GP Rússia F1: Cinco conclusões do fim de semana

Por a 27 Setembro 2021 17:00

O fim de semana de Sochi deu-nos muitas reviravoltas e muita matéria para analisar. Das várias conclusões que se tiraram no GP da Rússia escolhemos cinco:

Lando Norris está pronto

Lando Norris esteve, mais uma vez, em grande nível. O jovem piloto britânico tem tido uma evolução tremenda em 2021, mostrando talento, confiança e maturidade, em doses assinaláveis para a sua idade. Esteve muito perto da vitória, mas uma decisão errada deitou tudo por terra. A decisão tomada não evidencia falta de experiência. Lewis Hamilton, com muito mais experiência, teria tomado a mesma decisão se não fosse a equipa a insistir na troca de pneus. Por isso não foi a inexperiência de Norris que custou a vitória, mas sim uma pequena hesitação da pit wall, algo compreensível pois há muito tempo que a equipa não corre para vencer. Do lado de Lando, não se podia pedir mais. Perdeu a liderança, recuperou, liderou a corrida e aguentou a pressão de Hamilton, gerindo as borrachas de forma exemplar. Merecia ter vencido, mas com este nível os triunfos são uma inevitabilidade.

Lewis Hamilton fez história, mas tremeu

No fim de semana que conquistou finalmente a 100ª, podemos dizer que não foi a exibição que Hamilton teria desejado para associar a este feito espantoso. O erro no sábado deixou uma mancha no fim de semana difícil de esquecer e não terá sido o melhor fim de semana de Hamilton. Mas os predicados que fazem dele um dos melhores de sempre estiveram lá: Paciência, inteligência na gestão da corrida, velocidade. Conseguiu estar no sítio certo, à hora certa, algo que tantas vezes tem feito, sem contar com a ajuda de Valtteri Bottas, que pareceu pouco interessado em segurar Max Verstappen. Hamilton já estava no clube dos maiores da F1, mas agora tem uma secção só para ele. Mas no dia de mais uma consagração individual, vimos que um grande talento, sem uma grande equipa, dificilmente tem sucesso e se o feito de Hamilton merece todo o crédito e mais algum, também os da Mercedes terão de ser lembrados. Hamilton tem este ano um grande desafio… Verstappen mostrou em Sochi que está no topo da sua forma e é provavelmente o adversário mais difícil da carreira do britânico. Se Hamilton quiser voltar a fazer história terá de ser perfeito.

Sainz volta a safar a Scuderia

Carlos Sainz voltou a justificar a aposta da Ferrari. Apesar de alguns erros nos treinos, com incidentes que não eram normais no espanhol, em corrida, Sainz tem mantido o nível e apesar de um ligeiro abaixamento de forma desde o regresso da competição em agosto, o espanhol manteve sempre o foco. Este pódio, o terceiro da época (contra um de Charles Leclerc) mostra bem o que o espanhol traz à equipa: talento, regularidade e determinação. Sainz está um piloto maduro, inteligente em pista e que conhece bem as suas forças e fraquezas.

Fernando Alonso é especial

Pode-se não gostar do personagem, mas é impossível não admirar o talento de Alonso. Depois de dois anos afastado, a competir em categorias que nada têm a ver com a F1, voltou e passado meia época está de novo no nível que mostrou quando saiu da McLaren. Será criminoso se um talento como o espanhol não terminar como tri-campeão e o que ele fez em Sochi foi a prova disso. Com um Alpine já quase fora do prazo de validade, encontrou, com a equipa, a performance para lutar pelo pódio e não fosse a chuva, talvez víssemos Alonso a levantar a taça. Mais uma excelente prestação e fica a certeza que se a Alpine fizer um bom trabalho no carro de 2022, tem piloto para ganhar aquele meio segundo que faz a diferença.

Giovinazzi borrou a pintura

Para quem pretende ficar na F1, fazer um fim de semana ao nível do que apresentou em Sochi não é bom. A Ferrari já disse que não irá interferir na decisão da Alfa Romeo quanto ao alinhamento de 2022 e se é certo que já vimos pormenores positivos por parte de Giovinazzi, não vimos ainda o suficiente para fazer a diferença. Monza parecia ser o começo de uma boa série para o italiano, mas Sochi foi mais um tropeção, numa fase em que não pode acontecer. Terá a grande atenuante de ter ficado sem rádio logo no começo da prova, o que complica muito a vida ao piloto, mas os erros de sexta e sábado pesam muito contra o italiano.

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7 Comentários
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917/30
2 anos atrás

A Mclaren precisa de contratar alguém do IPMA…Alonso (rookie do ano) é de facto especial, que piloto! Haters agora é convosco. lol

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
can-am
can-am
2 anos atrás

O Norris jogou bem, teve foi azar com a grande intensidade da chuva.Numa chuva moderada teria ganho e segurado o carro.Não é muito normal ver-se bátegas de água assim tão fortes nas corridas, e nem as comunicacões das equipas diziam isso.Falavam apenas em chuva moderada. Com tão poucas voltas a faltar, uma ida à box, em circunstâncias normais seria um suicídio.Só que a chuva veio fortissima, como raramente se vê.Com uma chuva daquelas a corrida nem teria ido para a frente, como aconteceu na F P 3 e na F 2. Até por menos, os comissários costumam parar tudo e… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Speedway
garantia4
garantia4
2 anos atrás

Muito bem. Opinião de quem pensa F1 diariamente. Mas, “Paciência, inteligência na gestão da corrida” teria sido escrito neste texto ou guardado para outra ocasião caso o HAM tivesse estado sem comunicações com a equipa neste tão particular GP de ontem como o criticado Giovinazzi? Se o piloto da Alfa tivesse a equipa a determinar-lhe o momento certo da entrada em vez de ter sido o antepenultimo a fazê-lo por não ter comunicação também era inteligente? E ter o fundo do carro danificado na sequencia do toque do MS na curva 2/volta 1 não conta? Acaso o Alonso andou à… Ler mais »

Scb2
Scb2
Reply to  garantia4
2 anos atrás

De facto considerar não existir comunicações de rádio uma atenuante quando a quantidade de comunicações piloto/box numa corrida é brutal, é o eufemismo do século.
É verdade que Giovannazi fez asneira no sábado. Mas que têm feito Perez ou Bottas, sem atenuantes e com outro carro?

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

O Giovinazzi podia estar “acompanhado” por Perez, Bottas e Vettel… pilotos que já estão em modo “chofére”… venham outros para o lugar destes…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

É muito difícil quando se vai na frente e se tem que escolher o momento certo para mudar de pneus. Veja-se em Hungaroring, que asneira o Hamilton e a Mercedes fizeram. É o normal. Ontem estava atrás, pode tomar a decisão certa.

#99
#99
2 anos atrás

Pequeno reparo no caso do Lando, o pit wall chamou-o e ele mandou calar o eng. O Lewis também achou que deveria continuar mas também foi chamado e seguiu as instruções. A inexperiência e a maturidade estão aí demonstradas.

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