GP Rússia F1, Toto Wolff: “Hamilton é o melhor de sempre”

Por a 26 Setembro 2021 18:26

Toto Wolff não poupou nos elogios a Lewis Hamilton, no dia em que o piloto britânico conseguiu a sua 100ª vitória.

Wolff disse que é especial fazer parte desta caminhada e que Hamilton é simplesmente o melhor de sempre:

“Ele venceu a 100ª corrida e estará nas notícias hoje e amanhã e depois o mundo irá avançar”, disse Wolff. “Mas a verdade é que quando olharmos para trás daqui por muitos anos, é muito especial ter feito parte desta viagem, e ser uma testemunha desta viagem, porque ele é o detentor do recorde. É uma viagem que nenhum outro piloto na história da F1 fez até agora. Isso está para além das vitórias em corridas e campeonatos, essa é a parte muito humana de tudo isto. Penso que o seu recorde fala por si. Ele é simplesmente o melhor de sempre. Somos testemunhas de uma carreira que é simplesmente espantosa. A centésima vitória é simplesmente estonteante. Se estivéssemos admirados, então essa seria a relação de trabalho errada, mas percebemos que fazemos parte de uma viagem que nenhum outro desportista na Fórmula 1 fez até agora”.

Também Christian Horner elogiou o feito de Hamiltom:

“Devo dar os parabéns ao Lewis pelo seu centenário de vitórias, o que é uma loucura.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

52 comentários

  1. Speedway

    27 Setembro, 2021 at 9:57

    Inmpossivel comparar épocas.É demagogia.
    Se o Hamilton corresse há 50 anos de certeza que tinha tido uma carreira muito mais curta ou teria morrido ou magoado seriamente em pista, etc.
    Não é sério,mas ele defende a dama dele, o que se compreende de certo modo.

  2. Paulo Brasil

    27 Setembro, 2021 at 10:20

    Concordo… Depois de Senna .

    • simiao jms

      27 Setembro, 2021 at 14:32

      Concordo, mas primeiro Schumacher… Gostava de o ver rivalizar com esses tubarões dessas épocas… Que eram muitos. Agora dizer o melhor de sempre se ninguém lhe fazer frente!… É pessoal.

      • Ricfil

        27 Setembro, 2021 at 18:18

        Porque o alemão teve muitos adversários de peso em carros competitivos durante os seus anos…. Valha-nos Santa Ingrácia. Teve dois, perdeu para os dois.

        Observando a carreira do Miguel Sapateiro no mesmo número de anos, os números andam próximos de um lado e bem desfazados do outro (corridas versus poles).

        E durante esses mesmos anos o alemão teve UM piloto de nível na luta (se excluirmos os primeiros dois anos completos em que correu e onde teve 3 pilotos de excelente nivel na disputa – para os quais perdeu sempre – excluindo o ano de 92 em relação ao brasileiro, onde aquele Mclaren pura e simplesmemte não fazia uma corrida sem se desfazer.

        O brasileiro teve não só um dos melhores de sempre como companheiro de equipa por dois anos, como o mesmo e outros grandes na luta TODOS os anos que disputou durante a sua curta carreira.

        No contest really.

        • José Pereira

          27 Setembro, 2021 at 20:18

          Quando Shumi esteve na Benetton, equipa que não era favorita, foi bicampeão, o resto é azia

          • simiao jms

            27 Setembro, 2021 at 22:08

            Eu não digo que o H não tem valor! As épocas são diferentes! Agora dizer que é o melhor dd sempre… Nunca na vida, que fique lá no pedestal do totó.

          • Ricfil

            1 Outubro, 2021 at 21:37

            Em 94 andaram com um carro ilegal o ano todo e ainda assim o campeonato foi roubado pelo que aconteceu em Adelaide.

            Em 95 os erros do Hill junto com a Williams desconfio que cobriam uma década de erros de outras equipas/pilotos.

            E convenhamos, o Hill era um bom piloto de testes e um “qualifier” com qualidade mas não era um “Grande” piloto – especialmente em corrida. Os acidentes em Silverstone e em Monza demonstraram isso mesmo. E em 96 com um jeitinho perdia o título para um Rookie. Basicamente o Hill (e a Williams nas boxes esse ano) entregaram o titulo ao alemão. E eu até tendia a “puxar” pelo Hill na altura (por via da sua atitude desportiva como encarava as corridas), mas tenho olhos na cara para verificar como as situações acontecem.👍

          • Ricfil

            1 Outubro, 2021 at 21:47

            Qualquer piloto com TALENTO (Senna, Prost, Mansell, Hakkinen, Montoya, Alonso – entre outros) levava o campeonato naquele ano (95) com aquele Williams e o alemão nem ia ver por onde eles iam.

            O Mansell com 41 anos sem conhecer praticamente o carro (corria na Cart) regressa na Austrália e bate o alemão na primeira qualificação que faz ali com aquele carro (para não falar em França para dar outro exemplo). O tipo andava a fazer “one offs” a pedido da Williams nesse ano for christs sake… A pressão foi tal que o alemão espeta o carro contra o muro na qualificação no desespero de bater o inglês.

            O fato é que o alemão não teve rivais de nível (pós Senna/Prost/Mansell) até o Mike apanhar um carro que realmente lhe permitia andar a sério. E então foi o que se viu…

        • simiao jms

          27 Setembro, 2021 at 22:06

          O tal sapateiro, que muitos gostariam de o ter sido ( …) foi aquele que foi protegido por muita gente quando era o menino do Briatori.. Mas quando rumou a Maranello e que muitos o contestaram pq ia arruinar a Ferrari, torceram os abanos! Eu sei que custa ouvir, mas é a realidade! Qt aos adversários, tirando ele próprio, nem 1/3 o H os teve, quer nomes? Hakkinen, Ayrton ( para ficar contente), Montoya, Villeneuve, Ralf, Piquet, Prost, Mansell, Kimi, …. etc… Era tudo diferente!… ajudas teve? Nem dos companheiros de equipa, talvez mais o Irvine…. Não comparemos!..
          sabemos que não gostava dele apenas e só por ter batidos recordes do Senna só isso, agora não tire mérito comparado com o H. ,

          • Ricfil

            29 Setembro, 2021 at 23:50

            Agora faça o exercício desta forma. Com carros competitivos (a ponto de conseguirem ganhar corridas), teve quantos o alemão? Teve dois (Hakinnen, Alonso). Os únicos com carros competitivos o suficiente para o bater quando este também os tinha. Perdeu para os dois.

            O Hamilton teve em carros competitivos o Alonso, o Kimi, o Vettel, Rosberg (que apesar de não ser nenhum sobredotado mostrou que completo era, não fosse o responsável pela segunda aposentadoria do sapateiro), quando também tinha um carro competitivo, E tem agora o Max (ainda sem definição no resultado final – mas mesmo com o melhor carro ainda assim o Lewis vai na frente no campeonato. Logo, perdeu para o Rosberg um ano e um outro para o Kimi. Por aqui se vê para onde pesa a balança. Estas contas das pessoas dão que falar…

            Eu nem sou grande fá do inglês, mas esta mania de tentarem diminuir os seus feitos começa a tornar-se cansativa. O inglês não deve nadinha ao alemão, e ainda é melhor do que ele em vários aspetos, sendo um deles a confiança que tem nele próprio (o Mika Hakinnen chegou a falar em entrevistas que se notava bem esta faceta do alemão – muito “duro” por fora, mas com falta de confiança em momentos chave). O que nos leva ao segundo aspeto onde o Hamilton é de longe superior, etiqueta em pista (onde se notou de sobremaneira esta falta de auto confiança em momentos chave. E nem necessito entrar em pormenores neste quesito.

            O inglês não deve NADA ao alemão. Como piloto completo é MELHOR que este, pelos motivos acima explanados. Tão bom como ele em muitos aspetos e ainda melhor noutros.

            O “problema” de muitos fá do alemão é que vinham sempre com a desculpa do “palmarés inigualável” quando alguém ousava questionar o pedestal onde o colocavam. Mas agora como se acabou essa mama, ficam sem argumentos. para além disso o alemão na pratica tem 6 títulos. Um deles foi roubado à descarada.
            Para além disso, não é nem o inglês nem o alemão “o melhor de sempre”. No que concerne talento puro/velocidade pura, esqueçam todos os outros. NINGUÉM batia o Ayrton num carro de fórmula 1 (na era do BOOM da eletrónica e ainda mais na “anterior”). Ponto. Basta olhar para o “ratio” de poles conseguidas em GPs disputados.

            No contest really.

  3. Lisboa

    27 Setembro, 2021 at 13:29

    O melhor piloto é o Fangio.

    Não o vi correr, mas o que fez na sua carreira, mais nenhum fez.

    Pilotou numa época sem fiabilidade, com cerca de 8 a 10 provas ano, mas vejam o rácio de vitórias para GP disputado.

    Além disso, venceu 5 campeonatos com 4 equipas diferentes, em apenas 7 anos.

    Isto é o feito de um verdadeiro piloto.

    • ...

      27 Setembro, 2021 at 16:21

      É isso mesmo, se formos a olhar para nºs, que se olhe para percentagem de vitórias/campeonatos!

    • FormulaTwo+1

      27 Setembro, 2021 at 19:02

      Tem razão no que toca ao rácio de Fangio. É impressionante. Vence 24 GP, tendo 47% de vitórias nos GP disputados. Mas repare que Hamilton é o segundo neste rácio! Veja-se, por ordem de pilotos com maior número de vitórias (até Fangio) (Vitórias / rácio em %).
      Hamilton 100 / 35,6% (5º)
      Schumacher 91 / 29,6% (7º)
      Vettel 53 / 19,5% (14º)
      Prost 51 / 25,6% (9º)
      Senna 41 / 25,5% (10º)
      Alonso 32 / 9,8% (29º)
      Mansell 31 /16,6% (16º)
      Stewart 27 / 27,3% (8º)
      Jim Clark 25 / 34,7% (6º)
      Fangio 24 / 47,1% (2º)

      Portanto, neste top 10 de vitórias, os melhores rácios vitórias/provas disputadas vão, por esta ordem, para Fangio, Hamilton, Jim Clark, Schumacher, Stewart, Prost, Senna, etc. Mas claro que não é fácil e é sempre muito subjectivo comparar pilotos e máquinas de diferentes eras. Já agora, dos pilotos em atividade, Hamilton está à cabeça (5º melhor rácio desde o início da F1 entre todos os pilotos, contando mesmo aqueles com baixo número de vitórias), Vettel em segundo (14º) e Alonso em terceiro (29º).

      • simiao jms

        27 Setembro, 2021 at 22:12

        Acho que ainda não perceberam!… Mesmo com essa matemática, coloquem os adversários que este tem comparado com os outros!… Não há hipótese!… Eu vejo dessa maneira: provas, vitórias, pilotos, marcas, adversários diretos, tecnologia… Mas vocês preferem si o que interessa, vale o que vale.

    • José Pereira

      27 Setembro, 2021 at 20:19

      Shumi de longe. Campeão por duas equipas, sendo uma delas não favorita

    • Ricfil

      1 Outubro, 2021 at 15:56

      Não se pode comparar o ratio dessa forma pelo simples fato de as máquinas de cada época serem diferentes. Diferentes máquinas. Diferentes exigências na performance e diferentes resiltados na fiabilidade.

      Diz que os carros naquela época não seriam fiáveis. Obviamente que nos GPs ganhos pelo Fangio o carro teve que ser fiável a ponto de chegar ao final. Tendo ainda em conta que ele venceu quase 50% das corridas em que participou teria dúvidas em considerar os carros dele nessa época como “pouco fiáveis”.

      Para além disso existe a questão da oposição. E a qualidade e a quantidade da mesma. Para além disos existe ainda a complexidade dos carros a competir – assim como a sua dificuldade em conduzir/versus a sua velocidade. Incomparável entre épocas, mais ainda quando tão díspares.

      O que se pode comparar – e o que é mais apróximável em relação a talento puro dos pilotos é o ratio de pole positions (e ainda assim mais uma vez a quantidade/qualidade de adversários continua presente), sendo que é o que aproxima as condições dos pilotos à partida das sessões, e não implica praticamente questões externas como fiabilidade, desempenho do carro com tanques cheios, comportamento do chassis e sua influência no desgaste de pneus, etc, etc, etc. Temos ali um carro afinado para andar ao máximo durante uma volta e um piloto dentro dele motivado para o levar ao limite durante essa mesma volta. O mais próximo que temos de competição PURA.

  4. simiao jms

    27 Setembro, 2021 at 14:37

    O melhor de sempre por ter 100 vitórias?… Contra quem? Até a FIA o ajuda e para quê?… Interesses comerciais…. A olhos vistos!

  5. jo baue

    27 Setembro, 2021 at 15:24

    Que dizer? Ultrajante comparar o domínio merdeces/HAM com o da Ferrari/schumacher ( verdadeiramente só foram 2 anos e foi gradual à custa de trabalharem incansavelmente dia e noite) ou outro desde 1950. Domínio construído a partir de 2007, quando tiveram a certeza que iam escrever os regulamentos e que alguém q se aproximasse depois fosse imediatamente punido. E já vamos em 2021.
    Este coro de elogios vale tanto como aqueles que colocaram no andor o lance armstrong que também tinha 7 títulos de cartão. E ai de quem o pusesse em causa então…
    Muit, muito difícil, mas pode ser que a verdade venha ao de cima, Platini ou Blatter não são os únicos exemplares desta espécime.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado