GP Qatar F1, Corrida Sprint: Oscar Piastri regressa aos triunfos
Depois de uma fase difícil que começou em Baku, Oscar Piastri regressou às boas exibições, vencendo a Corrida Sprint de forma imperial, sem nunca ser incomodado. Para comprovar a qualidade da sua exibição, fez uma das melhores voltas da corrida, apenas superado pelos pilotos que colocaram pneus macios já perto do final.
George Russell ficou em segundo lugar, a uma distância não muito grande, mas confortável de Lando Norris, que fechou o pódio desta Sprint, depois de uma primeira metade de corrida sob pressão. Max Verstappen atacou de forma decidida Norris, mas continuou a sofrer com as oscilações que terão afetado a performance do seu carro. Na segunda metade da corrida, o ritmo caiu significativamente e nunca mais foi ameaça.
Yuki Tsunoda terminou em quinto (penalizado por exceder os limites de pista), seguido de Kimi Antonelli (também penalizado com cinco segundos por exceder os limites de pista), Fernando Alonso e Carlos Sainz, que completou o top 8.
OSCAR PIASTRI WINS #F1SPRINT IN QATAR! 👏👏#F1 #QatarGP @Gatorade pic.twitter.com/wLyv6WHSVw
— Formula 1 (@F1) November 29, 2025
O filme da Sprint
Com o sol a esconder-se, céu limpo e 0% de probabilidade de chuva, pilotos e equipas prepararam-se para a corrida sprint no Qatar. A temperatura do ar era de 25 °C e a pista estava nos 31,5 °C, com 49% de humidade.
Oscar Piastri largava da pole, com a companhia de George Russell na primeira linha. Lando Norris e Fernando Alonso ocupavam a segunda linha, com a terceira linha 100% Red Bull com Yuki Tsunoda em quinto e Max Verstappen em sexto.
Apenas 16 carros estava na grelha, com a dupla da Alpine, Lance Stroll e Lewis Hamilton a largarem da via da boxes, depois de alterações em condições de parque fechado (em buscar de melhores compromissos de afinação).
Os pneus médios foram a opção para a maioria da grelha para esta corrida de 19 voltas.
Watch the start as Verstappen immediately makes up ground 👀#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/GsNnb4cLBl
— Formula 1 (@F1) November 29, 2025
Piastri largou bem e manteve-se na frente, com Russell atrás de si, sob ataque de Norris que manteve a terceira posição, pressionado por Tsunoda e Verstappen, com o neerlandês a passar facilmente pelo seu colega de equipa, com a mira apontada ao McLaren de Norris.
Charles Leclerc caiu quatro posições, com uma ligeira saída de pista, ficando na 13ª posição. Na frente, Piastri afastava-se de Russell, enquanto Verstappen começava a atacar Norris.
A diferença entre Norris e Verstappen estabilizou com a ajuda do DRS, uma vez que o britânico aproximou-se de Russell. Verstappen queixava-se de muito “propoising” mas isso não o impedia de se manter próximo do #4 da McLaren. As oscilações no Red Bull levaram ao afastamento de Norris que, em duas voltas, ganhou 1,5 segundos a Verstappen.
LAP 6/19
Piastri 🚂 Russell 🚂 Norris 🚂 Verstappen#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/8B9rpd5sWZ
— Formula 1 (@F1) November 29, 2025
As posições não se alteravam, mas as últimas voltas foram recheadas de saídas de pista, como o caso de Alonso que com uma ligeira saída abriu a porta a Kimi Antonelli que não enjeitou a oferta. Tsunoda também foi apanhado e à quarta saída de pista foi penalizado com cinco segundos.
Na volta 14, Lance Stroll entrou nas boxes para colocar pneus macios. Na frente do pelotão, Piastri geria a corrida sem problema, com Norris a tentar aproximar-se de Russell. Já Verstappen estava demasiado longe, a quase 4 segundos de Norris. A duas voltas do fim, Gasly e Colapinto entraram também para colocar pneus macios, um ensaio final antes da qualificação de mais logo.
A corrida chegou ao fim pouco depois e Oscar Piastri confirmou a vitória, com Russell e Norris no top 3.
Our points scorers in #F1Sprint 👇#F1 #QatarGP @Gatorade pic.twitter.com/ElHGbrXkbF
— Formula 1 (@F1) November 29, 2025
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






