesso que a Mercedes tem conquistado tem vários responsáveis, mas Wolff é claramente um dos maiores responsáveis pelos feitos dos Flechas de Prata. 

Mas 2021 trouxe um desafio diferente a Wolff. Pela primeira vez teve de enfrentar a Red Bull e a sua estrutura. Wolff teve um “reinado” relativamente calmo até este ano, tendo apenas de lidar com a luta interna de 2016 entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Foi a primeira vez que Wolff foi desafiado e foi logo pela Red Bull. Christian Horner é um “animal político” que sabe movimentar-se na F1 como poucos, sabe usar a comunicação social e já lutou com a Ferrari e McLaren noutros tempos. Mais que isso, tem ao seu lado Helmut Marko, um apoio importantíssimo e poucas vezes valorizado. 

Do outro lado havia apenas Wolff, que além de se ver envolvido pela primeira vez numa luta destas proporções, não tinha o apoio de ninguém, numa estrutura ainda órfã de Niki Lauda. Lauda foi o farol da equipa, a voz da razão, o timoneiro que trazia calma e experiência à estrutura. A morte de Lauda foi mais do que a morte de um ícone do desporto. Foi a morte de uma peça importante na engrenagem da Mercedes que nunca foi substituída. A falta de Lauda fez-se sentir ao longo do ano, principalmente no último terço em que Wolff perdeu um pouco mais o controlo. 

Será que Wolff falhou como chefe de equipa? Não se pode dizer que falhou, pois a Mercedes enfrentou o desafio e conseguiu sair com um título. A Mercedes soube recuperar da desvantagem e chegar à última corrida com tudo para levar os dois títulos. Uma equipa que vence durante tanto tempo e que continua a colecionar vitórias, dificilmente tem uma má liderança. Wolff não falhou completamente  como chefe de equipa, mas pela primeira vez tropeçou e mostrou algum desnorte. Foi “picado” como nunca pela Red Bull e teve, sozinho, de enfrentar o duo “infernal” Horner/Marko. Wolff, pela primeira vez mostrou pontos fracos, desequilibrou-se. Não falhou completamente, mas o manto da invencibilidade foi rasgado e a sua liderança saiu enfraquecida. Faltou Lauda para dar equilíbrio, faltou outra voz de comando, mais experiente, mais lúcida talvez. Wolff soube terminar de construir uma estrutura tremenda, um trabalho que ainda agora lhe dá frutos. Mas foi o que mais perdeu este ano e a sua liderança ficou algo enfraquecida. Provou pela primeira vez as agruras das F1 e sentiu pela primeira vez o desafio de “velhas raposas”. Uma lição que terá sido aprendida? O futuro dirá.

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17 Comentários
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garantia4
garantia4
2 anos atrás

Era apenas questão de tempo isto aparecer.
“My Toto” ou “Don´t cry Sky, you did you´re best….” é de morrer….

https://www.youtube.com/watch?v=EoXqmhVuk0w

Last edited 2 anos atrás by jo baue
917/30
Reply to  garantia4
2 anos atrás

lol Muito bom! Obrigado pela partilha.

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
2 anos atrás

You´re welcome

pintinha
pintinha
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Falta o a outra metade do filme …. “só é preciso uma volta” … Christian Horner ordena, Masi obedece.
https://www.youtube.com/watch?v=GM1Dwx29c74

*RPMS*™
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Excelente! Isto está a ser um forrobodó desde que Verstappen venceu o campeonato… hahahaha

Cumprimentos

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

“Bottas had too much vodka again to help”

(Don´t cry Sky, you did YOUR best…)

ricfil
ricfil
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

É para compensar o forrobodó que foi a vitória do mesmo entregue pelo Todt e pelo Masi.

É que na pista, e no braço o Verstappen ganhava era nos ******* do Padre Inácio e toda a gente viu isso. Campeão de secretaria. Yes Sir. Como o Prost em 89. Sem tirar nem por.

A própria FIA admitiu o mesmo (na forma como o Masi e associados efectuaram a gestão daquele final de corrida), ainda que sem querer dar o braço a torcer.

Last edited 2 anos atrás by Ricfil
pintinha
pintinha
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Obg. muito bom … belo momento de humor

ri04071736
ri04071736
Reply to  garantia4
2 anos atrás

obrigado pela partilha… Esta de mais!

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Tem de haver sempre apenas 2 respostas em extremos opostos? Nunca há meio termo. Em 8 anos perde 1 e ganha 7. E neste ano recuperaram muito do atraso que tinham, e apesar dos lamentos das perdas de alterações no fundo plano, reais, o principal atraso estava nas Unidades Motrizes, em que a Honda fez um desenvolvimento enorme.

ZeCambota
ZeCambota
2 anos atrás

Mas falhou o quê? Ganhou o de equipas e perdeu o de pilotos sabe Deus… perdão, sabe Masi como.

zedasrodas
Reply to  ZeCambota
2 anos atrás

Não perca tempo a dizer verdades porque aqui o burgo gosta é de «guerra» e a redação vive á custa disso.

pintinha
pintinha
Reply to  ZeCambota
2 anos atrás

Se sabe … “só é preciso uma volta” …Christian Horner ordena, Masi obedece.
https://www.youtube.com/watch?v=GM1Dwx29c74

afmota
afmota
2 anos atrás

Se ser-se chefe de equipa que é campeã do mundo pela 8a vez consecutiva é um falhanço, então o sr. jornalista é um pateta.
O campeonato do mundo de pilotos foi para ao Verstappen apenas porque, e citando Christian Horner, um milagre aconteceu a 4 voltas do fim.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Falhou sim, e logo na 1ª vez em que teve um adversário. Está ao nível de um Briatore ( sim, não tem o registo criminal deste) com o acréscimo de usufruir de um poder político e mediático sem par na história da F1, e de orçamentos sem fundo, como atestou aquele refazer da suspensão traseira pós- Monza 2018. É certo que ganhou 15 títulos nos últimos 8 anos. E agora temos as hamiltonettes sempre a chorar por 5 voltas, que jamais se vê avaliadas com o mesmo metro usado nestes últimos oito anos. Para elas: Teria bastado que as regras… Ler mais »

afmota
afmota
Reply to  garantia4
2 anos atrás

É óbvio que não falhou por que tudo o que estava sob o seu controlo funcionou. Se perdeu por motivos alheios à sua responsabilidade, não pode ser inculpado de nada.
E por favor não esqueça que a Mercedes é campeã do mundo. Se alguém ganhou alguma coisa na equipa, foi ele.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Este artigo deverá ser outro Copy/Paste… mas chamar a isto o “primeiro teste de fogo” é ridículo…
Fazer da Mercedes a equipa que é, tendo ganho o que ganhou… e agora é que está fazendo o “teste de fogo”?… estes últimos 7 anos foram só um treino…foi?
E ainda com a agravante de como tudo se passou… é que foi preciso uma intervenção “artificial” do director de corrida para perder esse título… senão… tinha ganho…

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