MOMENTOS DO ANO 2020: Setembro

Por a 4 Janeiro 2021 10:00

Bruno Magalhães vence e lidera campeonato

A dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 R5) venceu o Rali do Alto Tâmega, na sequência duma boa luta com Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia R5 evo). A dois troços do fim, a diferença era de 2.8s. Com três provas pela frente (acabou por haver somente mais uma) Bruno Magalhães tinha um ascendente de 8,69 pontos face a Armindo Araújo.

Acidente assustou no Rali Alto Tâmega

A PE2 do Rali do Alto Tâmega ficou marcada pelo aparatoso despiste do jovem inglês Ruari Bell, cujo Ford Fiesta 1.0L ficou quase sem travões depois duma zona rapidíssima da especial. Quando o piloto travou para o gancho à esquerda, o carro não respondeu, pois só uma roda travou, e como se pode calcular foi totalmente impossível evitar a saída. Infelizmente, aquela era uma zona onde estavam vários carros das forças de segurança, bombeiros, ambulância, e duas pessoas ficaram feridas, um bombeiro, e outra pessoa.

Félix da Costa condecorado

António Félix da Costa foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, na sequência do seu título de Campeão de Fórmula E: “Dia especial e um orgulho enorme ter sido condecorado pelo nosso Presidente com o grau de Comendador da Ordem do Mérito. Como tenho dito este titulo é nosso, é de Portugal. Obrigado!”

Pierre Gasly venceu em Monza

O Grande Prémio de Itália apresentou oportunidades a inúmeros pilotos, mas Pierre Gasly agarrou a sua com as duas mãos, conquistando uma vitória inesperada. Gasly aproveitou a oportunidade com que se deparou e agarrou-a com as duas mãos. Mesmo quando foi pressionado por Sainz, autor também ele de uma grande prova, não se deixou impressionar e com segurança caminhou para a sua primeira vitória na Fórmula 1. Foi o Safety-Car provocado pelos problemas de Magnussen que colocou Gasly na luta, uma vez que, também nesse momento, Hamilton cometeu a infração que lhe valeu um stop&go de 10 segundos.

Renault vai rebatizar equipa Alpine F1

A Alpine, uma marca nascida na competição automóvel, vai entrar no Mundial de Fórmula 1 pela primeira vez na sua história em 2021. Toda a estrutura Renault mantém-se na Fórmula 1, mas irá correr sob um novo nome e com novas cores a partir de 2021, depois do fabricante francês ter anunciado que irá passar a ser Alpine F1 Team. Novo esquema de cores, com as cores nacionais francesas de vermelho, branco e azul, a substituir o amarelo e o preto da Renault.

Primeira de Tanak com a Hyundai

Ott Tänak venceu o Rali da Estónia, o seu primeiro triunfo na Hyundai, e com este resultado colocou bem na luta pelo título. Craig Breen foi segundo, naquela que foi uma das suas melhores prestações de sempre no WRC. Sébastien Ogier manteve a liderança do campeonato e Kalle Rovanpera brilhou bem alto.

1000 x Ferrari

A Piazza della Signoria de Florença foi o cenário ideal para celebrar o 1000º Grande Prémio de Fórmula 1 da Ferrari. Uma fantástica efeméride da marca de Maranello, um número excecional que traz consigo muitos outros: é a única equipa que participou em todos os anos do Mundial de F1 desde 1950. Apesar dos tempos que vive, não tem para já rivais em termos de sucessos, com 16 títulos de construtores, 15 títulos de pilotos e 238 vitórias em corridas.

Carambola monumental

O GP da Toscânia Ferrari 1000 ficou marcado por mais um triunfo de Lewis Hamilton e também por vários acidentes, o principal e mais perigoso aquele que se deu na reta da meta depois do primeiro incidente que ‘eliminou’ Max Verstappen e Pierre Gasly e ‘quase’ Romain Grosjean, que conseguiu sair da escapatória de gravilha. No segundo acidente os monolugares do fundo da grelha aceleraram antes de Valtteri Bottas, o comandante da corrida, o ter feito, após a saída do Safety Car de pista e a carambola foi inevitável, pois havia carros a acelerar e outros à espera de Bottas, que acelerou só quando bem entendeu. Desta forma, Nicolas Latifi, Kevin Magnussen, Antonio Giovinazzi e Carlos Sainz ficaram fora de corrida com maiores ou menos danos. Ninguém se aleijou. Do mal o menos…

Vettel confirmado na Aston martin

Sebastian Vettel foi confirmado como piloto da Aston Martin Racing na F1 em 2021. Há muito que se aguardava por este desfecho, mas depois de declarações de Sergio Pérez a dizer que “não esperava mudanças”, chegou mesmo a pensar-se que Vettel poderia fazer um ano sabático antes de regressar à ‘nova’ F1 em 2022, mas o desfecho mais esperado acabou mesmo por se concretizar.

GT Open: Portugueses mais líderes

Henrique Chaves e Miguel Ramos saíram do Red Bull Ring mais primeiros no campeonato. Um triunfo, um quarto lugar e um ‘handicap’ mais favorável para Monza manteve a dupla em perfeita sintonia com o principal objetivo: serem Campeões do International GT Open. Um triunfo na primeira contenda, fruto da desclassificação de um adversário e um quarto lugar ‘provocado’ para terem um melhor handicap em Monza. Tudo isto resultou numa vantagem no comando do campeonato de pilotos superior à que tinham quando chegaram à Áustria.

Triunfo luso nas 24 Horas de Le Mans

Le Mans, que tantas vezes foi palco das nossas frustrações, desta vez não ‘resistiu’ ao talento e à determinação lusa. A bandeira nacional voltou a subir a um dos pódios mais desejados do desporto motorizado, desta vez em dose dupla. Filipe Albuquerque venceu em LMP2 e tornou-se virtual campeão mundial, mas foi apertado por outro campeão, António Félix da Costa. Os dois fizeram-nos sorrir e sentir um orgulho tremendo. Ah, é verdade, a Toyota venceu pela terceira vez consecutiva Le Mans.

Dois campeões do mundo no espaço de um mês

2020 pode estar a ser um ano terrível para muitos, mas ao nível do desporto motorizado nacional, 2020 será recordado por muito anos. Félix da Costa foi campeão do mundo de Fórmula E e Filipe Albuquerque é virtual campeão do mundo de Endurance em LMP2, apenas a categoria mais renhida e competitiva desta época do WEC. Orgulho é o primeiro adjetivo que surge na mente, mas também alegria por ver dois pilotos tão talentosos receberem o crédito que lhes é devido, alegria por ver um país tão pequeno e que olha de lado para o desporto a motor, a produzir talentos deste calibre. Portugal está de parabéns por ter dois embaixadores que fazem o que tão poucos conseguem… aliar talento, dedicação e trabalho, à humildade, sempre com um sorriso pronto para todos. Isto sim são exemplos que merecem ser dados aos miúdos. Isto sim é Portugal!

Elfyn Evans vence e tem WRC ‘na mão’

Elfyn Evans saiu vencedor de um Rali da Turquia absolutamente louco, em que chegou à liderança depois dos três primeiros furarem… no mesmo troço. Com este triunfo recuperou a liderança do Mundial e tornou-se o principal candidato ao título. Ott Tänak e Sébastien Ogier desistiram enquanto Thierry Neuville minimizou estragos com um segundo lugar, depois de furar. Evans realizou sempre uma prova mais do que suficiente para o quarto lugar, mas talvez tenha sido ele quem ouviu melhor as palavras do seu experiente colega de equipa, Ogier, quando na Estónia disse que a Turquia era para quem fosse mais inteligente, e quando os três da frente ‘furam’ e o quarto passa para a frente do rali não há muita volta a dar. Evans posicionou-se muito bem na luta pelo campeonato, e ficou com uma vantagem de 18 pontos sobre Ogier, com Tänak e Kalle Rovanperä empatados nos 70 pontos.

Mais um pódio para Sébastien Loeb

É verdade que o Rali da Turquia requer duplas muito experientes, mas Sébastien Loeb e Daniel Elena mostraram que se ainda tivessem motivação, provavelmente estariam a lutar pelo título. Já levam tudo na desportiva, mas foi notável chegarem à Turquia, 238 dias após a sua última aparição na WRC, e fazer uma prova sem sem erros. Só o furo não permitiu melhor. De resto fez bem quando lhe perguntaram se esta era a sua última participação no WRC: “desculpe, não percebi a pergunta…” E foi-se! Provavelmente ainda os vamos ver mais vezes. E ainda bem.

Covid-19 cancela WRX em Montalegre

A prova de Montalegre pontuável para o Mundial de Ralicross que estava agendada para os dias 10 e 11 de Outubro foi cancelada devido à evolução do estado da pandemia da Covid-19 em Portugal. No comunicado oficial, a organização da prova justifica o cancelamento pelas “contínuas preocupações de saúde global em relação à Covid-19”. De acordo com o comunicado, “a evolução atual da pandemia em Portugal, o novo Estado de Contingência imposto pelas autoridades portuguesas, que traz novas limitações às viagens internacionais e regras mais rígidas para eventos de massa”, não permitem a realização da prova.

Opel apresentou novo Corsa Rally4

Opel tornou-se no terceiro construtor a desenvolver um modelo para a nova pirâmide dos ralis da FIA. O novo Opel Corsa Rally4 sucede aos carros da M-Sport e da Peugeot. Tem homologação prevista para dezembro e estará disponível em 2021. Em Portugal, será comercializado pela Sports & You.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado