GP São Paulo F1, Gabriel Bortoleto: “O pior dia da minha vida”
Todos os pilotos sonham em correr e brilhar perante os seus compatriotas, os seus amigos, a sua família. Não deverá haver nenhum piloto que não encare com satisfação e responsabilidade extra o fim de semana de corridas, seja no seu país ou na sua perto das suas raízes. Para Gabriel Bortoleto o fim de semana de Interlagos era o seu momento, perante a apaixonada “trocida” brasileira.
O fim de semana do Grande Prémio de São Paulo foi marcado pela desilusão de Bortoleto. O jovem piloto brasileiro viveu momentos de frustração e tristeza após dois acidentes — um na corrida sprint e outro logo na primeira volta da prova principal — que o impediram de completar a sua estreia em casa na Fórmula 1. Visivelmente emocionado, Bortoleto descreveu o domingo como “o pior dia da sua vida”, reconhecendo os erros e prometendo aprender com a experiência.
Unbelievable scenes. Thank you Brazil 🇧🇷💚 #BrazilGP pic.twitter.com/S3enUtWBNS
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) November 9, 2025
No sábado, Bortoleto sofreu um forte acidente no final da corrida sprint, destruindo o seu Sauber e impossibilitando a equipa de reconstruir o monolugar a tempo da qualificação. Mesmo com o esforço da equipa, o brasileiro acabou por participar apenas na corrida de domingo — e a sua passagem por Interlagos durou pouco mais de uma volta, depois de um toque com Lance Stroll o forçar a abandonar.
Apesar do desfecho amargo, o piloto destacou o apoio recebido do público brasileiro e o impacto emocional dessa ligação com os adeptos, que o aplaudiram mesmo após os incidentes. Bortoleto reconheceu que o fim de semana trouxe lições importantes e que, embora doloroso, o episódio poderá contribuir para o seu crescimento como piloto.
Autocrítico, admitiu que poderia ter sido mais prudente no final da sprint, ao tentar uma ultrapassagem arriscada sobre Alexander Albon. Segundo o próprio, uma abordagem mais cautelosa poderia ter-lhe permitido participar na qualificação e, eventualmente, lutar por pontos no domingo.
Com emoção, Bortoleto desabafou aos microfones da TV Band:
“É difícil, pois é em casa, no meu país, diante da minha família… com certeza, este é o pior dia da minha vida. Queremos sempre representar o país, mas faz parte da aprendizagem. Vamos continuar a trabalhar — a próxima vai ser melhor. Há um país inteiro a apoiar-me. A torcida foi inacreditável, não sei nem como agradecer. Foi algo muito emocionante. Mesmo depois das batidas, vi todos a apoiar-me, e isso mudou a minha cabeça.”
Refletindo sobre o fim de semana, mostrou maturidade ao assumir responsabilidades:
“Estou triste, mais do que qualquer um. Acho que foi um erro meu no final das contas. Sou severo comigo mesmo. Talvez se tivesse terminado a sprint atrás do Albon, teria feito a qualificação e podia até chegar ao Q3. O carro estava bom, podíamos marcar pontos. É uma lição dura, mas vou seguir em frente.”
A Fórmula 1 regressa no final de novembro para o Grande Prémio de Las Vegas, antes das derradeiras etapas no Catar e em Abu Dhabi.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





jo baue
10 Novembro, 2025 at 10:57
Parece que não lidou bem com a pressão por estar em casa, ainda por cima com tanta euforia à sua volta nos últimos tempos. Pressão que não teve anteriormente, é fácil pilotar um carro que está longe do pódio.