GP Singapura F1, TL1: Fernando Alonso foi o mais rápido

Por a 3 Outubro 2025 11:46

Fernando Alonso foi o homem mais rápido da primeira sessão de treinos livres para o GP de Singapura. O piloto da Aston Martin registou o melhor tempo (1:31.116) e iniciou assim o fim de semana com nota positiva. Charles Leclerc e Max Verstappen completaram o top 3, com os McLaren em quinta e sexta posição (Oscar Piastri e Lando Norris, respetivamente).

A sessão ficou marcada pelo fim prematuro do carro #22 de Alex Albon, devido a um incêndio nos travões que danificou gravemente a traseira do Williams. O restante treino decorreu sem incidentes de maior, com Ferrari e Red Bull a darem boas indicações, tal como Alonso, enquanto Lance Stroll, seu colega de equipa, terminou apenas com o 18.º melhor registo. Também a Mercedes não revelou grande andamento, mas foi, a par da Williams, a única equipa a não utilizar pneus macios neste treino.

O filme da sessão

Com uma temperatura do ar de 28,8 °C e 71% de humidade (36 °C de temperatura na pista), os pilotos deram as primeiras voltas sob as luzes de Singapura, ainda com a claridade natural a dominar o cenário, apesar das nuvens carregadas que prometiam mais chuva, como tem acontecido regularmente nos últimos dias.

Após as primeiras voltas exploratórias, surgiram os primeiros tempos na tabela, na casa do segundo 36, com pneus duros montados na maioria dos carros, exceção feita aos Aston Martin, que iniciaram o fim de semana com pneus médios.

A sessão de Albon começou de forma atribulada, com os travões traseiros a incendiarem-se, devido a uma falha catastrófica do sistema de travagem, comprometendo o treino do piloto tailandês.

A primeira volta de Max Verstappen terminou no segundo 34, sendo o primeiro a baixar verdadeiramente a fasquia, com Lewis Hamilton a entrar no segundo 33 pouco depois. À medida que a pista se ia limpando, os níveis de aderência e confiança aumentavam, ainda que os tempos estivessem longe dos que se esperam na qualificação.

Lando Norris, Carlos Sainz e Oscar Piastri chegaram a liderar a tabela, já com 15 minutos de sessão cumpridos. Poucos segundos depois, Fernando Alonso passou para o topo, o primeiro a rodar no segundo 32.

McLaren em destaque a meio da sessão

A meio do treino, Norris liderava, seguido de Verstappen, Isack Hadjar, Alonso, Leclerc, Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Hamilton, Sainz e Piastri.

Os pneus médios começaram então a ser mais utilizados e, depois de a Aston Martin ter sido a primeira a recorrer a esta opção, Kimi Antonelli e Carlos Sainz montaram também pneus médios, com o espanhol a subir ao topo da tabela, o primeiro no segundo 31. Os pneus macios começaram igualmente a aparecer, com grande parte do pelotão a transitar para a borracha mais rápida.

Alonso guardou o melhor para o fim

Leclerc sucedeu a Sainz na liderança, enquanto os McLaren não conseguiram aproximar-se dos tempos do piloto da Ferrari. Piastri queixava-se de muita subviragem, o que poderá explicar a diferença para Leclerc. Também a Mercedes não mostrou grande ritmo nesta fase, embora ainda sem pneus macios.

Já perto do final, Alonso retirou 0,149 segundos ao tempo de Leclerc, regressando ao topo da tabela. A sessão terminou sem incidentes de maior, apesar de uma situação tensa entre Sainz e Nico Hülkenberg, que evitaram o contacto por pouco.

O espanhol da Aston Martin terminou assim na frente, com o tempo de 1:31.116, seguido por Charles Leclerc e Max Verstappen. Hamilton, Piastri, Norris, Hadjar, Sainz, Tsunoda e Esteban Ocon completaram o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado