Opinião: O contrassenso do “skakedown” de Barcelona

Por a 27 Janeiro 2022 11:45

Desde a chegada da Liberty ao leme da F1 que o Grande Circo abriu as suas portas e janelas aos fãs, mostrando muito mais e deixando para trás aquela ideia que a F1 era só para os mais abastados e que os restantes tinham de ficar com “as sobras”. A F1 voltou a ser o que era no passado… para todos. Era uma mudança há muito pedida, que Bernie Ecclestone fez sempre questão de negar e que a Liberty, com uma visão mais atual e adequada fez questão de aceder. Os resultados estão à vista e depois de anos a fio a perder interesse e fãs, a F1 voltou a crescer e dizer que foi apenas graças ao duelo Lewis Hamilton vs Max Verstappen é tremendamente injusto, pois a F1 já ia ganhando mais fãs, por ser muito mais acessível. A luta entre Hamilton e Verstappen foi uma espécie de presente de boas vindas aos muitos fãs que se foram interessando pela categoria.

É por isso difícil de entender porque os fãs não vão ter direito a imagens do primeiro teste, em Barcelona, que será realizado à porta fechada e, imaginamos nós, com pouca informação a passar para fora. A ameaça de que os primeiros dias de testes seriam feitos à porta fechada não era nova mas acabou infelizmente por se concretizar, tanto que agora o teste de Barcelona passou a se visto como um Shakedown. Surpreende a decisão pois apesar de ser uma nova era com carros novos, as unidades motrizes, apesar de novas, usam tecnologia já conhecida, pelo que o “perigo” de uma primeira semana de testes caótica, com demasiados problemas técnicos não faz sentido. Certamente que não será pior do que em 2014, onde houve acesso aos testes.

Alguns rumores davam conta de que a questão da transmissão ou não transmissão estava ligada aos direitos e aos valores associados. Assim, numa era em que a F1 está tão aberta ao público, o primeiro teste ser feito à porta fechada é um enorme contrassenso e dá toda a impressão que algo falou mais alto… e normalmente é o dinheiro que fala mais alto. O Bahrein tem uma carteira mais funda e não é descabido pensar que se terá pago mais para ter a “exclusividade”. Não deixa de ser um golpe publicitário receber os primeiros testes transmitidos da nova era. Serão as imagens que vão perdurar durante meses. É legítimo que a F1 queira ganhar dinheiro com os testes, afinal é uma forma de dar visibilidade ao campeonato e às pistas que os recebem. Mas depois de tanta publicidade, tanto se falar na nova era, os primeiros metros serão feitos à porta fechada. Para uma F1 mais aberta, mais acessível, esta decisão tem laivos de um outro tempo, desapontando todos os fãs de F1 que aguardam impacientemente pela nova era. Se o ano passado acabou mal, com toda a polémica em volta da final, este ano não começa da melhor forma, com uma decisão no mínimo muito discutível.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

“A F1 voltou a ser o que era no passado… para todos.”
Não vejo onde!
O que vi a Liberty fazer … foi tornar uma época de F1 numa série “novelesca” para os novos fans que a F1 atraiu nas redes sociais…
Esses novos fans são muito benéficos nos resultados dos $$$, mas em termos desportivos não vêm fazer bem nenhum…

Pity
Pity
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Concordo, mas…
A F1 precisa de novos fãs, muitos dos mais recentes, são fãs passageiros, mas alguns vão ficar… quando perceberem o que estão a ver. Esses vão tornar-se fãs a sério, como nós.

Scb2
Scb2
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

A informação disponível aumentou e muito, como aumentaram os conteúdos partilhados, de forma gratuita. Antes a F1 tinha a qualificação a corrida na tv e terminava, agora existe uma série de conteúdos (de todas as formas, técnicos também) disponível. Há uma margem muito maior para alguém pegar nos conteúdos disponibilizados poderem fazer videos explicativos, quando no tempo do tio patinhas, qualquer video com a designação “F1” era logo banido. E sim há novos fãs e ainda bem, senão a F1 morria antes de morrerem os fãs. Eu sei que há sempre aquela história de os mais velhos dizerem que os… Ler mais »

Génesis
Génesis
2 anos atrás

Excelente artigo Fábio, completamente de acordo.
A Fia / Liberty continuam a dar tiros nos pés e quem perde somos nós.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Sem cobertura tv, e sem publico, não fica mais difícil as equipas conseguirem imagens dos carros nomeadamente do fundo do carro que é um das áreas cruciais para este ano? Não poderá ter sido imposição de certas equipas?

garantia4
garantia4
Reply to  Scb2
2 anos atrás

Fazem o teste todos juntos, e não querem as câmeras para não darem “vantagem”, mas a quem? A nós que estamos em casa?!
Nunca o dirão, mas a questão é como sempre o vil dinheiro, o cheiro da exigência de exclusividade da parte do Bahrain sente-se à distância.

Scb2
Scb2
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Sim geralmente tem mecânicos a espreitar o fundo do carro dos adversários. E os olhos têm a mesma capacidade de câmaras (foi assim que a Aston Martin copiou o carro da mercedes, a olho)

garantia4
garantia4
Reply to  Scb2
2 anos atrás

A olho foi a MB apanhada com o DAS. Do terraço por cima das suas boxes em Montmeló. E a seguir uma pequena câmera a imortalizar o momento. Remember?

garantia4
garantia4
2 anos atrás

É a Formula Money. Onde os adeptos contam zero, como se comprovou também em Spa-Francorchamps..
Mas pensando melhor, era de admirar eles continuarem a permitir aos europeus o acesso livre aos testes por pouco dinheiro e onde se podia ver tanto. Quem será o génio de marketing, para o podermos cumprimentar? Ah sim, o Domenicali.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado