MOMENTOS DO ANO 2020: Agosto

Por a 3 Janeiro 2021 19:30

Hamilton vence em três rodas

Silverstone prometia ser o jardim da Mercedes, e houve mesmo um domínio insolente das ‘Flechas Negras’, mas as últimas quatro voltas foram penosas para Lewis Hamilton e Valtteri Bottas e só uma postura conservadora da Red Bull permitiu ao inglês conquistar a sua sétima vitória no GP da Grã-Bretanha. Mesmo na contrariedade, quando viu o seu pneu perder ar, não se atemorizou e levou o seu Mercedes até ao final o mais rapidamente possível, em apenas trÊs rodas, assegurando a sua 7ª vitória no GP da Grã-Bretanha, e a terceira da temporada.

Pérez substituído por Hulkenberg

Sergio Pérez testou positivo para a Covid-19 e teve de ficar ausente de dois Grandes Prémios, sendo na Grã-Bretanha substituído por Nico Hulkenberg. Esta foi a primeira vez que um piloto de F1 se via apanhado nas malhas da Covid-19. Mas não foi a único.

Racing Point culpada, penalizada e multada

A Racing Point foi multada em 400.000 euros e sofreu uma dedução de 15 pontos no campeonato de construtores após ter perdido os protestos interpostos pela Renault contra as condutas de arrefecimento de travões do Racing Point RP20 nos GP da Estíria, Hungria e Grã-Bretanha. Após uma reunião dos Comissários Desportivos, o veredicto da FIA foi conhecido, com a Racing Point a ser considerada culpada. A FIA decidiu multar a Racing Point em 200.000 euros por cada carro inscrito no GP da Estíria, deduzindo 7.5 pontos por carro, dizendo que relativamente aos dois GP seguintes, também protestados. Esta penalização em pontos fez cair a Racing Point um lugar. A Racing Point vai continuar a utilizar os  componentes. O que ninguém sabia na altura é que estes 15 pontos fariam toda a diferença no fim do ano…

Lance Stroll, Racing Point RP20, leads Sergio Perez, Racing Point RP20

Miguel Nunes cumpre sonho

Há muito que Miguel Nunes e João Paulo perseguiam o sonho de vencer o ‘seu’ Rali Vinho Madeira. Foi em 2020, e merecidamente. Bruno e Carlos Magalhães levaram a melhor entre os concorrentes do CPR, numa prova em que Pepe Lopéz foi ao pódio e Pedro Paixão brilhou. Há muito que os pilotos madeirenses dão cartas na ‘sua’ prova, e um dos pilotos que há muito perseguia o sucesso era Miguel Nunes. Já tinha estado perto mais do que uma vez, mas por um motivo ou outro o objetivo não era concretizado. Chegou a hora, e com total merecimento. Grande prova de Pedro Paixão e Luís Rodrigues. No CPR, Bruno Magalhães e Carlos Magalhães (Hyundai I20 R5) venceram facilmente, depois de cedo se destacaram dos seus ‘pares’ continentais.

Félix da Costa campeão!

António Félix da Costa assegurou com grande brilhantismo o título de Campeão, naquele que foi o ponto mais alto da sua carreira nos automóveis. Perante um incrível plantel de grandes nomes e marcas, o piloto luso esteve absolutamente imparável A vitória obtida pelo piloto português em Marrakesh foi o mote, e no formato condensado que os organizadores da Fórmula E encontraram para determinar o campeão de 2020, Félix da Costa esteve ao mais alto nível. Na primeira corrida de Berlim, esteve imparável e além da pole position, fez a volta mais rápida e ganhou. Na segunda corrida aplicou a mesma dose de rapidez e talento, deixando a concorrência a milhas sem cometer o mais pequeno erro ao longo da prova. Com este resultado, o piloto português tinha mão e meia na taça. Menos feliz na terceira corrida, que fechou com um quarto, na seguinte, António Félix da Costa com um segundo lugar atrás de Jean Eric Vergne, campeão de 2019 e seu colega de equipa, o piloto português fechou as contas de 2020 oferecendo a Portugal um título mundial e à DS Techeetah o cetro de equipas.

Albuquerque vence ELMS em Spa

Dizem que o karma é… uma chatice e as 4 Horas de Spa Francorchamps provaram isso mesmo a Mikkel Jensen, o jovem piloto que Roman Rusinov contratou para tapar a saída de Job van Uitert, vindo dos LMP3. Despistou-se quando tinha a vitória na mão e deixou caminho livre para a segunda vitória da United Autosports e para a primeira da temporada de Filipe Albuquerque e Phil Hanson.  O pai falecera dias antes e o piloto de Coimbra não o esqueceu: “Estou muito contente e ao mesmo tempo melancólico, pois o meu maior fã, o meu pai, já não está comigo para festejar mais esta vitória. Este resultado é para ele, esteja onde estiver”, disse.

Miguel Oliveira a ‘prometer’…

Miguel Oliveira completou a festa da primeira vitória da KTM no MotoGP com o seu melhor resultado da carreira na classe rainha, com o 6º lugar no GP da Rep. Checa. Com Brad Binder a conseguir a tão desejada primeira vitória da KTM, o incrível feito de Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Tech3, cruzando a linha de meta no sexto lugar. O piloto de Almada brilhou logo nos treinos, passando de um indiferente 17º no primeiro livre para um notável 3º no segundo, a… 0,038 milésimas do líder do campeonato Quartararo e colado ao outro lusófono da classe, Morbidelli.

WEC: Albuquerque brilha e Toyota vence em Spa

Após seis meses de interrupção devido à pandemia, tudo ainda estava ainda em aberto no WEC. Com a muita chuva que se fez sentir no traçado belga, Albuquerque e Phil Hanson e Paul Di Resta trilharam o melhor caminho para levar o Oreca #22 da United Autosports ao lugar mais alto do pódio, no que foi a segunda vitória consecutiva em Spa aumentando pelo meio a vantagem na liderança do campeonato. Para Félix da Costa, depois de três presenças consecutivas no pódio, desta vez o quarto posto foi o lugar possível. Nos LMP1 a Toyota voltava a vencer.

Morreu Nicha Cabral

Morreu Mário Araújo Cabral, o primeiro português a correr na Fórmula 1. Tinha 86 anos. Teve uma vida muito bem vivida, muitos amigos, em Portugal e no estrangeiro, e era uma delícia ouvi-lo contar histórias. Nos últimos anos a saúde foi ficando cada vez mais débil, morreu a meio de agosto.

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Corridas do Circuito da Boavista 2009

Piloto Mario Araujo Cabral

Nicha

Foto de Jose Mota

Miguel Oliveira em vitória histórica

Não importa de que ponto de vista se observe, a corrida de MotoGP no Grande Prémio BMW da Estíria foi extraordinária. Uma primeira metade da corrida interrompida viu Joan Mir chegar à frente para liderar e, na segunda metade, Miguel Oliveira venceu com uma manobra espetacular de última hora. Esta vitória conseguida por Miguel Oliveira é um enorme feito histórico no desporto motorizado luso. Num país tão pequeno e pobre como o nosso, fomos habituados a não acreditar muito nas nossas potencialidades individuais pelo facto de que sendo portugueses a probabilidade de êxito ser mínima, mas Miguel Oliveira provou que com persistência e trabalho, se pode conseguir. Foi em Spielberg, na Áustria, no Grande Prémio da Estíria, o Português Miguel Oliveira que seguia no 3o lugar à entrada para a última volta, ultrapassou Jack Miller e Pol Espargaro na última curva e venceu a corrida, fazendo história para Portugal! História da grande! História dos grandes!

Acordo da concórdia fechado na F1

A F1 anunciou em agosto que todas as 10 equipas rubricaram o novo Acordo da Concórdia, documento que estabelece os termos em que as equipas competirão até 2025. Trata-se duma espécie de contrato entre a FIA, as equipas de Fórmula 1 e o Formula One Group, o Promotor, que dita os termos pelos quais as equipas competem e como se dividem as receitas televisivas e de patrocínios e todo o restante dinheiro dos prémios. Até hoje existiram sete Acordos da Concórdia, cujos termos foram sempre mantidos em segredo no seu detalhe, que não em termos gerais: o primeiro surgiu em 1981, seguindo-se outros em 1987, 1992, 1997, 1998, 2009 e o atual acordo, que se iniciou em 2013.

Williams F1 foi vendida

Vida nova para a Willliams F1, depois do anúncio de que a equipa foi vendida à empresa de fundos de investimento privado norteamericana, Dorilton Capital. Sir Frank Williams e a sua filha, a vice diretora da equipa, Claire Williams, queriam manter a equipa na família, mas também perceberam que não podiam competir financeiramente com os seus rivais. Assim, numa tentativa de assegurar o futuro a longo prazo da equipa, e do seu pessoal, venderam a equipa à empresa de fundos de investimento privado norte-americana, Dorilton Capital. Vai continuar a correr sob a marca Williams, mantém a referência de chassis. Pouco depois, já em setembro, foi anunciado em setembro que a família Williams, incluindo o fundador, Sir Frank Williams, e a vice-diretora, Claire Williams, iriam sair após o GP de Itália de F1.

Segunda vitória de Takuma Sato nas Indy 500

Takuma Sato assegurou a sua segunda vitória nas Indy 500, numa corrida maioritariamente dominada por Scott Dixon. Um acidente perto do fim impediu o ‘clímax’ final já que Dixon e Graham Rahal rodavam muito perto. Fernando Alonso foi apenas 21º.

Azores rallye cancelado

Depois de muitos avanços e recuos o Azores Rallye não se realizou em 2020. No comunicado oficial do GDC: “A difícil decisão de adiar a prova prende-se com a falta de meios humanos e materiais para assegurar que esta decorra sem a presença de público. Isso poderia comprometer a segurança dos participantes e intervenientes naquele que é o maior evento de promoção da região, bem como a saúde pública dos açorianos, que desde a primeira hora afirmamos ser algo pelo qual zelaríamos sem quaisquer concessões”.

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