GP Qatar F1: Oscar Piastri faz a pole, Norris compromete última volta

Por a 29 Novembro 2025 19:18

Oscar Piastri segue imparável no Qatar, conquistando a pole para o Grande Prémio de amanhã. O piloto da McLaren, com o tempo de 1:19.387, superou o seu colega de equipa, Lando Norris, que não conseguiu completar a última volta, com um erro logo no começo da volta. Parecia que ainda tinha tempo para chegar a tempo de começar outra volta, mas acabou por não chegar a tempo e ficou sem hipótese de responder ao seu colega de equipa.

Max Verstappen ficou com o terceiro tempo, seguido de George Russell e Kimi Antonelli completou o top 5. Isack Hadjar fez o sexto tempo, à frente de Carlos Sainz, Fernando Alonso (com uma boa sessão), Pierre Gasly e Charles Leclerc, que fez o milagre de levar o Ferrari ao top 10, enquanto Lewis Hamilton ficou na Q1, sem ritmo para mais.

O britânico voltou a desiludir, na segunda eliminação consecutiva na Q1, o que mostra as dificuldades do #44.

Amanhã, Piastri larga da pole, mas tem ao seu lado Norris, que terá de tentar chegar ao colega de equipa, sem dar margem para Verstappen atacar. O terceiro lugar nesta corrida e na próxima são suficientes para conquistar o título, mas certamente quererá fazer o melhor possível amanhã.

Q1

Depois da corrida Sprint, os pilotos e equipas tiveram três horas para encontrar soluções e melhorar a performance dos monolugares para a qualificação do GP do Qatar. Oscar Piastri chegava como o principal candidato, depois da pole na Qualificação Sprint e a vitória tranquila na Sprint. Numa pista que oferece poucas oportunidades de ultrapassagem, a qualificação seria fundamental para garantir um bom resultado na corrida.

A grande maioria dos pilotos encaminharam-se para a via das boxes ainda antes das luzes verdes se acenderem. As primeiras voltas foram feitas no segundo 22 e 21 com Oliver Bearman e Isack Hadjar a passarem brevemente pelo topo da tabela, mas faltavam ainda os tempos dos principais candidatos. Oscar Piastri subiu ao primeiro posto, seguido de George Russell, Fernando Alonso, Max Verstappen e Yuki Tsunoda, com Lando Norris a fazer apenas o oitavo tempo, atrás de Kimi Antonelli e Hadjar.

Dos mais rápidos, apenas Alonso começou com pneus novos, com Piastri, Russell, Verstappen (e mesmo Norris) a usarem pneus usados nesta primeira tentativa. A segunda tentativa de Alonso (ainda com os mesmos pneus, deu-lhe o segundo tempo, o que o colocava em boa posição para o resto da sessão). Hadjar, com pneus novos, subiu ao primeiro posto da tabela, seguido de Pierre Gasly, com a pista a evoluir positivamente.

Nesta fase, a seis minutos do fim da Q1, estavam na zona de eliminação Nico Hülkenberg, os dois Williams, Esteban Ocon e Franco Colapinto.

Nas segundas tentativas dos candidatos, Verstappen regressou ao topo da tabela, mas foi destronado de forma clara por Lando Norris, com Piastri a ficar perto do tempo do colega de equipa. Com a evolução da Q1, os Ferrari estavam perigosamente perto da zona de eliminação e estavam em pista nos últimos minutos para garantirem um lugar no top 15.

A Q1 chegou ao fim e Russell roubou o melhor tempo a Norris (1:20.074), seguido de Piastri, Verstappen e Gasly (Antonelli surgiu na quarta posição, mas a sua volta foi anulada). Na zona de eliminação Yuki Tsunoda, Ocon, Hamilton, Lance Stroll e Colapinto.

Q2

Oscar Piastri mantém o ritmo elevado e foi o mais rápido na Q2, com Norris a enfrentar mais um momento de pressão, com a sua primeira volta a ser anulada. Charles Leclerc foi apenas nono, com a Ferrari muito longe das referências. Pierre Gasly é a surpresa desta Q2, garantindo uma vaga na Q3.

Max Verstappen começou com uma volta a meio gás para preparar a sua volta lançada, enquanto Oliver Bearman começava no topo da tabela, com um tempo no segundo 20. Mas a segunda volta lançada de Verstappen já dava um tempo mais perto do esperado, ficando a 0.142 seg. do segundo 19.

Oscar Piastri, com uma excelente primeira volta, confirmou a entrada no segundo 19, com pneus usados, enquanto Lando Norris (pneus usados) fez o terceiro tempo, mas viu o seu tempo ser apagado por exceder os limites de pista. Charles Leclerc, com pneus novos, não conseguia fazer melhor que o 10º tempo e a Ferrari continuava em apuros.

A cinco minutos do fim, Piastri liderava, seguido de Verstappen, Sainz, Hadjar e Alonso. Na zona de eliminação encontrávamos Liam Lawson, Alex Albon, Gabriel Bortoleto, Leclerc e Norris.

Norris regressou rapidamente à pista com pneus novos para tentar fazer a sua volta rápida e conseguiu o segundo tempo, enquanto Piastri não conseguiu melhorar o seu tempo. No final da sessão, Piastri ficou com o melhor registo (1:19.868), seguido de Norris, Verstappen, Antonelli, Russell, Alonso, Sainz, Gasly, Leclerc e Hadjar.

Eram eliminados na Q2 Nico Hulkenberg, Liam Lawson, Oliver Bearman, Gabriel Bortoleto e Alex Albon.

Q3

Vários pilotos não se importaram de esperar 2 minutos na via das boxes para ter o melhor lugar em pista. Verstappen foi o primeiro a entrar em pista, seguido de Lando Norris, George Russell e Charles Leclerc.

Verstappen voltou a apostar na estratégia de duas voltas para aquecer os pneus, enquanto Lando Norris tratou de fazer um excelente primeiro tempo (1:19.495). Piastri ficou a 0.035 segundos do tempo do colega de equipa enquanto Verstappen, na sua primeira tentativa, ficou algo afastado dos registos dos McLaren, ficando a quase 0.5 segundos do melhor tempo, sendo inclusive ultrapassado por George Russell. A noite da Ferrari piorou com Leclerc a fazer um pião na sua volta rápida.

Quando os carros estavam em pista, a foram mostradas bandeiras vermelhas para limpar a pista da gravilha e um pedaço de plástico que estava agarrado a um pneu do carro de Sainz que, entretanto, se soltou e ficou na pista. A bandeira vermelha foi breve e, com cinco minutos para o fim e todos os carros nas boxes a ordem era Norris, Piastri, Russell, Verstappen e Hadjar.

Os derradeiros minutos da qualificação chegaram e os pilotos regressaram à pista para as últimas voltas. George Russell e Lando Norris foram os primeiros a regressar à pista. Mas as primeiras curvas de Norris não foram as melhores e o #4 levantou o pé, ficando sem tempo para tentar melhorar o seu tempo.

Quem a aproveitou foi Oscar Piastri, que tirou 0,108 seg. ao tempo do colega de equipa, fazendo a pole, com Lando Norris em segundo e Max Verstappen em terceiro. Seguiram-se George Russell. Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Pierre Gasly e Charles Leclerc.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

6 comentários

  1. Pity

    29 Novembro, 2025 at 19:57

    O Norris está a ser simpático para o colega 🙂 Agora a sério, Piastri está mesmo de volta. Tarde demais, talvez, mas é bom vê-lo ao nível que já mostrou a meio da época. Em condições normais, Verstappen sairá, amanhã, das contas do título, não me parece que tenha carro para ombrear com os McLaren. A Mercedes está muito bem. Gasly merece um bom carro, o que ele faz com a Alpine…
    Quanto aos restantes, que grande bailado do Leclerc! O monegasco ainda conseguiu chegar à Q3, mas a Ferrari está mesmo mal. E que dizer da estrelinha de ontem? Hoje foi só 16º
    Antonelli é mesmo o substituto do Hamilton na Mercedes. Ainda não tem tatuagens (visíveis), mas já começou com as pulseiras e os fios…
    O Toto Wolff estaria a dizer ao Verstappen que já não precisava dele, porque tem o Antonelli, ou estariam a ultimar negócios à frente de toda a gente? 🙂

  2. jo baue

    29 Novembro, 2025 at 20:13

    Ferrari sauberizada, lenta e agora perigosa também, Leclerc duplo 360, mas honra a ele que consegue levar ‘ aquilo’ ao Q3, é justo reconhecê-lo. O Baronetto HAM a dar razão a todos aqueles que o criticaram durante os anos MB,chegou ao ponto de nem nas entrevistas se esforçar( ah e 5 segundos para o Vettel). Na carta ao Pai Natal ( Babbo Natale) vou pedir a demissão do Pároco Vasseur.
    Fora isso, destaque para a loira papaia na bancada, o renascimento do Oscar após a submissão às papaya rules, sobre Lando, já não tem conta a quantidade de erros sob pressão, e o Max está por ali amanhã.
    De diferente este fim de semana é a preocupação dos donos da F1 mostrarem que o Lando tem apoiantes nas bancadas, mas curiosamente só mostraram o público feminino, 100% do qual adora o Landinho como se sabe.

  3. Luis Filipe

    29 Novembro, 2025 at 20:32

    Piastri muito bem, vamos ter campeonato até ao fim. Verstappen nunca desiste.
    Antonelli muito bem e a Mercedes deve estar a dizer poupamos uns trocos e saímos a ganhar.
    Posso estar enganado mas a Ferrari deve estar pelo contrário a dizer que falta nos faz o Sainz e era mais económico e mais low profile

  4. Nrpm

    29 Novembro, 2025 at 21:52

    Cá estamos quase na meta da temporada e com a ementa muito igual: os McLaren na frente, com um piloto a tentar ir controlado até ao título e o outro a acordar já algo tarde para um troféu que já lhe parecia entregue (a ver). A Red Bull ‘aspas’ sempre no mesmo tom desde as férias, e a dizer presente mas já sem muitas aspirações. Um piloto a dar sempre o litro e o outro a lutar com o carro ‘que é do colega’. A Mercedes em modo reviver e pensar no futuro. Russel a firmar-se, Antonelli em via de se vir a afirmar (mas ainda falta um bocado). A Ferrari francamente em modo ‘Cardinali’ um piloto faz as maiores piruetas possíveis, como hoje, para dar nas vistas e tentar ir á frente, o outro, com grande talento, a fazer de ‘palhaço pobre’ porque a vida este ano não lhe deu mais, e a SF ainda menos. A Aston Martin já está há muito em modo 2027, e espera-se do novo team principal e chefe técnico, sobretudo magia. O resto do ‘povo’ vai indo sendo mais sortudos uns que outros, mas variando de GP para GP, para que lado vai a fortuna.
    2 GP para cumprir e toda a receita americana a dar em cheio: incerteza, ‘drama’ e suspense.
    Mas, no fim de tudo é o Norris que tem a melhor posição para chegar ao título… quem diria tal coisa em Maio!

  5. [email protected]

    30 Novembro, 2025 at 4:43

    hummm isso está mau demais para ser verdade…. ou a Ferrari, há muito de queixou de se preocupar com este carro, e já tem as baterias todas no próximo carro, e muito terá o dedo de Hamilton, ele não estaria não relaxado sem saber o que vem por aí…
    Pessoalmente acho que já se devia reformar, nem todos vão no auge até aos 50…

    De resto o Lando erra sob pressão, e não sei o que se passou, mas parece que a McLaren e a FIA querem a toda a força fazer dele campeão. O Piastri, nem desaprendeu nas corridas anteriores, nem regressa agora como mágico, há ou houve algo de errado com o carro, ou erro ou limitação. Atenção ao nr. de corridas que os motores têm, o Verstapen tem um motor com 2 corridas, o do Norris está com 9, do Piastri não faço ideia, mas uma desistência do Norris e podíamos ter isso baralhado, a ver vamos.

    Na verdade esta temporada não me tem entusismado. Parece que se perdeu alguma da magia e o circo ficou mais “Cardinalli” que antes. Enfim, a ver que corrida teremos.

    Bem haja a todos!!!

  6. Pity

    30 Novembro, 2025 at 10:05

    Respondendo ao valdemax: sobre a Ferrari, o Vasseur disse que abandonaram este carro em Abril, estando totalmente voltados para 2026.
    Sobre o Hamilton, sim, já seria altura de se reformar, e acredito que já o tivesse feito, se tivesse vencido o 8º título, mas 2026 deverá ser o seu último.
    Não percebo essa de a FIA querer fazer do Norris campeão. Ele erra sob pressão como outros erram, ele não é o único. Não houve nada com o carro do Piastri, simplesmente ele não se dá bem em pistas de pouca aderência. Teorias da conspiração, não, obrigada.
    Não percebo porque é que toda a gente quer uma desistência do Norris. Que mal é que ele fez?

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado