MOMENTOS DO ANO 2020: Março

Por a 3 Janeiro 2021 14:30

Porque não F1 em Portugal?

No início de março, já o AutoSport falava em Grandes Prémios de reserva na F1. Referimos ser difícil, mas não impossível receber a F1 e sabíamos que o Autódromo Internacional do Algarve poderia estar interessado em assegurar um lugar de prova de reserva, desde que com a conjuntura certa. “Como é óbvio gostaríamos muito, e penso que temos as condições em termos de infraestruturas, mas penso que só o poderíamos ser numa situação em que a FOM assumisse um modelo diferente para organizar a corrida que não o atualmente em vigor”, afirmou Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar, na altura ao AutoSport. Isto no início de março. O tempo passou e todos sabemos o que aconteceu…

Acidente enlutou Rampa Porca de Murça

Não começou bem o Campeonato de Portugal de Montanha, com um grave acidente a causar duas vítimas mortais entre os espetadores. Luís Silva (BMW) saiu de estrada, embatendo violentamente nos rails, e logo de seguida num conjunto de espetadores. O acelerador do carro ficou preso, e o facto deste chegar à zona da meta ao uma velocidade não abaixo dos 160-170 Km/h, foi inevitável a batida nos rails do lado direito e o consequente despiste. Infelizmente, encontrava-se atrás dos rails um grupo numeroso de pessoas, várias delas foram colhidas e duas perderiam a vida, um homem e uma mulher. Ficaram ainda feridas mais oito pessoas. O piloto, Luís Silva não sofreu ferimentos, mas ficou muito abalado com o sucedido.

FIA criou comité de emergência para a Covid-19

O Conselho Mundial da FIA aprovou a criação de um comité de emergência para monitorizar a situação da Covid-19. Juntamente com os governos dos países e a OMS, a FIA vai usar este comité para decidir nos cancelamentos ou adiamentos das provas. Como seria de esperar, esses cancelamentos não se fizeram esperar e, como sabemos agora, isto foi só o começo…

Motores parados

Coronavírus ou COVID-19. Duas palavras que o ‘mundo motorizado’ tão cedo não irá esquecer. A temporada já se tinha iniciado em várias latitudes e competições, mas o surto que já passou a pandemia fez parar os motores em todas as competições motorizadas, pelo menos as supervisionadas pela FIA. Em Portugal não houve automobilismo durante vários meses, a FPAK emanou um comunicado em que anunciava a suspensão das competições, já que as prioridades passaram a ser outras. Inicialmente foram suspensas todas as provas até ao fim de semana de 3 a 5 de abril, mas como se sabe, o interregno durou mais tempo…

Rali do México encurtado

O Rali do México foi encurtado para que os elementos das equipas não tivessem problemas em regressar aos seus países de origem, já que a Europa estava a ‘fechar-se’ devido ao coronavírus, os EUA a endurecer medidas, e existia por isso risco que as equipas não conseguissem viajar conforme planeado. O Rali do México foi o único grande evento de desporto motorizado que foi avante nesse fim de semana, já que os organizadores e as autoridades mexicanas alegaram que toda a caravana já estava no país e este ainda não tinha grandes problemas com a pandemia. Ogier não queria correr, e durante o rali, quando Donald Trump endureceu as medidas para conter mais a entrada do vírus nos EUA a caravana do WRC começou a ficar bem mais nervosa, já que se falava também em manter aviões no chão. No sábado de manhã as equipas pressionaram para o cancelamento da prova e finalmente chegou-se a um acordo. Com o rali ainda a decorrer, no parque de assistência já muitos arrumavam as malas, algo nunca visto na história recente do WRC. Começou logo depois a corrida do regresso a casa…

Morreu Francisco Romãozinho

O desporto automóvel nacional perdeu este ano uma das suas grandes figuras, Francisco Romãozinho. Grande piloto de ralis e velocidade, e também um destacado gestor, deixou-nos aos 69 anos. Vencedor do Rali TAP de 69 e o primeiro piloto de ralis português a conduzir  um carro oficial, um Citroën DS21, o popular ‘Boca de Sapo’.

Morreu Rodrigo Vasconcelos

Morreu Rodrigo de Vasconcelos, uma pessoa que fez do Autocross e depois do Ralicross a sua paixão e alimentou-a com uma dedicação inigualável à causa. Claramente a modalidade perdeu em 2020 um dos seus grandes elementos. Foi fundador da Secção Automóvel da Associação de Cultura Musical de Lousada, que mais tarde deu origem ao Clube Automóvel de Lousada, foi Diretor de Prova, jornalista, piloto, cronometrista, e sobretudo incomodou todos aqueles que ele entendeu que não estavam a beneficiar a sua paixão.

Gil Antunes apresentou Dacia Sandero R4

Uma grande novidade do CPR, o Dacia Sandero R4 que Gil Antunes e Diogo Correia estrearam em Portugal. Após terem conquistado o lugar mais alto do pódio no CPR2, abraçaram agora um novo desafio, mudando-se para as quatro rodas motrizes ao volante do Dacia Sandero R4.

Pior crise na F1

Adiamentos, cancelamentos históricos, férias de verão na primavera, era assim que estava a F1 em março. O calendário estava longe de ser estruturado e o mundo em sobressalto por causa da Covid-19. A prioridade absoluta era (e é) a guerra ao vírus e o cancelamento ou adiamento das sete primeiras corridas previstas para a temporada de 2020, era algo sem quaisquer precedentes. A extensão do drama ainda estava por apurar e Chase Carey não tinha a certeza de quando a temporada 2020 poderia começar. Felizmente, as coisas iriam correr minimamente bem…

Nasceu o Ford Fiesta Rally4

Já conhecíamos o Peugeot 208 Rally, em março foi a vez do Ford Fiesta Rally4 ser apresentado. É o sucessor do popular Ford Fiesta R2 e destina-se às estrelas em ascensão dos ralis. Encaixa-se na nova pirâmide dos ralis, acima do nível mais básico, o Rally 5, e abaixo do Rally 3, os carros de tração às quatro rodas de mais baixo custo.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado