MOMENTOS DO ANO 2020: Outubro

Por a 4 Janeiro 2021 11:00

Lukyanuk domina a norte

Alexey Lukyanuk deu em Fafe importante passo para a conquista de mais um título europeu. O russo esteve sempre na frente da etapa portuguesa do ERC e ainda beneficiou do facto de nenhum dos seus rivais ter pontuado. Alexey Lukyanuk realizou uma segunda etapa de gestão da sua vantagem e a duas classificativas da meta dispunha de mais de 20 segundos de avanço para o segundo classificado. Contudo, o piloto viria a errar mais uma vez numa fase crucial da corrida e, na penúltima prova especial, um exagero com o travão de mão levou-o a fazer um pião e perder muito tempo. À entrada para o derradeiro troço cronometrado apenas 3,8 segundos separavam os dois primeiros classificados. Aí, Lukyanuk puxou dos seus galões e ganhou.

13h20m à marretada

Treze horas de trabalho e know how português colocaram o VW Polo de Solberg como novo. Oliver Solberg é apontado como uma das grandes promessas dos ralis mundiais, mas com apenas 19 anos é natural que ainda existam alguns momentos de fogosidade excessiva. Um desses momentos podia ter acabado com a participação do jovem sueco no Rally Fafe Montelongo logo no Shakedown, onde Solberg e o navegador Aaron Johnston sofreram uma saída de estrada que ‘limpou’ a traseira do Volkswagen Polo GTi R5. De imediato, a equipa de Petter Solberg começou a avaliar os estragos através das fotos que iam chegando ao Parque de Assistência, em Fafe, onde estava a equipa de mecânicos liderada por Marco Moreiras, português que esteve vários anos na equipa oficial da VW e que é um dos homens de confiança de Solberg nos ralis e ralicross: “Quando vi o carro pela primeira vez pensei que era missão impossível”. Mas não. 13 horas e 20 minutos depois e com muita marretada à mistura, quando Oliver Solberg e Aaron Johnston chegaram tinham um carro imaculado à sua espera.

Honda sai no fim de 2021

A Honda vai abandonar a Fórmula 1 no final da temporada 2021. O anúncio foi feito no início de outubro em Tóquio, e apesar de ser inesperado não é uma surpresa. Seja como for, tem implicações em vários quadrantes Numa altura em que os japoneses já perceberam que ficaram muito longe do que se propuseram fazer quando vieram para a F1, em 2015, e sabem que dificilmente lá chegariam a curto/médio prazo, optaram  pela saída, o que numa primeira análise deixou a Red Bull e Alpha Tauri em ‘maus lençóis’.

Sébastien Loeb no Dakar com a Prodrive

Sébastien Loeb definiu o seu futuro imediato e depois de anunciar o fim da sua ligação à Hyundai, assegurou o regresso ao Dakar, com um buggy RX, carro e equipa desenvolvido e preparado pela Prodrive. A sua paixão pelos desportos motorizados está longe de se esvair e apesar de Loeb ter passado a ser visto cada vez menos no WRC, especialmente quando rumou à equipa oficial da Peugeot no Dakar, nunca deixou de competir ao mais alto nível.

Tragédia levou Laura Salvo

Laura Salvo tinha 21 anos. Morreu a fazer o que mais gostava, a correr num carro de ralis. A tragédia abateu-se sobre os ralis ibéricos com a morte duma jovem na flor da idade. Marinha Grande, eram cerca de 9h50 da manhã da primeira especial da prova, Campos de Lis 1. Cerca de 600 metros depois de arrancar para o troço, numa zona muito rápida, onde se roda a mais de 150 Km/h, Miquel Socias e Laura Salvo saíram de estrada com o seu Peugeot 208 Rally4, numa zona com árvores a ladear a estrada, e o embate, muito forte, foi inevitável. As equipas médicas, rapidamente alertadas depressa chegaram ao local, pouco mais de dois minutos depois, mas infelizmente já nada havia a fazer e a jovem navegadora espanhola morreu no local.

Albuquerque Campeão da ELMS

Fenomenal! O que Filipe Albuquerque conseguiu esta época de 2020 foi assombroso, colecionando vitórias e títulos a um ritmo nunca visto. Em Monza, o português sagrou-se Campeão Europeu, título que junta ao de Campeão do Mundo e vencedor das 24h de Le Mans. Que época fantástica! Talvez nem em sonhos Filipe Albuquerque imaginasse ter uma época tão boa. Não por falta de talento, mas as corridas são muitas vezes um desporto ingrato que não dá o prémio merecido. Mas este ano o piloto de Coimbra está imparável, soma vitórias atrás de vitórias e depois do título mundial chega agora o título europeu, um feito inédito. Em Monza, mais um saboroso triunfo e o ambicionado título.

Monteiro voltou a sorrir

Não estava a ser um época fácil para Tiago Monteiro. As primeiras corridas foram pautadas pelo azar e por alguma falta de andamento, devido a um défice de velocidade de ponta. Mas na Hungria, uma pista em que esse aspeto não pesa tanto, os Honda mostraram um nível muito bom, com Guerrieri a saltar para a vice-liderança da competição e Monteiro a voltar aos pódios. No final da última corrida, Monteiro era um homem feliz pelo resultado e pela prestação da sua equipa.

Miguel Nunes tetracampeão

Ao dominar de forma clara o Rali Cidade de Santana, Miguel Nunes conquistou o seu quarto título absoluto madeirense da modalidade. Outros pilotos fizeram no norte da ilha a festa também nos agrupamentos. O Rali Cidade de Santana, quarta e penúltima prova do campeonato local, parecia votado a ser uma prova calma em termos competitivos pois nem Pedro Paixão nem Alexandre Camacho, estavam presentes. Bastava a Miguel Nunes controlar a concorrência para festejar mais um título, mas o piloto venceu as sete classificativas do programa, terminou com mais de um minuto e meio de vantagem para os seus perseguidores. Mais tarde, a FPAK homologou o campeonato, apesar de não ter havido número mínimo de provas na competição. Um decisão de bom senso.

GP de Portugal de F1: Hamilton triunfa e faz história com 92ª vitória

No regresso da Fórmula 1 a Portugal, após 25 anos de espera, Lewis Hamilton venceu confortavelmente o GP de Portugal de Fórmula 1, assegurando a 92ª vitória da sua carreira na disciplina e batendo dessa forma o anterior recorde de Michael Schumacher que tinha igualado há uma semana na Alemanha, no Nurburgring. O início do GP parecia não ir de encontro dos seus desejos, mas a sua superior capacidade de gestão dos pneus guindou-o ao degrau mais alto do pódio, tornando-se no piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1. Fez-se história em Portugal, e o AIA recebeu finalmente a corrida para a qual nasceu: a Fórmula 1.

AIA com tolerância zero nas bancadas ‘portimão’

O AIA Motor Clube, organizadores do GP de Portugal de F1, encetaram diligências para que fosse reforçado o policiamento no dia da corrida nas bancadas do AIA, depois de no sábado ter havido casos em que não foi respeitado o distanciamento social. Houve muitos problemas nas bancadas ‘Portimão’ e ‘Portimão 2’, que foram alvo de um significativo reforço de policiamento que visou garantir que as normas fossem cumpridas. Segundo testemunhas no local, não se via gente sem máscara, mas com o passar do tempo as pessoas iam mudando de posição para locais onde viam melhor e com isso existiram ajuntamentos. Mas houve mais problemas, nos acessos ao AIA. Longas filas tornaram o fim de semana num caos para muitos.

Morreu Claudino Romeiro

O mundo do desporto motorizado nacional ficou em choque com a notícia do falecimento de Claudino Romeiro, Presidente do Conselho de Comissários da FPAK. Num dia tão especial para o automobilismo nacional, o GP de Portugal de F1, a ‘família’ perde um homem que muito fez pelos ‘motores’ em Portugal. Era sem dúvida uma das ‘vozes’ mais credíveis no seio dos ralis, em Portugal.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado